Hoje falaremos sobre outsourcing de TI, vantagens e desvantagens desta forma de trabalho que pode ser a ideal para sua empresa.


Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização de seus serviços relacionados às suas demandas de tecnologia da informação. 


Para muitas empresas os benefícios da terceirização de serviços pode ser uma boa saída para redução de custos


Com um mercado cada vez mais competitivo e moderno o outsourcing de TI vem crescendo como uma opção para todo tipo de empresa. Mas será que vale a pena fazer outsourcing de TI? 


Quais vantagens e desvantagens do Outsourcing de TI? Isso é o que abordaremos neste artigo.

Outsourcing de TI: vantagens e desvantagens

Nos últimos anos a demanda por soluções de TI aumentou consideravelmente e assim como a demanda também aumentaram os tipos de serviços que estes profissionais conseguem oferecer.


Muitas vezes, em uma empresa, a maior demanda vem de pequenos serviços, que muitas vezes podem ser resolvidos remotamente em alguns poucos minutos. 


A decisão deve ser tomada cuidadosamente, levando em consideração todos as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI.


Atualmente o outsourcing de TI vem crescendo muito, mas a decisão entre o outsourcing de TI depende, especificamente, do tipo de trabalho e demanda que sua empresa tem. 


Para facilitar um entendimento entre as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI, vamos enumerá-las de forma que fique claro onde sua empresa se encaixa nessa decisão.


Antes de partirmos para as vantagens e desvantagens do outsourcing de TI, vamos, primeiramente, ver quais são os tipos de outsourcing de TI existentes.

Tipos de outsourcing de TI

O outsourcing de TI pode ser classificado em 3 tipos: 


  • Onshore;
  • nearshore;
  • offshore. 


Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Onshore

Um outsourcing de TI onshore é caracterizado pela contratação de uma empresa localizada no mesmo país de sua empresa. Os benefícios desse tipo de outsourcing de TI são claros:


  • Comunicação no mesmo idioma
  • Mesmo fuso horário
  • Não há barreiras culturais
  • Menor burocracia


Porém muitas vezes estas empresas não conseguem ter preços competitivos em relação às outras formas de outsourcing de TI que veremos a seguir.

Nearshore

O outsourcing de TI nearshore, assim como o nome sugere, é feito com a contratação de empresas em países vizinhos ou com fusos horários semelhantes com pouca diferença de tempo. Os benefícios deste tipo de outsourcing de TI são:


  • Preço. Muitas vezes países vizinhos podem oferecer custos menores para realização do suporte de TI. 
  • Proximidade geográfica
  • Pouca ou nenhuma diferença no fuso horário
  • Semelhanças culturais e linguísticas

Offshore

Este tipo de outsourcing de TI é muito usado no EUA. Trata-se da contratação de empresas ou profissionais de outros países, normalmente em busca dos custos mais baixos possíveis. Podendo esta empresa ou profissional estar em qualquer lugar do globo. 


Países como a Índia, por exemplo, conseguem um valor de custo por hora muito abaixo do que normalmente é praticado em outros países. 


Portanto as vantagens do offshore são:


  • Custos muito abaixo do mercado;
  • Suporte 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Apesar do baixo custo você encontra profissionais com alta capacitação.


Agora que você já conhece os tipos de outsourcing de TI, veremos suas vantagens e desvantagens.

Vantagens do outsourcing de TI

O outsourcing de TI tem várias vantagens entre elas, listamos alguma abaixo. 

Custos

Uma das principais vantagens e o principal motivo que levam as empresas a fazer o outsourcing de TI, é por se tratar de uma forma de como diminuir custos em uma empresa


A terceirização de sua área de TI pode te livrar de uma grande folha de pagamento, inclusive também economias em benefícios.


lém disso, em muitos contratos com empresas de outsourcing de TI, você pode deixar de pagar grande parte do valor caso seus equipamentos não estejam dando problemas.

Equipe de especialistas

Uma empresa de outsourcing de TI gerencia uma equipe capacitada e pronta para dar suporte para sua empresa conforme sua necessidade. 


São diversos especialistas que que recebem atualizações tecnológicas que muitas vezes você não conseguiria dar para seus colaboradores em sua empresa.


Sua empresa muitas vezes com um ou dois profissionais, prontos para atender às suas necessidades, por muitas vezes ficam ociosos ao mesmo tempo que podem simplesmente serem requisitados em uma demanda maior que eles mesmos conseguem atender.


Portanto com o outsourcing de TI, você não paga pelo tempo ocioso e além disso ainda consegue suprir uma alta demanda quando necessário.

Foco no seu core business

A terceirização de sua área de TI vai permitir que você tenha o foco em suas funções mais importantes dentro de sua empresa. 


Fazer o outsourcing de TI garante que você tenha uma área a menos para se preocupar em sua empresa. Nada de se preocupar mais com processo de seleção de colaboradores, férias, possíveis questões trabalhistas e tudo que pode tirar o foco de sua empresa do que ela realmente precisa.

Suporte dia e noite

Uma das grandes vantagens do outsourcing de TI é a possibilidade de contratação de um suporte 24h por dia 7 dias por semana. Dessa forma você, além de reduzir drasticamente o custo com número de funcionários, ainda garante que tem uma empresa pronta para atender por suas demandas, independente do horário que elas vierem.

Desvantagens do outsourcing de TI

Agora que você já viu as vantagens do outsourcing de TI, vamos aprender um pouco mais sobre as desvantagens que este tipo de serviço podem oferecer.

Controle de qualidade

Como sua empresa não tem controle sobre a equipe da empresa de outsourcing de TI, o controle de qualidade se torna algo difícil de se fazer. Muitas vezes a rotatividade de profissionais que irão executar as demandas de sua empresa podem apresentar grandes diferenças na qualidade ou tempo do trabalho.


Desta forma você perde um pouco do controle sobre o que esperar do profissional que irá lhe atendê-lo. 


Por melhores e mais treinados que os profissionais sejam, muitas vezes nós sabemos que uns se sobressaem à outros e conseguem realizar a mesma demanda em menor tempo. Esse tipo de escolha dificilmente você terá.


Esta falta de controle sobre o pessoal pode não ser tão significativa, dependendo do tamanho da demanda que sua empresa precisar, mas é algo a ser levado em consideração.

Serviços sob contrato

Os serviços que sua empresa contrata tem de ser bem avaliados para que você não fique com uma limitação na cobertura de seu suporte. 


A empresa de outsourcing de TI irá realizar apenas aquilo que está contratado, podendo cobrar custos adicionais para necessidades além do contrato.


Portanto, faça um bom estudo das necessidades de sua empresa e como optar pela melhor e mais eficiente forma de trabalhar com empresas de outsourcing de TI, a fim de não ter prejuízos inesperados.

Segurança

Um dos principais pontos apontado como desvantagem do outsourcing de TI, é com relação a segurança. A segurança de dados pode ser muito importante dependendo do ramo de atuação de sua empresa.


O fato de ter uma outra empresa com acesso privilegiado a estes dados pode impor medidas que podem inviabilizar o processo de outsourcing de TI. Portanto a melhor dica que podemos te dar é escolher bem a empresa de outsourcing de TI. Procure por indicações e referências.


Para isso, nós te apresentamos a Encontre um Nerd. Somos uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas. Nossa metodologia já atende mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Entre em contato e fique tranquilo!


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona.Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


Outsourcing de TI? Quais são suas vantagens e desvantagens?