A consultoria em TI para pequenas empresas é a melhor saída para economia de recursos e foco no que realmente interessa para a empresa.


Com um mercado cada vez mais tecnológico e inovador, acompanhar as novas tecnologias se torna um desafio. Ter uma equipe especializada nisso pode poupar muito tempo e dinheiro e esse é um dos pontos a favor de uma consultoria em TI para pequenas empresas. 


Como toda pequena empresa, seus custos são enxutos e seu capital deve ser alocado em áreas inerentes ao seu core business. Ter uma equipe interna para gerenciar sua área de TI é um luxo que sua empresa pode não precisar no momento. Portanto o outsourcing de TI é uma excelente opção, contratando uma consultoria em TI para pequenas empresas. Essa pode ser a solução para você.


Leia mais em: 5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI


Vamos apresentar para você como funciona uma consultoria em TI para pequenas empresas e quais suas vantagens. Tenho certeza que você, ao final do artigo, vai ter uma outra visão sobre essa possibilidade para sua empresa.

Como funciona uma consultoria em TI para pequenas empresas

A consultoria em TI para pequenas empresas funciona com o objetivo de resolver todos os problemas relacionados a área de TI. Para isso eles precisam entender o seu modelo de negócio, suas necessidades e os recursos necessários e a partir daí traçar estratégias relevantes para atender sua demanda. 


Entre os trabalhos que uma consultoria em TI para pequenas empresas pode realizar estão:


  • Avaliar as atuais condições de trabalho de sua empresa;
  • Procurar melhores soluções e propor uso de novas tecnologias quando necessário;
  • Garantir que a produtividade de seus colaboradores esteja sempre em conformidade com sua infraestrutura de TI;
  • Analisar, diagnosticar e resolver quaisquer problemas relacionados a sua infraestrutura de TI, através de um suporte rápido e eficiente;
  • Garantir que sua infraestrutura de TI funcione 24 horas por dias, 7 dias por semana de forma que sua empresa não tenha seus serviços interrompidos por conta de problemas;
  • Acompanhamento sistemático de todo funcionamento de TI de sua empresa.


5 vantagens de contratar consultoria em TI para pequenas empresas

As vantagens em contratar consultoria em TI para pequenas empresas são várias. Os benefícios vão desde diminuição de custos nas empresas até mesmo na melhoria dos processos internos de sua empresa. 


Um consultor de TI especializado tem o poder de melhorar a eficiência dos processos de sua empresa e melhorar sua produtividade geral.


Portanto vamos ver algumas vantagens da contratação de uma consultoria em TI para pequenas empresas.

1- Redução de custos

Um dos maiores custos de uma pequena empresa está em sua mão de obra. Salários, benefícios e todo tipo de custos trabalhistas podem afetar signitivamente uma pequena empresa. A contratação de uma consultoria de TI pode te custar muito menos além de facilitar seu trabalho na hora de organizar suas contas e seus pagamentos.


Os custos vão além de salários e benefícios e envolve também espaço e outros custos relacionados com a exclusão de uma área de trabalho inteira dentro de sua empresa.

2- Foco em seu core business

A contratação de uma consultoria de Ti permite que sua empresa e seus colaboradores se concentrem em suas principais funções. Com o foco de sua empresa no que realmente interessa a tendência é ter um aumento em sua eficiência e maior agilidade em seus processos de trabalho.


O foco em seu core business permite que você gerencie melhor sua empresa e consiga ficar atento a novas oportunidades de negócio que possam surgir.

3- Vantagem competitiva

Contratar uma consultoria em TI aumenta sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Colocando sua empresa em contato com profissionais preparados e atualizados com as mais novas tecnologias e procedimentos que vão ajudar sua empresa a aumentar a eficiência de seus processos.


Consultores em TI profissionais estão em constante atualização com novas práticas de mercado, novas tecnologias e ações que buscam aumentar a eficiência de seus trabalhos e processos.

Em um mercado cada vez mais concorrente, esta é uma vantagem competitiva muito importante e necessária para qualquer empresa que queria se diferenciar.

4- Aumentar a segurança

A segurança de dados e informação deve ser vista como prioridade em qualquer organização. E adotar tecnologias atualizadas e novos procedimentos são fatores importantíssimos para a segurança de suas informações.


Os consultores em TI são especialistas em identificar brechas. Eles farão buscas em seus sistemas atuais a procura de quaisquer violações de segurança que possam existir. Além de fazer um monitoramento constante eles irão se certificar que sua empresa esteja atualizada das mais atuais práticas de segurança do mercado.


A segurança de informações e a integridade delas são cruciais para o perfeito funcionamento de sua empresa, portanto deve ser tratada com toda a atenção possível.

5- Inserção de novas tecnologias

Assim como já falamos anteriormente, a contratação de uma consultoria em TI para pequenas empresas traz também a oportunidade de estar atualizado com novas práticas e tecnologias do mercado.


Novas tecnologias podem trazer:


  • redução em seus custos;
  • melhoria na velocidade dos processos de sua empresa;
  • até mesmo um aumento do foco de seus colaboradores. 


Se manter atualizado em um mercado de muita concorrência pode ser o diferencial que vai separar sua empresa das demais.

Pronto para contratar uma consultoria em TI para sua empresa?

Como você pode ver, a consultoria em TI para pequenas empresas oferece vários benefícios. A contratação de profissionais qualificados e experientes para avaliar e resolver seus problemas relacionados a sua estrutura de TI pode ser a solução para sua empresa.


Manter sua empresa em constante funcionamento é uma necessidade que não pode ser deixada de lado. E a melhor abordagem para isso é a contratação de uma consultoria em TI especializada.


Agora que você já sabe o que a consultoria em TI para pequenas empresas pode fazer por sua empresa, que tal conhecer nossos Nerds


A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas.


Entre em contato e converse com nossa equipe. Temos os melhores profissionais ao alcance do seu mouse. 


Como funciona uma consultoria em TI para pequenas empresas?