As atribuições do departamento de TI vão variar de acordo com a empresa, o tipo de negócio e os objetivos da organização para essa  área. 

Dentro de um novo cenário empresarial no qual a tecnologia está em tudo e em todos os lugares, todo negócio, uma hora ou outra, vai precisar contar com o apoio de um departamento de TI ou com uma consultoria terceirizada para pequenas, médias ou grandes empresas. 


Leia também: O que é consultoria de TI? 8 ganhos efetivos para o negócio


O departamento de TI não é mais um departamento apenas de suporte. Ao contrário, se transformou em uma das áreas mais estratégicas de qualquer empresa. 


É o departamento de TI o responsável por garantir a criação e implementação de soluções de tecnologia capazes de:


  • ampliar a produtividade do negócio;
  • garantir a segurança das informações;
  • implementar a infraestrutura necessária para o funcionamento integral da empresa. 


Tudo isso apenas para começar a citar algumas das atribuições do departamento de TI. 

Atribuições do departamento de TI

Se você está considerando criar um departamento de TI para sua empresa é importante entender quais são as principais atribuições de TI. 


Como citamos acima, para montar um setor de TI é preciso entender quais são os objetivos da empresa.


Um e-commerce não tem as mesmas necessidades de tecnologia da informação que uma pequena empresa, por exemplo. 


Entretanto, conhecer as principais atribuições do departamento de TI vai te ajudar a entender mais sobre o setor e começar a montar o seu organograma de TI


1.  Garantir a segurança da informação

Essa é uma das funções fundamentais do departamento de Tecnologia da Informação. 


Cada vez mais produzimos conteúdo, compartilhamos dados e mantemos informações importantes na internet e em outros dispositivos tecnológicos. Garantir que essas informações não serão “vazadas” é uma das principais atribuições do departamento de TI


Entre as responsabilidades do gerente de TI está a preocupação em criar soluções de proteção de dados da empresa, dos clientes da empresa e qualquer informação sobre o negócio. 


Isso inclui a definição de novas soluções de backup para empresas


2. Criar novos processos para aumentar a produtividade da empresa


Você se lembra como era o dia a dia de trabalho sem computador?


Talvez você nem tenha vivido essa era, mas pare para pensar por 5 segundos como seria sua rotina sem essa ferramenta. 


Provavelmente o que você faz em alguns segundos, como enviar um e-mail, demoraria pelo menos algumas horas, senão dias para enviar uma informação para o cliente. 


Isso só para ilustrar como a tecnologia já otimiza a produtividade das empresas. 


O departamento de TI deve pesquisar, criar e aplicar soluções que também ampliem a produtividade do negócio. 


Entre das tendências de TI, nessa área, que já estão sendo usadas estão: 


3. Evitar e solucionar problemas

A tecnologia foi e é uma excelente aquisição para empresas de todos os portes e setores. 


Alguns negócios só puderam ser criados a partir do avanço da tecnologia. 


Entretanto, às vezes ela nos deixa na mão. 


Você já deve ter vivido a sensação de tentar atualizar um dado em algum software, mas ele simplesmente não funciona. 


Isso acontece com todo mundo, seja em uma grande indústria onde a tecnologia é parte do processo de produção ou em uma pequena empresa que utiliza um sistema de CRM para gerenciar clientes e contratos. 


Empresas de varejo que lidam com tecnologia para fazer encomendas, gerar notas fiscais, calcular comissões, enviar pedidos de separação de um produto para o armazém simplesmente travam quando o sistema não funciona. 


Por isso, entre as principais atribuições do departamento de TI está a necessidade de adoção de medidas que previnam erros e também os solucionem quando já tiverem ocorrido.  


Além do suporte técnico de TI é preciso estratégia para criar soluções de manutenção que sejam eficazes e diminuam o tempo e os recursos perdidos com a paralisação das ferramentas tecnológicas. 

4. Programação e desenvolvimento de sistemas


Nós já falamos sobre a criação e implementação de sistemas que ampliam a produtividade da empresa, por isso, nesse tópico, vamos nos concentrar nas empresas que possuem a tecnologia como parte de seu core business, por exemplo, agências de publicidade que comercializam sites e aplicativos para clientes. 


Nesse tipo de empresa faz parte das atribuições do departamento de TI desenvolver as soluções “vendidas” para os clientes. 


Nesses casos é preciso dominar linguagens de programação, códigos, dominar conhecimentos sobre experiência do usuário e usabilidade. 

5. Implementar infraestrutura

Por último, mas não menos importante, o setor de TI tem a função de instalar a infraestrutura necessária para o funcionamento de todo o sistema de tecnologia da empresa. 


Uma loja de varejo que está sendo inaugurada precisa da uma infraestrutura de redes altamente eficaz e conectada e por isso precisa de profissionais que cumpram essa função com maestria. 


Um gerente de infraestrutura de TI vai garantir que o trabalho seja realizado de maneira profissional, atendendo as demandas principais e secundárias dos clientes, oferecendo suporte para a segurança de dados e mais. 


Leia mais em: O que é outsourcing de infraestrutura de TI + 5 vantagens


Não apenas lojas de varejo precisam do apoio de uma equipe de TI, mas todas as empresas que desejam trabalhar seus sistemas de forma integrada. 

Já pensou em terceirizar as atribuições de TI? 

Como você deve ter observado, são muitas as atribuições do departamento de TI e criar um setor dentro da empresa pode se tornar um custo muito elevado. 

Serão necessários profissionais de muitas áreas e especialidades, além de equipamentos, espaço físico e atualizações profissionais. 

Para diminuir os custos da empresa você pode contar com a terceirização do setor de TI. 

Ao escolher o parceiro certo para suas necessidades de serviços de TI, você verá que seu parceiro oferecerá a você uma solução de TI personalizada, diversificada e econômica, permitindo que você cresça.

Portanto, considere suas opções, avalie os benefícios e veja o que é melhor para você e sua empresa.

Se você se interessou pela terceirização das atribuições do departamento de TI, que tal conhecer nossos Nerds? A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas.

Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!


5 atribuições do departamento de TI: do suporte à gestão