Quer começar a criar vídeos de vendas de seus produtos, mas não sabe por onde começar? Então, este artigo é para você!

Engajar, facilidade em compartilhar, mais capacidade de emocionar, enfim, esses são só alguns dos muitos motivos que tornam o conteúdo em vídeo a estratégia de marketing mais utilizada e, também, a mais eficaz.

O que antes era visto quase que exclusivamente na plataforma YouTube, hoje já está presente nas principais mídias, assim,  basta acessar qualquer rede social atualmente que somos brindados com os mais diferentes tipos de vídeos, até mesmo naquelas plataformas antes só voltadas à fotos, como Instagram, ou texto, como o Twitter (X).

Nesse sentido, a maioria das empresas vem mudando as suas estratégias comerciais e investindo cada vez mais em vídeos de vendas para a internet.

Mas, com toda essa onda de vídeos, um novo desafio acabou, inevitavelmente, surgindo: como conseguir se destacar, chamar a atenção, em meio a tanta concorrência?

Pois é, isso até nem seria um problema para quem só cria vídeos de entretenimento, mas e quem pretende usar essa estratégia para vender produtos ou serviços?

Então, nesse sentido, sai na frente quem aposta em plataformas de edição de vídeos, as quais entregam um produto profissional e diferenciado como, por exemplo, o Movavi Video Editor, super simples de usar e com resultados incríveis.

Por que investir em vídeos de vendas?

Atualmente, sem dúvida, quem pretende atrair, envolver, encantar e convencer os seus clientes precisa investir em vídeos, que são ótimas ferramentas para criar uma propaganda, já que permitem misturar o bom apelo comercial com imagens reais.

Os vídeos permitem mostrar detalhes dos produtos, sua funcionalidade e tirar qualquer tipo de dúvida, de uma forma bem mais simples e direta.  Ou seja, os vídeos são uma ótima forma de educar os clientes, tirar dúvidas e gerar mais interesse.

E não tem como enumerar as muitas vantagens de vídeo de vendas sem falar na rapidez na transmissão de informações aos clientes, até porque, hoje em dia as pessoas querem respostas mais rápidas e diretas.

Dentre as muitas vantagens fazer vídeos de vendas, podemos destacar as seguintes: 

- É um conteúdo permanente, que pode ser utilizado em diferentes canais de vendas da empresa;

- Comprovadamente, os vídeos costumam gerar mais vendas;

- A maioria dos consumidores já busca nos vídeos as informações que precisam sobre os produtos desejados;

- As empresas que apostam em vídeos aumentam em 55% o reconhecimento de sua marca.

Como fazer um bom vídeo de vendas 

Pronto, agora que já sabe porque os vídeos estão tão em alta e que vídeos de vendas costumam trazer bem mais resultados, agora chegou a hora de aprender como fazer um vídeo de sucesso. 

Lembrando que com tanta concorrência, para que seu vídeo se destaque é preciso investir em um conteúdo que impressione, atraia e encante o seu público, justamente, para que ele se sinta motivado a adquirir seus produtos ou serviços.

Confira abaixo as principais dicas para um vídeo de vendas de sucesso:

1. Envolva a sua audiência

É essencial que o seu vídeo de vendas desperte de cara a atenção de seu público, de acordo com o Google, o entre 3 e 15 segundos de um vídeo que o consumidor decide se vai continuar ou não assistindo.

Por isso, conheça bem seu público e respeite sua linguagem, dessa forma, fica bem mais fácil se aproximar do público de uma maneira mais assertiva e que absorva melhor a mensagem que deseja transmitir.

Assim sendo, procure, nos primeiros segundos do vídeo de vendas, inserir uma frase de efeito, uma brincadeira ou até uma história rápida para servir como gatilho mental para o seu público.

2. Transmita algo pessoal 

Justamente, para aguçar a curiosidade do público sobre sua marca, procure criar um vídeo mais humanizado, não focando apenas no produto em si.

A dica é falar um pouco sobre o que há por trás daquele produto, sua história, inspiração, trajetória profissional, enfim, procurando se aproximar e conectar com seu público, o motivando a gostar do seu produto ou serviço ou ter curiosidade de experimentá-lo.

3. Crie uma identificação com o seu público

Certamente, conhecer muito bem a sua persona é fundamental para conseguir criar um vídeo que desperte o seu interesse. Ou seja, é preciso conhecer suas necessidades e, assim, atingir em cheio no alvo.

Uma dica é criar uma situação fictícia no vídeo para que seu público se identifique com o seu produto e, logo, queira aproximar-se da sua empresa.

4. Apresente o produto como uma solução 

Agora que já sabe quem é seu público, o que eles querem e já conseguiu envolvê-los nos primeiros segundos, chegou a hora de falar sobre o produto em si. Apresente o produto como uma solução para seus problemas. 

Mostre sua utilidade e seus pontos positivos, e nesse momento, quem estiver assistindo ao seu vídeo já considerará se deve comprar ou não.

5. Desconstrua qualquer argumento 

É muito importante, na hora de preparar o script do seu vídeo de vendas, já pensar nas possíveis objeções por parte dos clientes.

Assim, com elas em mente, crie estratégias para desconstruí-las, mostrando que os problemas e dores do seu cliente podem ser resolvidos através da compra do seu produto. Nessa hora vale apelar para depoimentos.

6. Mostre como comprar seu produto

Muitas empresas fazem mistério sobre os valores de um produto, o que só serve para atrair desconfiança sobre a qualidade ou preços abusivos. Por isso, a transparência é sempre o melhor caminho, fale nos seus vídeos de vendas sobre o preço dos seus produtos, como seus clientes podem adquiri-los e também os métodos de pagamento.

7. Invista em gatilhos mentais

Use e abuse dos gatilhos mentais, os chamados CTA (Call to Action), para levar o seu público a ação esperada: COMPRAR o seu produto!

Vale apelar para urgência, alta procura, escassez no estoque, são recursos simples mas que ajudam a convencer o cliente a efetuar a venda. 

E é isso, claro, existem outros aspectos que costumam ajudar na hora de criar vídeos de vendas de sucesso. Por exemplo, a duração do vídeo, o qual não deve ser muito longo, também vale destacar a originalidade e a simpatia, mas é preciso ter muito cuidado com exageros, pois em excesso pode passar a ideia de falsidade. 

No mais, com tudo isso em mente, uma boa plataforma de edição de vídeos e muita criatividade, com certeza, seu vídeo de vendas será um sucesso!

Como fazer um vídeo de vendas: As melhores dicas!