O que é Outsourcing de TI e porque vale a pena contratar?


Você sabe o que é outsourcing de TI? Outsourcing de TI é um tipo de terceirização de serviços.

Como proprietário ou responsável por uma empresa, você provavelmente já pensou em terceirizar algum aspecto do seu negócio. De fatos, o outsourcing apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser conhecidas para que você entenda como aplicar em seu negócio. 

Pequenas e grandes empresas muitas vezes optam pelo outsourcing de TI por diversos motivos. Essa escolha traz consigo alguns benefícios óbvios e alguns pontos de atenção, que são rapidamente resolvidos com boas práticas simples de gestão de sistemas. 

Entretanto, os benefícios da terceirização de serviços de TI, apontados por especialistas de vários setores como a resposta para cortar custos empresariais, funciona para todos?

O que é outsourcing de TI?

Ela realmente é vantajosa para você? 

Quais são as razões para contratar empresas de outsourcing?

Responderemos a essas e outras questões, neste post, sobre o que é outsourcing de TI para você ficar por dentro de tudo sobre o assunto.

O que é outsourcing de TI e quais os seus benefícios?

O outsourcing de TI é um tipo de terceirização de serviços que envolvem a gestão de tecnologia de uma empresa, e contribui para a economia da aquisição e manutenção de soluções de TI.


O outsourcing de TI está se tornando cada vez mais acessível, pois, os fornecedores terceirizados agora podem oferecer serviços escalonáveis às necessidades de uma empresa, sem grandes investimentos em infraestrutura.

A terceirização de TI também proporciona às empresas contratantes os recursos, a segurança e o planejamento de que precisam. Em suma, entre as vantagens do outsourcing de TI estão: 

  • custos mais baixos,
  • qualidade dos serviços de TI,
  • mais tempo para o desenvolvimento de negócios,
  • planejamento.

Entenda cada um, a seguir. 

Custos mais baixos

O outsourcing de TI é normalmente negociado mediante ao oferecimento de um pacote de serviços por parte da empresa de outsourcing (terceirizada) e do pagamento fixo mensal de uma taxa, por parte da empresa contratante.

A principal economia está relacionada ao capital humano. Quando uma empresa prefere montar uma equipe interna de TI, além dos salários da categoria, também precisam arcar com custos que pode pesar no fluxo de caixa, entre eles:

  • encargos trabalhistas, 
  • férias, 
  • 13ªº,
  • montagem de infraestrutura adequada. 

Esta é a principal razão pela qual a maioria das empresas procura o outsourcing de TI. Sua empresa realmente tem muito a ganhar com isso.

Resumidamente, o outsourcing de TI significa que, em vez de contratar mais funcionários internamente a um custo fixo, você está pagando apenas a uma empresa, com alta capacidade intelectual, para resolver as questões relacionadas ao setor.

Além das vantagens já apresentadas, o outsourcing de TI elimina a necessidade de treinamento caro dos funcionários, além de outros custos com funcionários.

Você também pode contratar a empresa de outsourcing por projeto, ou seja, você paga apenas por um período de tempo determinado, até a finalização de um serviço específico. 

Nesses casos, quando não há um contrato de fidelidade a longo prazo, os custos por projeto podem ser mais caros. Por isso, analise a necessidade da sua empresa antes de contratar um ou outro pacote.

De qualquer maneira, dentro do modelo de outsourcing de TI, também há a possibilidade de migração de um tipo de serviço para outro.

Qualidade dos serviços de TI

Outro benefício que sua empresa tem ao adotar o modelo de outsourcing de TI, é o alto padrão de qualidade da equipe.

Os fornecedores terceirizados têm experiência técnica em serviços de TI sofisticados para:

  • resolver as necessidades de TI de uma empresa;
  • analisar qual é a melhor opção para resolver um problema;
  • discutir como podem ajudar seu negócio a atender a essas metas.

Um bom profissional de TI tem um alto salário, que talvez sua empresa sozinha tenha problemas em arcar.

Uma empresa que exclusivamente presta serviços terceirizados, especializada em TI, possui os melhores profissionais do mercado, porque esse é o core business da empresa. Ela depende da capacidade de sua equipe para se manter competitiva.

Uma empresa de outsourcing de TI presta serviços com profissionais especializados para lidar com:

  • hardware;
  • software;
  • rede;
  • Internet;
  • armazenamento e qualquer problema de TI que a empresa contratante apresente.

Ter a experiência e os recursos, significa melhor serviço e melhor desempenho.

Mais tempo para o desenvolvimento de negócios

Ao optar pelo outsourcing de TI uma empresa gasta menos tempo:

  • contratando pessoal de TI interno;
  • fazendo a instalação de equipamentos e tecnologias;
  • com manutenção.

Essa economia de tempo e dinheiro permite que a empresa se concentre em:

  • seus principais produtos e serviços;
  • estratégias de marketing;
  • operações comerciais, e mais.

Leia mais em: O que é BPO e como a terceirização pode otimizar resultados

Planejamento

Em geral, as empresas não planejam suas necessidades de TI e quando as empresas crescem, há muitos problemas que precisam ser resolvidos.

A terceirização de TI te dá a chance de ter uma empresa responsável por isso para você.

Com novos servidores, software e dispositivos de armazenamento necessários você terceiriza também a preocupação, realizando a contratação de um sistema integrado de gestão de TI.

Pontos de atenção ao terceirizar o setor

Como dissemos no início, será necessária uma fase de adaptação durante a adoção do outsourcing de TI.

Alguns dos principais pontos de atenção com a terceirização de TI são:

  • Controle à distância,
  • Segurança.

Controle à distância

A perda do controle ao realizar as funções de TI é um dos exemplos mais citados como motivo de receio na adoção do outsourcing de TI.

Entretanto, atualmente muitas empresas adotam o sistema de trabalho remoto não apenas com a TI, mas em muitas outras áreas. A tecnologia, sim, novamente ela, facilita a comunicação e o trabalho à distância.

Converse com a sua empresa de outsourcing parceira e garanta um monitoramento próximo.

Segurança

As empresas que consideram a terceirização de serviços de TI devem investigar se a empresa contratada emprega medidas de segurança robustas.

Isto é especialmente importante quando se trata de empresas offshore executadas a partir de um país estrangeiro.

Pesquise a reputação da empresa que está pensando em contratar. Uma prestadora de serviço de confiança tem uma série de procedimentos de segurança.

Leia mais em: Veja o Que Não Pode Faltar na Sua Planilha de Controle de TI

Agora que você conheceu o que é outsourcing de TI e teve contato com as vantagens da terceirização, que tal conhecer nossos Nerds? A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas.

Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. Entre em contato com a nossa equipe, conheça nossos serviços e aproveite todas as vantagens do outsourcing de TI.


O que é Outsourcing de TI e porque vale a pena contratar?