A gestão de infraestrutura de TI tornou-se uma atividade chave dentro das empresas, sendo essencial tanto para as tomadas de decisão, quanto para impulsionar o crescimento estratégico dos negócios no mercado.

A tecnologia permite otimizar processos e confere mais agilidade no dia a dia. Porém, para que toda a estrutura corporativa funcione alinhada aos novos recursos digitais, é fundamental ter profissionais de TI capacitados por perto. 

Considerando que objetivo de toda companhia é ganhar mercado e obter retorno dos seus investimentos, modernizar a infraestrutura de TI faz parte desse processo.

Se o seu negócio está evoluindo e precisa de um gerenciamento inteligente, continue lendo para entender o que é gestão de infraestrutura de TI, descobrir como ela funciona e conferir dicas vitais para garantir bons resultados nesta área.

O que é infraestrutura de TI?

o que é infraestrutura de TI

Antes de falar sobre o gerenciamento em si, é importante ter clareza sobre o que é infraestrutura de TI, concorda?

Um infraestrutura de TI é a base tecnológica que permite o funcionamento de uma empresa. Ou seja, são componentes, físicos ou virtuais, que possibilitam que suas atividades sejam executadas, da impressão de um contrato ao compartilhamento de arquivos e informações via rede interna entre os colaboradores. 

Dentre os principais elementos que compõem uma infraestrutura, temos:

  • hardwares;
  • sistemas operacionais;
  • softwares;
  • redes;
  • servidores de internet;
  • banco de dados.

Qual a importância de uma infraestrutura de TI?

infraestrutura de TI

Considerando que esses componentes são a base que permite o funcionamento do negócio, não é difícil imaginar que o desempenho da empresa está diretamente relacionado à qualidade de sua infraestrutura de TI, correto?

Empresas pequenas até conseguem se virar com poucos recursos, mas conforme o negócio cresce, aumenta também a necessidade de investir em uma infraestrutura que esteja à altura de suas operações e necessidades.

Cabe ressaltar que não se trata apenas de execução de tarefas, mas também de produtividade e segurança da informação.

Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo: Por que uma infraestrutura de TI é importante?

É claro que esse investimento pode ter um custo elevado, por isso muitas organizações optam pelo outsourcing, que nada mais é do que a terceirização de serviços de infraestrutura de TI, permitindo que tenham acesso a uma estrutura mais moderna e eficiente por um custo muito mais acessível.

O que é gestão de infraestrutura de TI?

gerenciamento infraestrutura TI

A gestão de infraestrutura de TI é a atividade que envolve o gerenciamento de todos os componentes, recursos e equipe de tecnologia da informação utilizados por uma empresa. 

Alguns exemplos de tarefas realizadas por esse setor são:

  • políticas de TI da empresa;
  • estruturação de processos;
  • compra e manutenção de equipamentos;
  • gerenciamento dos dados do negócio;
  • definição dos perfis de profissionais para o departamento;
  • contato com fornecedores, etc.

Esses e outros pontos estão relacionados aos objetivos e metas estratégicas gerais da companhia e devem estar alinhados à necessidade de cada departamento, para que as partes contribuam com o todo. 

Conforme mencionamos, muitas empresas escolhem fazer o outsourcing para viabilizar seu projeto, em vez de montar uma equipe interna para cuidar da gestão.

Com um bom fornecedor, o negócio consegue alinhar com a mesma eficácia seus objetivos aos principais recursos tecnológicos que vão contribuir para o alcance das metas.

Como funciona o departamento de gestão de infraestrutura de TI?

serviços de infraestrutura de TI

Caso não haja esse setor na empresa, o primeiro passo é criar um departamento para esta gestão. Muitas organizações começam esse alinhamento do zero, seja com uma equipe própria ou terceirizada. 

O setor fica responsável por conduzir as tarefas já descritas acima dentre outras, como:

  • eliminar processos duplicados;
  • garantir que toda empresa siga os padrões estabelecidos;
  • melhorar o fluxo do banco de dados da empresa;
  • facilitar a adaptação às diferentes ferramentas;
  • tornar o trabalho mais eficiente;
  • criar as políticas e boas práticas de TI.

Devido ao grande número de atividades, pode ser feita uma subdivisão interna no departamento para a criação de áreas de trabalho. 

Por exemplo: gerenciamento de sistemas, de rede, de armazenamento, etc. Assim, a equipe se divide para se dedicar e atender às demandas do negócio de forma mais organizada.

Também é responsabilidade dessa gestão, estabelecer indicadores de infraestrutura de TI. Essas métricas são importantes para guiar o crescimento do próprio departamento e saber o resultado das práticas implementadas.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a gestão de infraestrutura de TI, confira as principais dicas de como fazer um bom gerenciamento deste setor no seu negócio.

3 dicas para otimizar a gestão de infraestrutura de TI da sua empresa

Uma boa infraestrutura de TI pode tornar sua empresa muito mais produtiva e segura. Confira algumas dicas essenciais para otimizar a sua gestão:

1 - Reforce a segurança da rede da empresa

TI infraestrutura

Quando se trata de informações de negócio, a segurança de dados é um fator primordial. Por isso, sua equipe deve reforçar a segurança de toda a rede de dados. 

Mas quais seriam os principais pontos no quesito segurança?

Criptografia dos discos rígidos

Primeiro faça a criptografia dos discos rígidos dos computadores (internos e desktops), a fim de criar uma barreira que dificulta a ação de um “ataque” às máquinas da empresa. 

Conscientização dos colaboradores

Em parceria com o setor de RH, promova uma ação de endomarketing para fixar as principais medidas de segurança que todos os funcionários devem seguir.

Muitos profissionais cometem erros básicos no dia a dia, mas que infectam as máquinas com vírus, com programas desnecessários, etc. Fazer treinamentos e enviar dicas por e-mail ou nos murais dos departamentos são alguns exemplos para educar toda a empresa.

Limite de acesso a arquivos importantes

Outra ação que vai reforçar a segurança dos dados da empresa é limitar o acesso aos arquivos-chave da gestão do negócio, liberando algumas pastas e arquivos apenas para os diretores de departamento, por exemplo.

Alguns softwares, chamados de endpoints, podem ser instalados nos servidores e em todos os dispositivos para reforçar a barreira de segurança.

2 - Implemente um sistema de confirmação em duas etapas

infraestrutura TI

Ainda pensando na segurança da empresa, outra funcionalidade que a gestão de infraestrutura de TI pode implementar é a proteção de senhas.

Atualmente, muitos serviços já usam um recurso chamado de “confirmação em duas etapas'', que funciona como uma camada extra de proteção.

Isso é útil, principalmente, para serviços com login e senha. Caso o usuário perca seu acesso ou alguém tente acessá-lo remotamente de um dispositivo desconhecido, automaticamente o sistema pede uma informação extra. Outra senha, confirmação via código enviado por SMS, e-mail, etc.

Esse recurso ajuda a educar os usuários mais descuidados, mas também permite trabalhar de locais remotos com a garantia de que qualquer acesso seja registrado pelo sistema da empresa.

3 - Aproveite o poder da nuvem

projeto de infraestrutura de TI

As soluções de tecnologia em nuvem são grandes aliadas da gestão de infraestrutura de TI.

Vários programas de gerenciamento de projetos, programas de comunicação, armazenamento de arquivos agilizam as trocas de informações e documentos na empresa. Além disso, são ferramentas de fácil adaptação que contribuem para agilizar atividades, deixando o dia a dia da equipe mais dinâmico.

Algumas podem exigir um treinamento na implementação que pode ser fornecido tanto pela equipe do departamento quanto pela empresa fornecedora.

Garantir que a equipe tenha capacitação, recursos e o suporte necessário é uma forma de manter o time mais seguro e a companhia no caminho da produtividade no trabalho

Confira mais quatro dicas no vídeo abaixo:

Sua empresa precisa de gestão de infraestrutura de TI?

A gestão de infraestrutura de TI contribui muito para o desenvolvimento das empresas e facilita a dinâmica do dia a dia corporativo.

Se o seu negócio não tem uma equipe interna para essa função, uma ótima alternativa é fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas, assim você garante um projeto adequado às metas do seu negócio e ainda economiza.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços de infraestrutura de TI.

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória