Se você está procurando o primeiro emprego na área de TI, se considere com sorte. A área de TI está muito aquecida e neste momento a alta demanda com certeza vai te ajudar a começar uma boa carreira em seu primeiro emprego na área de TI.

Com um crescimento previsto para 2019 de 10,5% em relação ao ano passado, a área de TI está se destacando com uma das grandes empregadoras dos últimos tempos.

Com os empregos da área de tecnologia em alta demanda, arrumar o primeiro emprego na área de TI pode não ser o seu principal problema. Estar em dia com suas formações e metas, será um dos seus grandes desafios.

Neste artigo nós vamos abordar os principais fatores que você deve observar para ter sucesso na busca pelo seu primeiro emprego na área de TI.

Como conseguir meu primeiro emprego na área de TI

Antes de mais nada, para conseguir o seu primeiro emprego na £rea de TI, voc↑ precisa estar bem preparado. Se preocupar em como ser um bom profissional de TI  é o primeiro passo.

Para conquistar uma vaga você deve estar atento às dicas que daremos a seguir.

Pensar na sua formação, escolher um caminho dentro da área de TI, são os primeiros passos que você precisa dar. Portanto vamos as nossas dicas.

1- Formação

Muito se discute sobre a importância de um diploma na área de Ciência da Computação. A verdade é que diversos profissionais estão na área de TI sem necessariamente ter cursado a graduação. E eles não estão errados.

A verdade é que a área de TI é muito grande e abrange muitos campos que dão você a liberdade de trilhar o seu próprio caminho de acordo com o seu propósito.

Por exemplo, você pode ter formado em Design Gráfico e começar a criar conteúdo para layouts em sites. A partir daí, você pode identificar a necessidade de aprender mais sobre esse assunto. Você começa a aprender sobre desenvolvimento web e com algum tempo de experiência ou um diploma, já pode oferecer seus serviços.

Assim como neste exemplo, o profissional de TI pode encontrar vários caminhos. O importante no início é você decidir para qual lado você vai. Com isso em mente você pode buscar pelos melhores cursos para profissionais de TI e se capacitar.

2- Escolher a área de atuação

Como você está vendo, para conseguir o seu primeiro emprego na área de TI, o mais importante é você ter conhecimento e saber onde quer trabalhar.

A área de TI engloba muitos campos, especializações e planos de carreiras diferentes.

Apesar disso, para facilitar a sua escolha, podemos listar 5 £reas de atua￧ ̄o que voc↑ pode escolher e se aprofundar mais.

1- Suporte Técnico

A área de Suporte Técnico é uma das áreas mais comuns para quem busca uma vaga como profissional de TI, geralmente onde muitos profissionais começam sua carreira. Sua principal função é dar assistência a problemas ligados a softwares e hardwares.

Os serviços podem ser prestados para usuários comuns e até mesmo para empresas. É um tipo de trabalho que você vai encontrar em praticamente qualquer cidade, pois com a grande quantidade de computadores e periféricos a demanda por estes serviços continua alta.

Existem muitas empresas especializadas neste tipo de trabalho e pode ser um bom início para sua carreira de TI.

2- Programadores

A área de programação é uma das áreas que mais estão impulsionando as vagas de emprego atualmente. Dentro da programação você ainda pode escolher várias especializações como:

  • Desktop
  • Mobile
  • Desenvolvedor Web
  • Jogos

Os programadores são os responsáveis por criar a comunicação entre a máquina e as pessoas. Com a programação você será responsável por escrever códigos em uma determinada linguagem, de acordo com o propósito e a plataforma que será usada.

Pensamento lógico e trabalho em equipe são pontos importantes para quem quer ingressar nesta área.

3- Analista de Sistemas

Os analistas de sistemas são profissionais com uma grande gama de conhecimentos em softwares, hardwares e redes de computadores.

São profissionais que trabalham em equipe e são responsáveis por toda uma área organizacional de uma empresa.

São profissionais focados em buscar os melhores processos para alcançar os objetivos da empresa e suprir suas necessidades.

4- Segurança de TI

Com todo o crescimento da área de TI, o que não pode faltar é segurança. Por este motivo esta é uma área sempre promissora e responsável por manter todos os processos, que envolvem a área de TI, protegidos.

Desde a proteção de redes, softwares, constante verificação de segurança nas máquinas e toda a manutenção de riscos de uma empresa.

O trabalho de segurança de dados exige que o profissional seja bom em lidar com problemas e desafios. Gerenciar crises e trabalho em equipe.

5- Especialistas em Rede

Os profissionais especialistas em de redes, assim como o nome sugere, s ̄o os aqueles que cuidam de toda a rede de uma empresa, seja ela local ou tamb←m na nuvem. O profissional cuida:

  • do suporte;
  • configurações;
  • manutenções;
  • segurança da rede.

É um trabalho muito técnico que exige grande conhecimento e responsabilidade.

3- Faça networking

Uma boa dica que podemos te dar para conseguir o primeiro emprego na área de TI é fazer um bom networking.

Assim como na maioria das profissões, conhecer pessoas é um grande facilitador para conseguir seu primeiro emprego na área de TI e, quem sabe, fazer parte do time das melhores empresas para trabalhar em TI.

Procure estar presente em grupos de assuntos de interesse no campo de estudo que você escolheu. Faça parte de fóruns e interaja sempre que possível com grupos com mesmo interesse para sua carreira.

Quem sabe em uma dessas conversas você não encontra uma oportunidade?!

4- Certificações

Certificações podem significar custos num primeiro momento mas não se engane, elas serão um diferencial e tanto em seu currículo.

Certificações são a prova de que seus conhecimentos foram testados e comprovados e podem dar às empresas uma tranquilidade maior sobre suas habilidades.

5- Idioma

O inglês é o idioma predominante na área de TI. E não é só isso. Se você busca uma carreira em grandes empresas ou até mesmo fora do país, esteja preparado para exigência do idioma.

Uma segunda língua hoje em dia já deve ser considerada obrigatória em diversas áreas e não é diferente em uma área como a de TI que lida o tempo inteiro com termos e informações em inglês.

6- Preparar para as entrevistas

Por último e não menos importante, as entrevistas de emprego!

Prepare-se individualmente para cada empresa que você for chamado. Estude sobre elas:

  • O que elas podem precisar de você?
  • Qual perfil profissional elas buscam?

Cada empresa tem uma necessidade e busca um tipo de profissional.

Seja sincero e não minta em sua entrevista. Fale com sinceridade sobre os seus estudos e seus conhecimentos. Além de estar agindo corretamente isso ajuda a você mesmo a diminuir o nervosismo no momento que o entrevistador te fizer perguntas.

Estude, demonstre confiança e seja sincero que com certeza você vai encontrar uma boa empresa que te dará oportunidade em seu primeiro emprego na área de TI.

Dê o primeiro passo para sua independência!

Se você está em busca do primeiro emprego na área de TI e é um profissional que gosta de trabalhos dinâmicos, a Encontre um Nerd é uma das melhores empresas para trabalhar em TI.

É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd!

As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.

Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

6 dicas para conseguir seu primeiro emprego na área de TI