Indicadores de infraestrutura de TI: 7 KPIs indispensáveis e como calcular
Os indicadores de infraestrutura de TI devem ser acompanhados pelo gerente de TI para garantir a execução ideal das atividades do setor, a melhoria dos processos e a otimização das ações que apresentam problemas e baixo retorno sobre investimento.
Atualmente, pequenas e grandes empresas dependem da tecnologia para funcionarem.
O que você faz quando perde o acesso à internet? Quando o computador trava ou o sistema de gestão de mercadorias não funciona?
A gestão de infraestrutura de TI é a responsável por manter todos os dispositivos tecnológicos em funcionamento, garantindo que todos os profissionais da empresa possam realizar suas tarefas sem interrupções.
Também faz parte das atribuições do gestor de TI buscar por soluções eficazes que resolvam problemas que possivelmente surjam, o mais rapidamente possível.
O que são indicadores de TI?
Indicadores de TI são números capazes de mostrar ao gerente do setor qual é o desempenho da área e do funcionamento dos dispositivos envolvidos. Por meio da avaliação de indicadores de infraestrutura de TI é possível identificar falhas, gargalos e oportunidades de melhoria no uso da estrutura de TI pela empresa.
Os indicadores de infraestrutura de TI tem o objetivo:
- medir se tudo isso está funcionando de maneira ideal,
- acompanhar o desempenho do departamento,
- contribuir para a tomada de decisões da gestão de TI.
Por meio dos números encontrados, uma empresa pode identificar se está na direção correta ou se existem melhorias que precisam ser implementadas para garantir mais eficiência e melhores resultados na área.
Acompanhar os indicadores de infraestrutura de TI insere inteligência aos negócios e permite a tomada de decisões mais estratégicas.
Mas, afinal, quais são os indicadores de infraestrutura de TI estratégicos para as empresas?
A seguir listamos 7 exemplos de indicadores de TI. Acompanhe!
Indicadores de infraestrutura de TI: conheça os 7 principais KPIs da área
A lista de principais indicadores de infraestrutura de TI inclui:
- Disponibilidade da infraestrutura ou Uptime
- Taxa de atendimento aos chamados
- Número de chamados abertos
- Volume de chamados de alta importância para suporte
- Tempo médio de atendimento
- Taxa de chamada recorrente ou retrabalho
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
Entenda como medir, cada um, a seguir.
1. Disponibilidade da infraestrutura ou Uptime
Uma das atribuições do setor de infraestrutura de TI é garantir o funcionamento dos recursos tecnológicos adotados pelas empresas, nesse sentido, o indicador que mede o tempo que essa tecnologia ficou disponível é, sem dúvidas, um dos mais valiosos para o setor.
Se os recursos não funcionam as operações da empresa paralisam. Resultado:
- prejuízo financeiro,
- atrasos em entregas,
- insatisfação de clientes, e muitos outros problemas.
O indicador de infraestrutura de TI que mede a disponibilidade é medido pelo cálculo:
tempo total que a infraestrutura ficou disponível / tempo total que a empresa opera
Por exemplo, uma empresa que funciona 8 horas por dia de segunda a sexta, em um mês com 4 semanas vai acumular um total de 160 horas mensais de operação.
Considere que a infraestrutura de TI tenha ficado indisponível em um total de 30 horas. Isso representa 18,7% de tempo inativo ou 81,3% de disponibilidade de infraestrutura.
Quanto mais a disponibilidade se aproximar de 100% melhor. Tente não ficar abaixo de 95%.
2. Taxa de atendimento aos chamados
Problemas, bugs e falhas acontecem em todos os setores da empresa e não é diferente no departamento de infraestrutura de TI.
Por isso é preciso acompanhar a taxa de atendimento aos chamados de suporte.
Qual é o volume de chamados que são atendidos em relação aos chamados feitos?
Esse é mais um indicador de infraestrutura de TI que deve estar em 100% devido a importância da solução de problemas na área para a execução plena das atividades da empresa.
Caso um chamado não seja atendido por falta de conhecimento é preciso preparar treinamento ou planejar novas contratações.
Leia também: Infraestrutura de TI completa: o que não pode faltar em uma grande empresa
3. Número de chamados abertos
Medir a taxa de chamados atendidos é importante, mas medir a quantidade de chamados abertos também.
Ter problemas com os recursos tecnológicos é comum, entretanto, essa taxa deve se manter baixa.
Trabalhe para que esse indicador de infraestrutura de TI se mantenha em queda. Para isso sua equipe de TI deve se manter em constante atualização, realizar treinamentos e capacitações.
A aplicação de novas ferramentas e soluções modernas é fundamental para manter as taxas de chamadas para suporte em baixa.
4. Volume de chamados de alta importância para suporte
Os chamados devem ser classificados de acordo com sua urgência e/ou importância.
Esse indicador de TI deve ser medido de acordo com o SLA, Service Level Agreement, estabelecidos no início das atividades.
Defina quais são os chamados com prioridade alta e garanta que eles se mantenham em um volume baixo em relação a todas as demandas do dia a dia.
É comum que haja momentos de pico em chamados para suporte de prioridade máxima. Normalmente isso indica que existe um problema de infraestrutura. É preciso agilidade para identificar esses picos e suas causas.
O monitoramento desse indicador de infraestrutura de TI auxilia na gestão eficiente de problemas e riscos.
https://www.youtube.com/watch?v=7mHR03qFWXQ
5. Tempo médio de atendimento
Tempo é dinheiro! Na verdade tempo vale muito mais que dinheiro e por isso a cada minuto que uma equipe de trabalho perde aguardando uma solução, sua empresa contabiliza prejuízo financeiro e de recurso humano.
Nesse sentido, quando mais rápido sua equipe de TI atender aos chamados de suporte menor será prejuízo para o negócio.
Por isso uma equipe de TI deve se manter em busca de novas soluções que diminuam o tempo do chamado até sua solução.
Esse indicador de infraestrutura de TI mede a performance da equipe e sua capacidade de entregar bons resultados.
O objetivo deve ser sempre reduzir o tempo médio de atendimento.
6. Taxa de chamada recorrente ou retrabalho
Quantas vezes a equipe de infraestrutura de TI precisou atender a um mesmo chamado de um mesmo usuário? Essa é a taxa de retrabalho.
Em alguns casos esse chamado contínuo se dá por problemas de treinamento com o usuário, ou seja, com quem abre o ticket. Isso quer dizer que o usuário não sabe utilizar o recurso tecnológico e precisa recorrer a TI por falta de informação, por exemplo.
Entretanto, taxas altas de retrabalho podem representar desatualização ou falta de capacitação na equipe de TI e no profissional que faz o “reparo”.
É preciso que a empresa mantenha uma política de adesão a novas ferramentas e soluções modernas, além de investir em certificações para profissionais de TI.
Tudo isso vai garantir que o departamento de TI possa executar suas funções plenamente e alcançar melhores resultados com os indicadores de infraestrutura de TI.
7. Retorno sobre o Investimento (ROI)
O departamento de TI de uma empresa deve ser visto como estratégico para a organização e, como tal, deve contribuir para o retorno sobre os investimentos que o negócio faz.
Entre os tipos de retorno que a gestão de infraestrutura de TI pode oferecer estão:
- aumento de produtividade;
- redução de custos etc.
Para isso, aprenda como calcular o ROI.
Fonte: Rock Content
Como melhorar os indicadores de infraestrutura de TI e diminuir custos?
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os indicadores de infraestrutura de TI, já sabe como sua empresa pode usar essas informações importantes para melhorar os resultados obtidos com o setor. Também entende como os serviços de infraestrutura de TI podem contribuir para os resultados gerais da empresa.
Entretanto, montar um departamento de TI pode pesar nas finanças do negócio, afinal envolve custos como:
- contratar profissionais capacitados,
- treiná-los,
- adquirir os recursos,
- comprar equipamentos necessários para o funcionamento do setor, e mais.
Tudo isso pode se tornar um custo bastante alto para o negócio.
Para manter bons resultados com os indicadores de infraestrutura de TI, talvez seja interessante considerar o outsourcing de TI. A terceirização pode custar menos para seu negócio e ainda oferecer os melhores profissionais do mercado.
Ficou interessado? Que tal conhecer nossos Nerds? A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. Somos uma rede exclusiva dos principais técnicos de Suporte e Infraestrutura de TI. Quando e onde precisar.
Conheça nossa lista de serviços e entenda como podemos ajudar a sua empresa a:
- reduzir custos,
- melhorar o suporte e infraestrutura de TI,
- conquistar maiores índices de satisfação dos clientes,
- melhorar os indicadores de infraestrutura de TI e muito mais.
Atendemos com agilidade a mais de 2.000 cidades do Brasil e estamos em todas as capitais.
Entre em contato, simule seu orçamento e descubra o que podemos fazer por você e por sua empresa.