Cursos para profissionais de TI são uma excelente forma de como ser um bom profissional de TI, te ajudando a melhorar sua carreira. Quer você esteja buscando desenvolvimento profissional, novas habilidades ou uma nova carreira, os cursos para profissionais de TI podem ajudá-lo a se tornar um profissional mais competitivo e valioso, com habilidades atuais importantes para o mercado de trabalho.

Existem diversas instituições acadêmicas em todo o mundo que oferecem cursos de tecnologia da informação por meio de programas que incluem educação on-line e em sala de aula. Basta você identificar a área que você quer aprender e escolher onde estudar.

Os cursos de tecnologia da informação podem abranger uma ampla gama de tópicos, alguns temas incluem:

Os cursos variam de duração e podem oferecer inclusive certificação e diplomas.

Se você procura cursos para profissionais de TI, então você está no lugar certo. Vamos ajudá-lo a encontrar os cursos certos para você começar já sua especialização e atingir seus objetivos profissionais.

Leia também: ✓ TOP 5 melhores sites de emprego de TI [+ dica bônus]

5 plataformas gratuitas de cursos para profissionais de TI

Separamos apenas exemplos gratuitos para você começar com maior facilidade na escolha de seus cursos para profissionais de TI.

Vamos separar os cursos pelas plataformas de ensino que estão disponibilizando os cursos gratuitos de forma que você saiba onde se cadastrar para conseguir cada curso de seu interesse.

As plataformas podem oferecer diversos cursos, cabe a você decidir qual a linha de aprendizado que vai seguir, portanto vamos aos melhores sites com cursos para profissionais de TI.

Digital Innovation One

A Digital Innovation One, é uma plataforma de ensino a distância brasileira que busca levar conhecimento de forma gratuita.

Na plataforma você tem acesso a cursos relacionados à:

  • tecnologia;
  • empreendedorismo;
  • inovação;
  • marketing digital.

O propósito deles é democratizar o conhecimento tecnológico formando milhares de alunos e conectando-os com oportunidades de emprego. A plataforma oferece videoaulas com diversos especialistas e trazem cursos indispensáveis para quem quer entrar na área de desenvolvimento, com cursos como:

  • Desenvolvedor Full-Stack - JavaScript, HTML, ReactJS, Banco de Dados, Node.js entre outros;
  • Desenvolvedor Back-End - JavaScript, Python, Git, MongoDB, Express entre outros;
  • Desenvolvedor Front-End - Lógica de Programação, HTML, CSS3, JavaScript, ES6, ReactJS entre outros;
  • Desenvolvedor Python - Flask, Django, Bootstrap, PostgreSQL, SCRUM entre outros;

O grande diferencial deles são as videoaulas em português com conteúdo totalmente gratuito. Além disso você ainda pode estudar pelo aplicativo que o próprio site disponibiliza.

Microsoft Learn

A Microsoft substituiu sua plataforma MVA (Microsoft Virtual Academy) pela atual Microsoft Learn onde concentrou seus cursos gratuitos e certificações que darão uma bela ajuda em sua carreira de TI. Entre os cursos gratuitos estão:

  • Azure - Conceitos básicos, implantar um site, aplicativos Web no Azure, trabalhar com os dados NoSQL. Interessado na nuvem, este pode ser um bom caminho para começar.
  • Dynamics 365 - Conjunto de aplicativos conectados por dados e recursos de inteligência
  • Plataforma Power - Introdução ao PowerApps, Power BI e o Microsoft Flow para personalizar, ampliar e criar aplicativos necessários para sua empresa, utilizando-se do potencial do Office 365 e do Dynamics 365.
  • Windows - Comece a desenvolver aplicativos do Windows.

Coursera

O coursera é uma plataforma de ensino que promove a união de diversos cursos e especializações das principais universidades e instituições educacionais do mundo. Os cursos incluem:

  • palestras em vídeo;
  • exercícios práticos;
  • fóruns de discussão específicos para seu curso.

Existem diversos cursos gratuitos mas para você conseguir o Certificado de Curso Eletrônico compartilhável é necessário pagar uma taxa que pode variar de acordo com o curso escolhido.

Você também tem a opção de aderir a uma especialização específica na área de TI que você se interessar.

As especializações são uma série de cursos com todas as aulas comum de cada curso porém com abordagens de projetos práticos baseados em desafios reais e com Certificado de Especialização específico. No entanto estas especializações são pagas.

Fundação Bradesco - Escola Virtual

Uma ótima plataforma de ensino gratuito e de qualidade em diversas áreas do conhecimento. Da administração a pedagogia até os cursos voltados para a área de TI. São diversos cursos em diversas especialidades como:

  • Banco de Dados
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Desenvolvimento Mobile
  • Desenvolvimento Web
  • Governança de TI
  • Informática Básica
  • Infraestrutura de TI
  • Office 2007
  • Office 2010
  • Office 2013
  • Office 2016
  • Sistemas Operacionais

A plataforma da Fundação Bradesco possui também agrupamento de cursos afins para você agregar conhecimentos de interesse comum e promover uma formação mais completa.

O Roteiro de Cursos como é chamado, identifica o curso de seu interesse e te oferece cursos complementares. Ao final você poderá, além de ter o certificado de conclusão do curso individualmente, também um certificado de conclusão do roteiro como um todo.

edX.org

Esta é uma plataforma de ensino a distância que surgiu da parceria de duas grandes universidades americanas, a Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Nesta plataforma EAD você encontra cursos de diversas faculdades e instituições de ensino de todo o mundo em diversas áreas do conhecimento e em diversas línguas.

A edX é o lar de mais de 20 milhões de alunos, a maioria das melhores universidades do mundo e empresas líderes do setor. Como uma organização global sem fins lucrativos, a edX procura entregar conhecimento em diversas áreas. Oferecendo cursos sobre tópicos que vão desde a ciência da computação até liderança e comunicações.

Você pode encontrar diversos cursos gratuitos porém, como acontece em outras plataformas, dependendo da instituição de ensino você poderá ter de pagar para receber o certificado de conclusão.

Para você conhecer os cursos para profissionais de TI disponíveis é só clicar neste link: Introdução a ciência da computação.

Importante se atentar para a disponibilidade de legendas em português caso você não compreenda bem o inglês.

Você é um profissional TI ou técnico em informática, local ou remoto, em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Seja um Nerd da rede de profissionais da Encontre um Nerd.

Nossos Nerds chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos trabalhando remoto ou presencialmente. Cadastre-se e receba notificações sobre trabalhos em sua área e aceite aqueles que você desejar.

Você pode encaixar seus atendimentos nos melhores horários e criar uma renda extra. Confira o escopo de serviços com os quais você pode trabalhar e comece HOJE mesmo!

5 opções de cursos para profissionais de TI. Todos gratuitos