Já imaginou como seria ser produtivo e trabalhar bem sem precisar ir todos os dias para o escritório?

A força de trabalho 5G vai permitir que as pessoas trabalhem de qualquer lugar no mundo, ou até mesmo enquanto viajam de trem, ônibus ou enquanto saem para respirar um pouco de ar puro no parque.

Não será mais necessário se prender a fios e os dispositivos móveis como celulares e tablets finalmente serão melhores aproveitados para o mundo corporativo.

O trabalho remoto se tornou comum durante a pandemia da Covid-19.

Mesmo com as empresas voltando “ao normal”, esse tipo de trabalho se tornou mais atrativo, principalmente com o avanço tecnológico que permite que as equipes se mantenham sempre conectadas.

Padronização de home office para escritórios. Saiba mais >

Essas grandes mudanças, para surpresa de gestores e diretores, se mostraram positivas para as empresas e seus funcionários. Entre elas estão o aumento da produtividade, uma equipe mais feliz e empenhada em bater metas, além dos lucros maiores por conta dessa positividade.

Com a revolução da tecnologia 5G que está em seu início, o trabalho remoto, que já se mostrava uma grande alternativa, será uma forma real de trabalho.

Continue a leitura para entender o que é a força de trabalho 5G e como ela vai impactar grandes negócios!

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de conectividade da rede de telefonia móvel.

Quando comparamos a rede 5G com a sua antecessora, 4G, é possível identificar algumas vantagens logo de início:

  • velocidade de conexão mais alta (até 100x mais rápido);
  • menor latência (tempo de resposta) para os usuários;
  • maior confiabilidade e largura de banda;
  • maior capacidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo sem interrupções, especialmente nos horários de pico.

Quando pensamos no mercado consumidor final, a rede 5G vai permitir baixar filmes 4k nos celulares em segundos, ao invés de minutos ou até mesmo horas.

Já do ponto de vista comercial, a conexão 5G vai permitir o compartilhamento de arquivos pesados com mais segurança e a possibilidade de videochamadas sem interrupções de sinal.

O que é a Força de Trabalho 5G?

O 5G vai influenciar o surgimento de locais de trabalho que suportam toda a dinâmica da força de trabalho 5G, a diferença é a possibilidade de profissionais mais produtivos e eficientes em suas atividades.

A grande estrela da força de trabalho 5G é a chance de trabalhar melhor de maneira remota. Mas não para por aí.

Os ambientes de trabalho vão passar por uma completa transformação, eles serão mais personalizados, algo como um “Sentient Workplace” (local de trabalho senciente), também chamado de “Sentient Workspace” (espaço de trabalho sensível).

Padronização de home office para escritórios. Saiba mais >

Os Sentient Workspace são aqueles onde os níveis de açúcar no sangue dos colaboradores e suas frequências cardíacas são monitoradas em busca de sinais de fome e até mesmo exaustão.

São os espaços em que a temperatura nas mesas de trabalho pode ser controlada para que os funcionários trabalhem bem.

Esses ambientes intuitivos e controlados por sistemas de inteligência artificial vão otimizar o desempenho dos trabalhadores, possibilitar o foco e atender necessidades das equipes para deixá-los saudáveis e com muito mais energia para trabalhar até o final do dia.

Isso pode parecer coisa de ficção científica, mas nos próximos anos o 5G vai permitir que as empresas implementem soluções como RA (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) em seus negócios e ofereçam maior interação com dispositivos inteligentes, inclusive aqueles que as pessoas poderão usar como acessórios e roupas inteligentes.

Qual é a relação da força de trabalho 5G e a Internet das Coisas?

Já sabemos que o 5G promete uma velocidade mais rápida e uma conexão mais confiável para dispositivos móveis, em outras palavras, o 5G será muito mais rápido que o já conhecido 4G e terá muito mais funcionalidades.

Com o crescimento da capacidade de transportar mais dados, o número de projetos de tecnologia da Internet das Coisas (IoT) vai crescer em paralelo.

Assim que o 5G for finalmente implementado em todo o mundo, o crescimento digital virá com força total. Com a nova tecnologia, será possível conectar diversos dispositivos inteligentes entre si e o seu compartilhamento dos dados será mais eficiente.

Com o tempo todos os setores serão impactados com o aumento da velocidade da rede e da IoT. Algumas áreas vão aproveitar essas mudanças antes que outras, como é o caso das infraestruturas inteligentes.

Os cinco setores mais afetados pela combinação entre 5G e IoT serão: o automotivo, cadeia de suprimentos, manufatura, saúde e as cidades inteligentes. Para Veronica Cambs, da TechRepublic, “a saúde tem muitos casos de uso para 5G e IoT, mas nenhuma infraestrutura para suportá-los”.

Como a força de trabalho 5G vai mudar a maneira como trabalhamos remoto

Mais acessibilidade

O maior problema das pessoas que trabalham remoto, especialmente as equipes de campo, é a instabilidade com a conexão da internet.

Por exemplo, muitos profissionais precisam participar de reuniões profissionais enquanto estão fora, mas por causa da instabilidade da conexão, muitos não conseguem entender o que os outros dizem e muitas vezes não conseguem entrar na reunião.

Com o 5G isso vai mudar. Nenhum profissional vai precisar sair em busca de uma rede Wi-Fi ou ficar em uma posição desconfortável para conseguir o sinal da rede internet móvel.

Ter acesso a uma rede sem fio rápida para participar de reuniões e compartilhar arquivos importantes é uma mudança proposta pela nova geração de redes móveis.

Mais produtividade

O acesso ao ambiente virtual é fundamental para a produtividade de qualquer profissional. O 5G vai permitir que os trabalhadores permaneçam conectados às redes dos escritórios o tempo que for necessário.

Isso não só aumentará a produtividade individual dos profissionais, mas de toda a equipe da empresa no geral.

O trabalho remoto é inevitável, mas o não cumprimento das operadoras em disponibilizar a velocidade que prometem geram grandes transtornos. Nenhum profissional vai precisar esperar por muito tempo para fazer o upload de documentos ou sincronizar os dispositivos com os servidores da empresa.

Mais eficiência

Com o aumento da velocidade e da banda do 5G a satisfação dos clientes vai aumentar, pois as empresas vão oferecer um serviço de maior qualidade, além de oferecer recursos como a realidade virtual e a realidade aumentada de maneira mais eficiente.

As pessoas não vão precisar mais estar fisicamente presentes para aprovar ou executar serviços ou projetos.

 

E qual o resultado de tudo isso? As empresas terão mais liberdade, já que não vão estar mais presas a cabos e pontos de acesso Wi-Fi. A tendência é que as oportunidades de trabalho aumentem e situações que antes pareciam inimagináveis vão passar a ser possíveis.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que é a força de trabalho 5G? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e mostre essa novidade para o mundo!

O que é a força de trabalho 5G?