5 tendências digitais para inovação nas empresas e o que podem mudar sobre como fazemos negócios?


Você provavelmente já percebeu na prática como a tecnologia e a inovação nas empresas têm um efeito transformador na realidade de toda sociedade.

A Uber modificou a forma com que nos deslocamos e o Facebook mudou a forma como as pessoas se comunicam.

Mas a inovação nas empresas também pode ocorrer em menor escala e você não precisa inventar a tecnologia para tirar proveito dela.

Não importa o tamanho do seu negócio, usar tecnologia e inovação nas empresas para otimizar seus processos exige:

  1. pensamento estratégico, 
  2. investimento inteligente, 
  3. compromisso com o sucesso a longo prazo.

Vamos dar uma olhada em algumas tecnologias e inovações nas empresas de pequeno porte, que podem transformar seus negócios.

5 tendências de tecnologia e inovação nas empresas

A seguir, listamos cinco inovações nas empresas que você pode implementar para ter sucesso em seu negócio:

  1. Internet móvel
  2. A internet das coisas
  3. Automação do conhecimento do trabalho
  4. Tecnologia na nuvem
  5. Big Data

Entenda cada uma delas, a seguir. 

1. Internet móvel

Quando se fala em tecnologia e inovação nas empresas é impossível não pensar na internet. Mas antes a internet ficava “limitada” ao computador. Hoje, no entanto, quase todo mundo tem internet móvel e rápida nas mãos através dos smartphones.

A tecnologia de negócios móveis é uma grande vantagem competitiva para empresas que realmente sabem explorar seu potencial.

Para começar, certifique-se de que seu site, anúncios, e-commerce e blog são responsivos, ou seja, estão prontos para uso em dispositivos móveis.

A internet móvel também é excelente para os funcionários, pois capacita-os a comunicar trabalhos em qualquer lugar usando ferramentas como as versões móveis de aplicativos como Office ou Google Sheets.

Leia também: Ferramentas gratuitas para ajudar seu Home-Office

2. A internet das coisas

Redes de sensores de baixo custo comunicando e coletando dados 24h/7 dias por semana?

Isso pode soar um tanto perturbador e também como algo que só as grandes empresas estão considerando. Mas cada vez mais equipamentos e dispositivos conectados à internet estão disponíveis em uma variedade de indústrias.

Com esses dispositivos conectados, você pode:

  • monitorar o desempenho, 
  • realizar manutenção, 
  • coletar dados, 
  • executar funções de controle remotamente.

A chave dessa inovação nas empresas é considerar como esses investimentos podem acelerar o seu negócio e não apenas comprá-los para fazer média ou dizer que está fazendo.

Se você está buscando uma estratégia de Internet das Coisas, entre em contato com o Encontre um Nerd, temos parceiros em vários segmentos de IOT que podem mudar totalmente seu negócio, e rápido.

Oferecemos serviços de consultoria e suporte gerenciados, organizando e planejando a introdução de IOT nas empresas através de experts do mercado de TI.

3. Automação do conhecimento do trabalho

Com a gestão de inovação tecnológica nas empresas, vimos a fabricação tornar-se cada vez mais automatizada. Agora, o trabalhador está enfrentando o mesmo cenário.

Por exemplo, no passado, quase todos os pedidos de empréstimos eram examinados por um analista financeiro. Hoje, os bancos usam softwares sofisticados para tomar decisões baseadas em dados.

Em uma pequena e média empresa, onde nunca parece haver tempo suficiente para fazer tudo, esses tipos de ferramentas podem ser inestimáveis.

Um exemplo simples é o reconhecimento de voz — uma tecnologia poderosa que poucas pessoas aproveitam — como a Cortana no Windows 10 e a Siri no MacOs.

Você pode escrever e pesquisar informações de forma muito eficiente apenas falando, o que pode otimizar tempo no trabalho e mantê-lo focado em agregar valor ao seu negócio.

Aplicativos como IFTTT e Zapier também permitem automatizar a maioria dos aplicativos que usamos no dia a dia.

Uma automação que usamos no Encontre um Nerd é facilitar o marketing digital e conectar o nosso site com uma ferramenta de disparo de emails.

Assim, toda vez que alguém nos envia um formulário de mensagem, automaticamente as informações são coletadas e enviadas para uma lista no Mailchimp. Nele nossos especialistas podem segmentar e classificar os clientes para campanhas.

4. Tecnologia na nuvem

A nuvem — a capacidade de acessar infraestrutura de TI, aplicativos e serviços através da internet — tem sido um foco de tecnologia e inovação nas empresas há muitos anos, mas as oportunidades para melhorar seu negócio continuam crescendo.

E é especialmente relevante para a gestão da inovação tecnológica de pequenas e médias empresas, que agora têm acesso ao poder de computação previamente acessível apenas para as maiores empresas.

A maneira mais fácil de começar com a tecnologia na nuvem é adotar o software como um serviço, como alternar do Office tradicional do Microsoft Office para o Office 365.

Você não precisa executar servidores ou se preocupar com segurança porque é tudo cuidado nos bastidores e seu software está sempre atualizado com os recursos mais recentes.

Leia mais em:

5. Big Data

Em um mundo cada vez mais voltado para os dados, todas as empresas precisam pensar em como usar a informação para tomar melhores decisões, conectar-se com os clientes e encontrar novas oportunidades.

E você não precisa atingir terabytes de dados para obter seu valor.

A primeira etapa é certificar-se de que você está coletando e armazenando dados em algum lugar que seja alcançável e estruturado. 

Faça um inventário dos tipos de dados coletados por sua empresa com os tipos de dados que podem coletar. Assim, você pode decidir o que realmente é valioso.

Você precisa de ferramentas que o ajudem a explorar e dar sentido aos dados. O Excel é o clássico para os usuários do Office e você pode obter o mais recente com o Office 365.

Se você quiser levar as coisas um passo adiante, experimente o Power BI, que fornece ferramentas fáceis de usar para fazer e responder perguntas dos seus dados.

Acima de tudo, lembre-se: o uso da tecnologia e inovação nas empresas nem sempre tem que fazer manchetes. Se seus concorrentes não estão seguindo as tendências das empresas e aproveitando ao máximo a inovação tecnológica, talvez seja hora de rever seu próprio negócio.

A tecnologia e a inovação nas empresas estão transformando não só a forma como vivemos, mas também como fazemos negócio. Sua empresa já está de olho nessas mudanças?

A Encontre um Nerd é seu parceiro de suporte técnico em Informática e TI on demand. Nossos especialistas em TI, Técnicos em Informática, Engenheiros de Inovação e outros profissionais para te dar suporte sob demanda sempre que precisar.

Somos uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. Somos uma rede exclusiva dos principais técnicos de Suporte e Infraestrutura de TI. Quando e onde precisar.

Estamos sempre à frente trazendo as ferramentas mais novas do mercado com processos simplificados de integração em empresas. Confira como a Yazigi conseguiu reduzir em 12% os custos fixos com nossos serviços.

Conheça nossa lista de serviços e entenda como podemos ajudar a sua empresa a:


  • reduzir custos, 
  • melhorar o suporte e infraestrutura de TI, 
  • conquistar maiores índices de satisfação dos clientes, 
  • melhorar os indicadores de infraestrutura de TI e muito mais.


Atendemos com agilidade a mais de 2.000 cidades do Brasil e estamos em todas as capitais. 


Entre em contato, simule seu orçamento e descubra o que podemos fazer por você e por sua empresa.

 


Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória