A automação do serviço de campo e o gerenciamento de equipes



Um dos tópicos abordados no conteúdo “Marketplace de TI – plataforma de gerenciamento de field service” foi como a automação do serviço de campo funciona no gerenciamento de equipes. Nesse conteúdo vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Para se manter relevante no mercado, um grande negócio tem que superar os desafios que surgem para gerenciar com eficiência técnicos de serviço de campo a ponto de reduzir os custos e tempo de execução, porém, manter a alta qualidade que o público já conhece. 

Sem isso, ao invés de manter um bom posicionamento no mercado vão ficar para trás e serão substituídos por novos negócios que enxergaram essa necessidade e aplicaram as estratégias de automação para alcançarem grandes resultados.

Recorrer a automatização é uma necessidade para melhorar o gerenciamento de equipes de serviço de campo. Continue a leitura e saiba o porquê.

Por que a automatização é uma solução necessária para o gerenciamento de equipes?

Um dos grandes atrativos de tecnologias como o gerenciamento automatizado de serviço de campo é a possibilidade de integração. 

Seja de monitoramento de serviços, técnicos ou dos equipamentos, a formulação de relatórios, encontrar os técnicos perfeitos para cada tipo de projeto ou até mesmo a segurança da informação e folha de pagamento.

Cada empresa segue seus próprios processos, suas filosofias. Acontece o mesmo com serviço de campo. Um software de gerenciamento de equipes pode ser desenvolvido sob medida e deve atender todos os campos que um negócio precisa para que o serviço mantenha a mesma qualidade que levou a empresa até ali.

É justamente por isso que a automação é uma solução necessária para o gerenciamento de equipes. Ela é capaz de:

  • Organizar todo o serviço de campo de um negócio
  • Monitorar, o tempo todo, todos os serviços sem necessariamente ter a necessidade de uma pessoa para desempenhar o trabalho o tempo todo
  • Coletar dados de campo e manter gestores e líderes atualizados com todas as etapas de cada projeto
  • Definir os melhores profissionais para projetos específicos
  • Integrar todos os softwares usados para o desenvolvimento do negócio, ou seja, sistema back-office como CRM, folha de pagamento e muito mais

Com a automação do serviço de campo gestores podem focar em liderar, e não apenas supervisionar ou resolver problemas, e a equipe pode ser mais produtiva e pensar em novas soluções, processos e maneiras de alavancar ainda mais o negócio. O restante fica por conta do software de gerenciamento e da inteligência artificial que o acompanha.

As vantagens de um gerenciamento de equipes eficiente

São muitas as vantagens de um gerenciamento de equipes automatizado:

  • Coordenação de equipes mais eficiente. Não basta ter uma boa equipe, é preciso saber coordenar para que as metas sejam alcançadas. Com a automação do gerenciador de equipes, todo líder e gestor pode administrar sua equipe do jeito certo, sem se preocupar com possíveis erros que poderiam aparecer no meio do caminho se não houvesse supervisão constante.
  • Planejamento de projetos e serviços mais otimizados. 
  • Organização de equipes especializadas. Fica muito mais fácil distribuir projetos e serviços de acordo com a especialização de cada equipe. Com os históricos salvos e relatórios gerados, líderes e gestores passam a ter acesso a informações que antes não eram possíveis sem a ajuda da automação.
  • Otimização do trabalho de líderes e gestores. Muitos gestores e líderes deixam de desempenhar sua real função para cuidar de problemas que poderiam ser facilmente solucionados com a automação do gerenciamento de equipes. Emissão de relatórios, análises de dados, gestão, são algumas facilitades que as ferramentas apresentam para os profissionais. Isso permite que o tempo seja otimizado e melhor aproveitado.
  • Economia de custos. Em vários conteúdos aqui no blog da EuNerd abordamos a economia de custos como uma das vantagens da automação do serviço de campo. Ela não deve ser encarada como a principal meta, mas uma consequência das inovações.
  • Satisfação dos clientes. Essa é outra grande consequência de muitos outros benefícios conquistados com a automação. Uma equipe melhor organizada, com processos bem estruturados e otimizados consegue desempenhar seu trabalho sem dificuldades. E bons serviços deixam os clientes muitos satisfeitos. 
  • Satisfação da equipe. A partir do momento que existe uma melhora significativa nas condições de trabalho, isso reflete na maneira como as pessoas trabalham e seu desejo é apenas acompanhar o progresso.

Para conseguir todas essas ações, as soluções SaaS são tudo o que você precisa.

O SaaS, o Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções tecnológicas por meio da internet, como um serviço. Para ter acesso a ele, basta ter internet. 

Uma empresa não precisa se preocupar com instalações, atualizações de hardwares ou outras limitações. O acesso é muito simples e fácil, o que garante que os profissionais tenham a oportunidade de trabalhar remotamente, de qualquer lugar do Brasil ou mundo.

Ao investir nesse tipo de tecnologia você garante:

  • Mobilidade total
  • Acesso a diferentes tipos de dispositivos
  • Atualizações automáticas, ou seja, não precisa ficar preocupado com sistemas desatualizados e problemas que isso gera
  • Centralização de informações e dados
  • Economia de tempo


Esperamos que você tenha conseguido enxergar de uma forma otimizada como a automação do serviço de campo é capaz de influenciar o gerenciamento de equipes.

Quer saber como implementar esse tipo de ação em sua empresa e equipe? Fale com os nossos Nerds e comece o seu projeto.


A automação do serviço de campo e o gerenciamento de equipes