Não importa se você é o CEO, gerente ou faz parte do departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Se você é um líder de negócio, precisa conhecer — e dominar — algumas dicas de gestão de pessoas básicas.

Saber como ser um bom líder e realizar uma gestão de pessoas eficaz, faz parte do seu trabalho. Felizmente, as habilidades de gestão de pessoas podem ser aprendidas.

Um gerente eficaz presta atenção nas muitas facetas de gestão, liderança e aprendizagem dentro de uma organização.

Se você está em busca de se desenvolver como gestor, continue lendo este artigo. Separamos 7 dicas de gestão de pessoas, entre elas algumas habilidades gerenciais, que irão te ajudar a melhorar a produtividade de sua equipe e os resultados do negócio.

7 dicas de gestão de pessoas eficazes para o sucesso do negócio

Os gerentes de sucesso sabem o que os funcionários precisam para trabalhar de forma eficaz, manter-se produtivo e contribuir para uma experiência do cliente entusiasmada e um local de trabalho harmonioso.

Um gerente de sucesso é alguém que os outros desejam seguir, por isso, a gestão de pessoas está muito relacionada à postura que o líder tem frente aos “liderados”.

A seguir, as dicas de gestão de pessoas, dão sugestões de estratégias para o crescimento da empresa, mas também abordam a construção de uma liderança saudável.

#1 Construa relacionamentos interpessoais eficazes e responsivos

Não podia ser diferente. A primeira entre as dicas de gestão de pessoas está ligada à criação de relacionamento. Para gerir uma equipe é preciso se conectar. Afinal, estamos falando de pessoas e não de máquinas.

Os membros da equipe respeitam a capacidade de demonstrar empatia, colaboração, respeito, confiança e atenção.

É preciso que o gerente trate seus colaboradores com dignidade e respeito, que mantenha sua palavra, demonstre integridade, confiabilidade e caráter até mesmo nas ocorrências e maiores desafios.

#2 Comunique-se efetivamente

Um gerente eficaz é alguém que se comunica efetivamente com sua equipe, seja pessoalmente, por e-mail, mensagens, em reunião ou por meio do sistema de gestão de projetos.

A comunicação é fundamental para engajar a equipe. Entre as estratégias estão:

  • dar feedback contínuo aos colaboradores;
  • apresentar pontos de melhoria;
  • deixar claro o que espera de cada um e mais.

O gerente também deve se abrir para receber feedback. Crie uma rotina para que os colaboradores se sintam confortáveis em reportar pontos de melhoria para sua gestão.

Evite uma resposta defensiva e esteja disposto a mudar seu comportamento quando o feedback estiver coerente.

#3 Construa uma equipe

Um amontoado de pessoas trabalhando juntas em um mesmo setor não ésuficiente para construir um time.

A criação de uma equipe faz com que as pessoas se sintam como se tivessem se tornado mais necessárias e importantes, mais criativas e produtivas. Tudo isso depende da figura do gestor.

Esteja disposto a sentar e resolver problemas quando o trabalho em equipe, ou as tarefas do setor, não estiverem funcionando da maneira mais eficiente possível.

Converse com seus funcionários para entender os problemas e seja honesto com os profissionais que não estiverem contribuindo com o trabalho. Tente motivá-los a se desenvolverem e ajudar o time.

#4 Entenda os aspectos financeiros do negócio

Um artigo com dicas de gestão de pessoas também precisa considerar os aspectos financeiros do negócio. Gerir colaboradores é parte estratégica da organização e não serve apenas para você ser visto como uma pessoa legal.

Nada mais estratégico para uma empresa do que suas finanças. Por isso, um bom líder precisa estar ciente do que está acontecendo neste aspecto da empresa.

Compreender as questões financeiras e definir metas realizáveis para o setor, permite que a equipe tenha uma sensação de progresso, ao atingir objetivos e exceder as expectativas.

Até aqui, as dicas de gestão de pessoas nos mostraram que bons gerentes:

  • estabelecem metas;
  • ajudam a equipe a alcançá-las;
  • reportam feedbacks;
  • ouvem seus colaboradores.

#5 Crie um ambiente positivo

Os gerentes que querem ter sucesso também entendem que eles são o fator mais significativo para saber se os funcionários estão motivados a querer aparecer para o trabalho. Um mau administrador é frequentemente citado como um dos principais motivos pelos quais os funcionários deixam o emprego.

Crie um ambiente no qual as pessoas experimentem moral e reconhecimento positivos e os funcionários sejam motivados a trabalhar arduamente para o sucesso do negócio.

O gerente é o fator mais significativo para saber se os funcionários estão felizes no trabalho. Sua interação, com os colaboradores, define o tom do local de trabalho todos os dias.

Uma dica de gestão de pessoas simples para ver isso acontecendo, na prática, é observar como o ambiente muda de acordo com o seu humor diário. Em um dia que o gerente chega com o astral lá em cima, bem humorado e cheio de energia, a equipe segue o mesmo ritmo.

Nesses momentos o time troca mais ideias, a criatividade parece aflorar, o dia de trabalho rende muito mais, e até novos projetos podem surgir.

Em dias em que o líder chega desmotivado, quieto, a equipe também segue assim. O dia fica arrastado, as tarefas são cumpridas sem grandes picos de produtividade.

#6 Seja um exemplo

Liderar pelo exemplo e definir o ritmo através de suas expectativas e comportamento, é uma das dicas de gestão de pessoas mais simples de serem postas em prática.

Forneça reconhecimento quando os outros seguirem seus passos, mesmo que com uma característica única, afinal ninguém é igual a você.

#7 Capacite seus colaboradores

Ajude as pessoas a crescerem e desenvolverem suas habilidades e capacidades, através da educação e da aprendizagem.

Torne a carreira do funcionário e o desenvolvimento pessoal (e coletivo) uma prioridade no local de trabalho. Os funcionários sentem como se seu gerente se importasse com seu futuro e progresso, e tendem a responder positivamente a isso.

A diferença que um grande gestor pode fazer na vida profissional dos funcionários é inestimável. Ajudar os colaboradores a se sentirem recompensados, reconhecidos e agradecidos também é essencial para um bo m desempenho como gerente.

O que é gestão de pessoas?

Como vimos nas dicas de gestão de pessoas, apresentadas acima, este é um tópico amplo que abrange desenvolvimento, organização, resolução de problemas e participação na evolução dos funcionários.

Essas habilidades vão desde a capacidade de mediar um conflito de personalidade dentro de uma equipe até a construção de um sistema de RH eficaz para uma empresa.

Você tem gerentes porque não espera que os funcionários criem e reforcem a estrutura da empresa. Da mesma forma, a ideia por trás do gerenciamento de pessoas é que você tem gerentes porque também não pode esperar que os funcionários gerenciem seus próprios problemas de desenvolvimento e processos por conta própria.

As habilidades de gestão de pessoas permitem que os gerentes resolvam problemas e engajem seus funcionários.

Você pode construir suas habilidades de gerenciamento de pessoas fazendo pequenas mudanças em sua mentalidade e sua perspectiva sobre os problemas.

Esperamos que as dicas de gestão de pessoas ajudem você a pensar em ajustes para liderar com mais eficiência.

Conhece mais algumas características do sucesso de gestão? Estes são apenas um começo, mas são um bom começo.

Novamente, talvez a dica de gestão mais importante no sucesso da administração, no entanto, é ser uma pessoa que os outros querem seguir. Cada ação que você toma, durante sua carreira em uma organização, ajuda a determinar se as pessoas um dia vão querer seguir você.

Sem seguidores, você não pode liderar nem gerenciar. Então, use essas sete dicas de gestão de pessoas para ser o gerente de sucesso que você deseja se tornar.

Leia também: O papel da informática no sucesso da gestão de empresas

Se o seu dia a dia anda muito corrido e você não consegue colocar algumas das dicas de gestão de pessoas em prática por falta de tempo, sugerimos que estude a possibilidade de inserir mais tecnologia no cotidiano da sua empresa. Isso pode ajudar você a otimizar processos e seus funcionários a aumentarem a produtividade.

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