Todo negócio, seja ele uma grande, média ou pequena empresa, precisa de um plano que organize seus objetivos, valores, público-alvo, finanças e marketing. Por isso, aprender como montar um planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas é um passo obrigatório. 

Não importa se o seu negócio é virtual ou físico, seguindo as 8 etapas que listamos abaixo você vai conseguir ter sucesso em sua empreitada, sabendo o que fazer e identificando a hora certa de agir!

Planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas: 8 etapas



1. Defina sua persona


Um planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas deve começar com a definição de quem é sua persona, entendendo para quem seu negócio é voltado.


Que perfil de pessoa teria interesse em realizar negócios com você?


Definir sua persona é como definir seu público-alvo de forma mais detalhada, entendendo mais do que informações demográficas, como idade e sexo. Ao definir sua persona você monta um “currículo” de um cliente ideal. 


Dentro dessa ficha técnica estão informações como comportamentos e interesses. Você e sua equipe devem buscar compreender “quais as necessidades” das pessoas que vão comprar o seu produto. 


Esse entendimento deve vir antes da compreensão do que é o seu negócio, pois você pode ter insights para melhorar seu serviço ou produto a partir da identificação de quem é o seu cliente e do que ele precisa.


Pode ser interessante realizar uma pesquisa de mercado para entender alguns comportamentos que estão difíceis de serem analisados e identificar nichos que não estão sendo atendidos.  


Nessa análise  podemos incluir mais uma etapa do planejamento estratégico, que é a análise da matriz SWOT da sua empresa, definido:


  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

2. Defina ou revise seu negócio

Se você já tem um negócio em funcionamento, pode ser necessário revê-lo, se você está apenas iniciando seu negócio, é hora de pensar em estruturá-lo de acordo com as necessidades do mercado e com o público que você acabou de definir. 


O planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas deve envolver a compreensão total:


  • do que é o seu negócio;
  • qual é a sua proposta de valor;
  • para quem ele é voltado. 


Dentro dessa nova organização do negócio é importante definir outros elementos muito conhecidos dos planejamentos estratégicos: missão, visão e valores. 


A partir disso, seguimos para as demais orientações.

3. Estabeleça seus objetivos estratégicos

Após entender o seu público e reorganizar o seu negócio e hora de definir quais os objetivos que você tem com a empresa. É importante que esses objetivos sejam: 


  • específicos;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • relevantes;
  • temporais. 


 Planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas

A partir da definição dos objetivos da empresa seu negócio saberá onde quer chegar. Essa definição é fundamental para todo e qualquer planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas. Afinal, sabendo onde quer chegar fica mais fácil definir qual o caminho pegar. 

4. Organize seus setores

Nem só de marketing se vive um planejamento estratégico. Ações para todos os departamentos deve ser desenvolvidas a fim de que cada um deles possa ajudar no alcance das metas e objetivos definidos, bem como contribuir para alcançar a missão e visão da empresa.


No vídeo abaixo você tem um passo a passo de como fazer um planejamento estratégico para pequenas empresas.  


5. Defina o posicionamento de marca

Nesta fase de como fazer um planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas começamos a nos concentrar no plano de ação de marketing. 


Definir o posicionamento de marca é um processo contínuo que tem como objetivo desenvolver uma identidade única para sua empresa, produto ou serviço, com base nos valores em da sua empresa.


Esse posicionamento deve ser comunicar com suas personas é uma forma de dar características humanas a uma marca, como jovial, moderna, engajada, divertida etc. 


A partir dessas características, que devem estar presentes em todos os canais de comunicação entre empresa e marca, seu público vai se identificar com seus valores e características e se aproximar. 


A Nike, por exemplo, tem valores relacionados à prática de esporte e a qualidade de vida, que vão além do atleta profissional, incentivando todo mundo a começar com o slogan “Just do It” e campanhas voltadas para esse mesmo significado, como a apresentada abaixo:


Encontre um posicionamento de marca e use esse elemento para guiar suas campanhas. 

6. Faça uma análise financeira

Antes de criar um planejamento de marketing para pequenas empresas é importante que seu departamento financeiro seja consultado. 


Na verdade, ao montar seu planejamento estratégico e de marketing para pequenas empresas, é importante que você considere os custos com marketing em sua planilha financeira, afinal, é esse investimento que garantirá a chegada de clientes. 


A partir desse planejamento você poderá definir quanto sua equipe de marketing terá a disposição para investir ao longo do período.


O marketing é muito importante para angariar e fidelizar clientes, entretanto, você deve se manter fiel a sua capacidade de investimento para não comprometer o fluxo de caixa de sua pequena empresa.


Leia também: Como investir em marketing nas pequenas empresas: 4 etapas

7. Invista no marketing digital

Pensando em custo-benefício e em alcance de público o marketing digital para pequenas empresas realmente ganhou um lugar de destaque nas organizações. 


A transformação digital mudou a forma como empresas se comunicam e interagem com clientes. A capacidade de troca de mensagens em tempo real e de interação com cada cliente de maneira individual, fez o leque de ações de marketing ampliarem. 


Entre as forma de comunicação que devem ser cogitadas em seu planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas estão: 



Além de oferecer custos mais baixos e atingir o público de maneira mais efetiva, o marketing digital também permite que você tenha uma acompanhamento mais efetivo sobre seu retorno sobre investimento

8. Acompanhe os resultados


Ao colocar nosso passo a passo de planejamento estratégico e de marketing para pequenas e médias empresas em prática, você estará no caminho certo para alçar voos e conquistar mais clientes, atingindo os objetivos de crescimento que você traçou para sua empresa.


Entretanto, falta apenas um etapa: medir os resultados.


As campanhas de marketing exigem investimento. Esse investimento, por sua vez, deve retornar em forma de resultados.


Esses resultados não são resumidos em número de vendas. Em algumas campanhas você deve medir, por exemplo, o volume de leads captados, afinal, a captação de leads é fundamental para as próximas etapas da jornada do cliente


Você também pode querer avaliar o custo de aquisição por cliente, ou seja, quanto você gastou para conquistar um cliente. Isso é valido para saber se você está gastando muito para converter um cliente.


Acompanhar as métricas vai te ajudar a otimizar seus resultados. 


Para saber quais indicadores de marketing usar, assista o vídeo abaixo: 


A influência da tecnologia dos planos de ação das empresas

A tecnologia afeta todos os setores de uma empresa, desde o marketing até o departamento financeiro e de projets. Isso não é diferente para pequenas empresas.


A gestão de TI e de suas ferramentas, entretanto, pode ser bastante complexa e ocupar muito mais tempo do que o necessário para sua empresa. Por isso que aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.


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