Você sabe o que é consultoria de TI? Entende como funciona e quais os benefícios que a contratação desse serviço pode trazer para sua empresa?
Ao procurar serviços de consultoria de TI uma empresa normalmente tem o objetivo de manter seu negócio atualizado e competitivo no mercado, utilizando as mais atuais tendências tecnológicas. Existem diversos benefícios nessa prática.
O que é consultoria de TI?
A aplicação do conceito sobre o que é consultoria de TI gira em torno da ideia de aconselhamento. Dessa forma, uma consultoria de TI aconselha seus clientes sobre as melhores maneiras que eles podem usar a infraestrutura existente.
Normalmente, um consultor de TI é especializado em uma área chave. Eles podem ajudar e assessorar na implementação de:
- sites;
- software;
- infraestrutura de rede;
- ambientes de nuvem;
- implementação de sistemas de ERP e outras soluções de negócios de TI.
Uma consultoria de TI ajuda as organizações em aspectos como:
- compreensão e análise dos requisitos de TI da organização e do ambiente subjacente;
- aconselhamento sobre soluções e serviços de TI;
- gerenciamento e supervisão do processo de implementação dos sistemas.
Ao entender o que é consultoria de TI e buscar a contratação de uma, seu negócio irá obter aconselhamento e recomendações externas para melhorar a infraestrutura do setor. Os profissionais que atuam nessas consultorias têm diversas habilidades, entre elas:
- Habilidades de consultoria;
- Habilidades de linguagem técnica;
- Habilidades comunicativas efetivas;
- Habilidades técnicas;
- Competências para uma gestão de empresas e da linguagem;
- Habilidades de negócio;
- Habilidades gerenciais;
- Habilidades linguísticas de consultoria.
Como funciona a consultoria de TI?
Ao contratar uma consultoria de TI você terceiriza a parte estratégica da área da sua empresa e aproveita uma estrutura altamente capacitada para atuar na busca por soluções tecnológicas para seu negócio.
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Em um alto nível, os consultores de TI fornecem orientação aos clientes sobre tudo, desde a estratégia geral de TI — incluindo o que hospedar no data center em vez de na nuvem; ao tipo de tecnologia e funcionalidade necessárias no contexto dos ambientes e metas de TI e de negócios do cliente, como automação de processos ou segurança móvel.
Existe uma distinção entre o que é consultoria de TI e uma empresa ou profissional que presta serviços de TI.
Um consultor é o especialista em uma determinada área ou setor que sabe quais recursos e funcionalidades devem ser adicionadas a um produto ou serviço. Um desenvolvedor ou outro especialista em serviços de TI sabe como codificar essas funcionalidades.
A forma como funciona a consultoria de TI está relacionada a mais do que aconselhar, ela ajuda os clientes a atingir uma meta e o prepara para as questões de implementação e operação do sistema.
Como funciona consultoria de TI: 8 maneiras que ela pode ajudar a transformar seu negócio
Conheça a seguir alguns dos benefícios de terceirização de serviços de TI.
1. Foco nas principais funções do negócio
Não importa em qual negócio ou setor você esteja, os funcionários têm melhor desempenho quando se concentram em suas principais competências.
Professores, médicos, advogados, gerentes de escritório e quase todos os outros funcionários são os mais produtivos trabalhando no que fazem melhor.
A tarefa frustrante e perturbadora de tentar dominar a Tecnologia da Informação tem um custo operacional real. Ao adotar o que é consultoria em TI terceirizada, seus funcionários podem concentrar seu tempo em seu trabalho principal e aumentar sua lucratividade.
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2. Aproveite a ajuda de um especialista
Ter um departamento de TI pode ser ótimo quando você precisa consertar a impressora imediatamente, mas essa mesma pessoa provavelmente não terá, por exemplo, a experiência em soluções em nuvem para ajudar a reduzir a infraestrutura no local e as despesas operacionais.
Uma consultoria de TI provavelmente concluiu vários projetos anteriores, semelhantes à sua situação atual. Saber que o seu negócio está sendo guiado por um especialista do setor pode proporcionar tranquilidade e aumentar a probabilidade de sucesso.
3. Tenha uma visão externa de suas operações
A transformação tecnológica teve impacto na vida de clientes e empresas. Só porque algo foi feito de uma maneira específica durante anos, não significa que não possa ser feito de maneira mais eficiente e eficaz. Identificar isso está no escopo do que é consultoria de TI.
Um consultor externo pode dar uma nova perspectiva com base em sua experiência, apoiando uma variedade de práticas recomendadas do projeto e do setor e ajudando sua organização a aumentar o crescimento e melhorar a eficiência geral.
4. Redução do custo efetivo
Pagar por um salário, benefícios, espaço de trabalho e todas as outras despesas para manter um funcionário especializado, em tempo integral, pode ser muito caro.
Consultores são frequentemente contratados para lidar com um problema específico dentro de um prazo específico, o que permite um uso mais eficiente do tempo e do valor investido.
5. Maior segurança
A segurança de dados cibernéticos nunca foi tão prevalente e crítica quanto agora.
As grandes corporações não são as únicas em risco. As pequenas empresas, na verdade, são atingidas em 62% de todos os ataques cibernéticos e, de acordo com a Aliança Nacional de Segurança Cibernética dos EUA, 60% das pequenas empresas que sofrem ataques cibernéticos ficaram fora do mercado em 6 meses.
A forma como funciona uma consultoria de TI em segurança cibernética pode:
- realizar uma avaliação de sua rede para identificar possíveis vulnerabilidades;
- estabelecer protocolos de segurança de informação;
- ajudar a desenvolver uma solução de recuperação de desastre.
Os consultores também podem treinar seus funcionários sobre como identificar vírus ou outros malwares potencialmente perigosos.
6. Melhorar a produtividade e eficiência
Os consultores de TI são especialistas em novas tecnologias e seus trabalhos dependem de ajudar as empresas a encontrar novas maneiras de aumentar a produtividade e a eficiência.
As tecnologias que atingem esses objetivos variam de:
- servidores de arquivos;
- bancos de dados centrais;
- plataformas móveis e muitos outros.
Para melhor perceber os benefícios dessas tecnologias complexas, elas precisam ser planejadas, implementadas e gerenciadas da maneira correta.
7. Experiência e especialização
A maneira como funciona a consultoria de TI, identifica quais etapas de seus processos de negócios podem ser eliminadas para obter eficiência.
Dessa forma, os consultores podem recomendar com confiança uma solução que melhor se adapte ao seu negócio.
Essa é a melhor maneira de garantir que seu projeto seja executado sem problemas, seja entregue no prazo e sua empresa receba o melhor ROI possível.
8. Gerenciando equipe de TI
O gerenciamento da equipe de TI sobrecarrega os gerentes de outros departamentos, pois, eles não estão cientes ou não estão interessados em métricas típicas que determinam o sucesso do trabalho de uma equipe de TI.
Além disso, muito parecido com a adição de outros funcionários, há um custo adicional para folgas pagas, benefícios, bônus, etc, que não entram em jogo com uma empresa de consultoria.
Agora que você já sabe o que é consultoria em TI e teve exemplos de como ela funciona, pode ir em busca de uma empresa que preste serviços variados para seu negócio, de maneira estratégica e tática.
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