O outsourcing de infraestrutura de TI é o caminho natural que diversas empresas estão seguindo atualmente para ter acesso a um serviço de qualidade e com custos mais moderados.


A terceirização é uma tendência mundial e se adapta muito bem a prestação de serviços e implantação de soluções de TI para empresas de todos os tamanhos e necessidades.


Os seus benefícios do outsourcing de infraestrutura de TI trazem uma nova forma de pensar e trabalhar a gestão de TI de sua empresa.


Veremos tudo o que você precisa saber sobre outsourcing de infraestrutura de TI neste artigo. Além de abordarmos o conceito sobre o que é outsourcing de infraestrutura de TI e também sobre suas vantagens para sua empresa.


Portanto segue com a gente e aprenda tudo sobre outsourcing de infraestrutura de TI.

O que é outsourcing de infraestrutura de TI?

A palavra outsourcing significa terceirização. Portanto, o outsourcing de infraestrutura de TI nada mais é do que a terceirização de sua infraestrutura de TI


Isso quer dizer que ao invés da sua empresa investir em toda uma infraestrutura de TI ela passará a contar com soluções de outras empresas especializadas para obter os mesmos (ou melhores) resultados.


Essa estratégia faz com que as empresas consigam reduzir drasticamente seus gastos com suas infraestruturas de TI. Entre os custos economizados estão:

gastos com pessoal;

investimento em dispositivos tecnológicos profissionais. 


Com o outsourcing de infraestrutura de TI as ferramentas são terceirizadas e usadas, quando necessário, nas empresas contratantes. 

Quais são as vantagens do outsourcing de infraestrutura de TI?

Existem diversas vantagens no outsourcing de infraestrutura de TI, separamos algumas das principais.

1. Redução de custos

A principal vantagem no outsourcing de infraestrutura de TI é diminuir os custos da empresa.


Arcar com os custos de toda uma infraestrutura de TI não é barato. Principalmente se você levar em consideração os custos com atualizações, sejam de seu pessoal ou de suas máquinas, que são constantes na área de tecnologia.


Ter uma grande infraestrutura de TI, além de seus custos inerentes, também podem trazer custos secundários como atrasos nos processos de sua organização, caso algum componente não funcione corretamente como deveria.


Os custos com todo um setor de TI interno, podem representar um grande impacto nos balanços das empresas. 


Terceirizar as soluções de TI trará uma grande redução de seus custos.

2. Atualização

Empresas especializadas no outsourcing de TI mantém seus sistemas e dispositivos atualizados com o que há de mais novo na indústria.


Além dos benefícios básicos como a segurança de dados você também aumenta sua vantagem competitiva sobre os seus concorrentes ao dispor de novos recursos que poderão agilizar os processos internos de sua empresa.


Os custos de manter um setor de TI atualizado dentro de sua empresa são altos como já vimos no primeiro tópico. Portanto, além da redução de custo, você não precisa mais se preocupar com este tipo de problema. Esta responsabilidade passa a ser da empresa que você contratou.


As atualizações vão além das máquinas e softwares. Elas também são essenciais a sua equipe de colaboradores. Portanto, ao terceirizar sua infraestrutura de TI, a atualização dos profissionais passa a ser responsabilidade da empresa contratada por você.

3. Aumento na confiabilidade

Uma outra grande vantagem no outsourcing de infraestrutura de TI é o aumento da confiabilidade dos sistemas e processos.


Ao contratar uma empresa para cuidar de sua infraestrutura de TI você estará contratando um trabalho especializado.


As empresas que realizam este tipo de trabalho tem o foco na TI. Esse é o principal trabalho delas e por ser sua especialidade elas possuem profissionais preparados para todo tipo de situação. 


Além de toda a estrutura preparada para atender as mais diversas demandas de seus clientes.


Dessa forma estas empresas conseguem entregar uma maior confiabilidade dos processos e demandas de TI que sua empresa pode ter.

4. Escalabilidade

Sua empresa pode não ser tão grande hoje como ela será amanhã e para acompanhar o crescimento dela, a sua infraestrutura de TI pode deixar a desejar ou mesmo atrasar seu crescimento.


Ao utilizar os serviços terceirizados de infraestrutura de TI você garante que suas necessidades serão atendidas de acordo com sua demanda naquele momento. 


Você pode começar com pequenos serviços e passar para grandes contratações rapidamente, de maneira muito mais prática do que se precisasse fazer isso internamente.


Imagina o gasto de tempo e dinheiro que você teria se precisasse planejar e executar toda a sua necessidade de TI para acompanhar o crescimento de sua empresa. Compra de material, contratação de pessoal… tudo isso tomaria muito tempo, dinheiro e foco de seu negócio. O que nos leva a nossa quinta vantagem.

5. Foco em seu negócio

Ao terceirizar as suas necessidades de infraestrutura de TI sua empresa transfere grande parte do trabalho e das responsabilidades de uma área que não necessariamente faz parte do core business de sua organização.Ainda mais nesse momento é essencial focar nas atividades que contribuam no crescimento do seu negócio.


Transferir estes trabalhos e responsabilidades farão com que sua empresa tenha um maior foco em sua atividade principal e com isso consiga também um aumento de sua produtividade.

Cuidados ao escolher sua empresa de outsourcing!!

Ao escolher sua empresa de outsourcing de TI alguns cuidados básicos devem ser observados para que você não tenha surpresas desagradáveis. 

Ao decidir realizar a contratação de uma consultoria de TI fique atento aos seguintes requisitos:


  • procure referências sobre a empresa que deseja contratar;
  • empresas com serviços flexíveis podem ser mais interessantes;
  • rapidez no atendimento é fator decisivo;
  • localização da empresa. Ela está no mesmo país que você? Cuidado com o fuso horário;
  • horários de atendimento;
  • atenção ao contrato de prestação de serviço.

Pronto para fazer uma revolução no TI de sua empresa?

Agora que você aprendeu mais sobre outsourcing de infraestrutura de TI, é hora de fazer seus planos. Estudar as possibilidades de sua empresa, fazer contas e tomar a melhor decisão para sua organização ter o melhor resultado possível.

A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. 


Entre em contato e descubra como podemos ajudar seu negócio! 


O que é outsourcing de infraestrutura de TI + 5 vantagens