Conforme uma empresa vai ganhando espaço no mercado e suas operações crescendo, sua infraestrutura de TI precisa receber uma atenção especial para que o negócio continue evoluindo e conquiste novos clientes.

O mercado tem exigido investimento em tecnologias mais sofisticadas, como inteligência artificial e machine learning.

Essas tecnologias ajudam a criar uma infraestrutura de TI completa e sólida, capaz de conquistar dados valiosos para o desenvolvimento do negócio, além de oferecer um serviço mais personalizado para seus clientes.

Uma moderna infraestrutura de TI completa é capaz de:

  • Coletar dados mais precisos em tempo real
  • Processar ferramentas, armazenar dados e gerenciá-los
  • Compartilhar dados de todos os setores da empresa e permitir uma tomada de decisão mais certeira
  • Deixar a equipe mais produtiva
  • Eliminar erros
  • Melhorar a experiência do usuário

Um exemplo da importância da constante atualização da infraestrutura foi a pandemia da Covid-19, que forçou uma transição inesperada das empresas para a nuvem, para que os profissionais conseguissem trabalhar de forma remota, sem afetar a sua produtividade.

> Suporte para Padronização de home office para funcionários. Saiba mais!

O que muitos gestores deixaram de fazer durante o processo da pandemia foi se perguntar se as mudanças implementadas foram as melhores para o seu negócio.

Todas as empresas precisam levar em consideração o novo cenário que surgiu no mundo de serviços: criar ambientes para que os colaboradores trabalhem com uma infraestrutura de TI segura e eficaz.

Fazer uma mudança de infraestrutura de TI em uma grande empresa é trabalhoso, mas pode ser um verdadeiro desafio quando não é feito do jeito certo, com o investimento certo, pela equipe certa e pelos fins certos.

Por que uma infraestrutura de TI completa é importante para um grande negócio

O futuro dos grandes negócios depende exclusivamente da maneira como as tecnologias emergentes são aplicadas dentro das empresas. E a infraestrutura é o lugar certo para a sua mensuração.

A infraestrutura de TI em uma grande empresa deve ser capaz de oferecer recursos de software e hardware, gerenciamento de arquivos, automação de processos e muito mais. Quanto mais estruturada, mais estáveis e bem-sucedidos serão os serviços.

Administrar um negócio na era digital vai exigir o embarque em uma verdadeira transformação em sua infraestrutura para vencer a concorrência. Para isso, confira abaixo o que fazer para oferecer um espaço completo para o seu time e como mantê-lo sempre funcionando para evitar problemas em sua operação.

O que é uma infraestrutura de TI completa para grandes empresas?

A tecnologia não é somente uma ferramenta que vai ajudar a aumentar a produtividade, ela é um componente essencial para o desenvolvimento de todo o negócio.

Com uma força de trabalho conectada, é possível conquistar dados mais certeiros, bons serviços e o uso da inteligência artificial para modificar todos os processos que já existem em um negócio.

Alguns elementos que não podem ficar de fora da jornada de transformação de uma infraestrutura de TI completa são:

Hardware

  • Computadores
  • Servidores
  • Data Centers
  • Hubs
  • Roteadores
  • Instalações

Programas

  • CMS – Content Management System – um sistema focado em facilitar o desenvolvimento para criadores de sites.
  • CRM – Customer Relationship Management – um sistema de gestão de vendas capaz de organizar e registrar todo o relacionamento das equipes de vendas e marketing com seus clientes durante toda a jornada de compra
  • ERP – Enterprise Resource Planning – um sistema de gestão de negócios, capaz de juntar informações que facilitam as tomadas de decisões e produtividade da equipe
  • Sistemas operacionais
  • Servidores da web

A configuração da infraestrutura deve permitir um alto desempenho de todos os setores da empresa, mais a possibilidade de uma rede com baixa latência, segurança, rede de longa distância otimizada, virtualização e tempo de inatividade zero.

> Instalação de infra-estrutura de rede. Saiba mais!

Para que a infraestrutura funcione do jeito adequado, é importante que o gestor de TI estude maneiras de antecipar problemas ou pelo menos, ter um plano de contingência caso algum imprevisto pegue a todos de surpresa. Saiba como a manutenção preventiva vai ajudar a manter uma infraestrutura sempre ativa.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma parte importante para a gestão de qualquer tipo de infraestrutura, uma vez que pode aumentar a vida útil dos equipamentos, diminuir as interrupções não planejadas e reduzir todos os custos com manutenção a longo prazo não previstos.

Uma manutenção preventiva pode ser simples, como limpar filtros de computadores, trocar equipamentos antigos que prejudicam o profissional durante suas atividades, ou mais trabalhoso como modificar uma infraestrutura.

A manutenção preventiva pode ser analisada por dois tipos principais, como:

  • Com base no tempo, ou seja, revisões periódicas que são realizadas em um tempo definido, independente do tempo de uso do equipamento.
  • Com base no uso, ou seja, conforme um ativo é usado por um período “x” de vezes, deve passar por uma manutenção para evitar qualquer tipo de problema que o equipamento possa apresentar.

A configuração e instalação de dispositivos

As equipes de TI, e até mesmo dos outros departamentos, podem ser prejudicados por falta de um gerenciamento de configuração e instalação de dispositivos de uma infraestrutura, em uma grande empresa.

Manter um registro de todas as configurações e instalações feitas ao longo da semana, mês e até mesmo durante o ano vai ajudar a identificar quando as últimas atualizações foram feitas.

Isso vai permitir que os responsáveis tenham maior conhecimento do que foi feito caso surjam problemas, além de ajudar a criar um cronograma com as próximas atualizações para evitar problemas nos dispositivos e sistemas.

No caso de alguma falha grave, em que toda a empresa pode perder as informações do negócio, é possível identificar a fonte do problema ou até mesmo evitar que esse tipo de situação aconteça.

Grandes empresas precisam manter uma organização do cronograma de configurações e instalações para não perder informações vitais que prejudicam o trabalho das equipes internas ou o desenvolvimento do negócio.


A infraestrutura de TI completa é o coração de toda empresa. É também um componente essencial para que o trabalho seja executado de forma eficaz, seja de forma presencial ou remota.

Para que a infraestrutura de uma grande empresa funcione de maneira eficaz, algumas decisões e investimentos devem ser feitos para que o negócio continue a caminhar para o futuro.

Quando todas as necessidades são atendidas, então toda a tecnologia passa a ser uma grande solucionadora de problemas eficiente, que reduz tempo de inatividade, aumenta a produtividade, ajuda a economizar dinheiro e a aumentar as vendas.  

O seu propósito é construir uma infraestrutura de TI completa? Aproveite para falar com a nossa equipe e crie um projeto de TI de atualização em sua infraestrutura.



Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória