6 tipos de outsourcing de TI que sua empresa pode utilizar

Rede, segurança, SaaS, análise de dados e mais tipos de outsourcing de TI que seu negócio pode contratar para otimizar as operações.

Os tipos de outsourcing de TI são os serviços mais comumente terceirizados atualmente. Eles estão relacionados à prática de buscar recursos relacionados à tecnologia da informação fora de uma organização.

As empresas usam o outsourcing de TI para funções que vão da infraestrutura ao desenvolvimento, manutenção e suporte de software. Atualmente, quase todo tipo de empresa possui necessidades de TI ou pelo menos lida com a tecnologia em algum nível.

Um bom exemplo de um dos tipos de outsourcing de TI seria uma empresa terceirizar seu gerenciamento de TI, porque é mais barato contratar terceiros para fazê-lo do que criar sua própria equipe interna de TI.

Ou, uma empresa pode fazer o outsourcing de todas as suas necessidades de armazenamento de dados porque não pode pagar ou simplesmente não deseja comprar e manter seus próprios dispositivos de armazenamento.

Esses dois exemplos são comuns para organizações de tamanho menor ou médio. A maioria das grandes empresas utiliza apenas um dos tipos de outsourcing de TI.

Para mostrar os tipos de outsourcing de TI de maneira completa e o que cada um faz, montamos a lista a seguir. Confira!

Tipos de outsourcing de TI e suas funções

Uma empresa geralmente oferece uma variedade de tipos de outsourcing de TI.

Dependendo do nível de serviço necessário, você pode ter suporte a redes sem fio e backup em nuvem, além de ajudar na resolução de problemas e análise de dados.

Conheça os tipos de outsourcing de TI que você pode encontrar:

1. Rede e infraestrutura

Esse é um dos tipos de outsourcing de TI no qual existe uma variedade de opções de suporte que podem ajudar sua empresa a lidar com WANs, LANs e outros aspectos de um sistema de computação.

Dependendo do nível de suporte contratado, o pacote pode incluir um ou mais dos seguintes serviços:

  • Configuração da infraestrutura local: configuração de software e hardware na sede da sua empresa;
  • Rede móvel: permite que a equipe se conecte através de dispositivos sem fio a partir de qualquer local;
  • Infraestrutura de nuvem: possibilita que os colegas participem de reuniões e colaborem em projetos através de softwares baseados em nuvem;
  • Serviços de impressão gerenciados remotamente: permite a impressão documentos na rede da empresa de qualquer computador;
  • Backup de armazenamento: possibilita que a equipe carregue informações e atualize atribuições de qualquer lugar com a proteção do backup remoto.

Com vários níveis de rede e infraestrutura, uma empresa pode colocar os aspectos técnicos do gerenciamento em nuvem e sem fio em mãos habilidosas, permitindo que sua equipe se concentre nos negócios.

2. Gerenciamento de Segurança

Uma vez que a tecnologia faz parte da rotina de toda empresa, o gerenciamento de segurança é dos tipos de outsourcing de TI bastante procurados.

Um provedor de TI capacitado pode tornar o sistema de computadores da sua empresa mais seguro com uma variedade de serviços de gerenciamento de segurança e prevenção de riscos, incluindo os seguintes.

  • Software antimalware: instalando programas no sistema de computador da sua empresa para manter sua rede protegida contra vírus;
  • Correção e manutenção: mantenha-se em dia com as atualizações de software mais recentes para garantir que nenhum hacker ou vírus desvie dos protocolos de segurança da sua empresa e infecte seu sistema;
  • Compatibilidade de aplicativos: verifica se todos os componentes de hardware e programas de software que compõem a rede da sua empresa estão totalmente integrados e compatíveis entre si;

Com um provedor capacitado na configuração desses serviços, suas camadas de segurança de rede serão imediatamente atualizadas a cada nova versão de patch e software.

3. Serviços de Comunicação

As empresas de serviços de TI oferecerem suporte nas seguintes categorias como parte de um pacote de comunicações.

  • Dados: permite que a equipe envie e compartilhe informações em computadores, laptops e dispositivos móveis de qualquer ponto, local ou remoto;
  • Voz: permite que os colegas falem entre si, em conversas individuais ou em grupo, de vários locais em PCs e smartphones;
  • Vídeo: possibilita que sua empresa realize conferências nas quais os funcionários possam participar de literalmente de qualquer lugar com uma conexão à internet.

Com os tipos de outsourcing de TI na área de comunicação, sua empresa pode ficar em sincronia coletiva como nunca antes. Os serviços dessa categoria podem até abranger um call center gerenciado remotamente.

4. Software-as-a-Service (SaaS)

Outro dos tipos de outsourcing de TI que uma empresa pode fazer é o de programas de software com acesso ilimitado por mês ou por ano.

O SaaS pode ser um programa que o provedor de TI desenvolve e mantém, ou um programa disponibilizado por um desenvolvedor de terceiros.

Todas as atualizações e patches de segurança são instalados remotamente no momento em que ficam disponíveis, permitindo que sua equipe se concentre nos negócios.

Com o SaaS, sua equipe pode ter tranquilidade ao saber que os mais recentes programas de software de última geração serão totalmente funcionais e totalmente seguros em qualquer dispositivo.

O SaaS também elimina as dores de cabeça das atualizações do sistema e das instalações internas de software.

5. Serviços de Suporte

Durante as operações comerciais, os membros de uma equipe podem encontrar problemas relacionados a um programa, prompt ou protocolo específico do sistema.

Com os serviços de suporte, cada funcionário pode entrar em contato com o centro de suporte remoto para obter ajuda sobre qualquer problema.

Esse tipo de outsourcing de TI existe em vários níveis, desde a ajuda com os programas de desktop do computador até os problemas de hardware e software.

O objetivo de um provedor de serviços de suporte é implementar e gerenciar remotamente os programas que uma empresa-cliente pode usar sem problemas de compatibilidade e com pouca ou nenhuma curva de aprendizado.

6. Análise de Dados

À medida que a tecnologia de rede se torna mais complicada, um provedor de serviços de TI pode tirar o fardo da análise de dados dos ombros de uma empresa. Esse esforço pode envolver várias camadas de exame, desde observações de dados até investigações de padrões.

Os especialistas em serviços de TI vão aproveitar e traduzir os principais aspectos dessas informações para torná-las acessíveis aos membros de sua equipe.

Dessa forma, usar esse tipo de outsourcing de TI ajuda a planejar com mais eficiência as próximas tendências e tomar medidas proativas para implementar suas metas de negócios.

Sua empresa precisa de outsourcing de TI?

Agora que você conhece algumas soluções e tipos de outsourcing de TI, já deve ter identificado necessidades que sua empresa possui nessa área. Mas onde encontrar uma assessoria especializada?

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona.Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: