Servidor para empresa de grande porte: 6 cuidados para escolher a melhor opção

Saiba os principais cuidados para encontrar um novo servidor para empresa de grande porte e garantir eficiência e segurança de dados.

As empresas estão expandindo cada vez mais sua capacidade de operação, muitas estimuladas pela avanço da tecnologia e da internet. As grandes marcas do mercado precisam de um suporte técnico robusto e de um servidor para empresa de grande porte que responda a sua necessidade de transações.


O servidor de rede é o configurado para conectar toda a empresa — local e remotamente —, permitindo que as equipes tenham acesso aos documentos-chave a partir de um ponto em comum.


Em empresas maiores, a capacidade de armazenamento e a velocidade de processamento do servidor deve ser compatível com o volume grande de acessos e pessoas conectadas.


Uma empresa com 10 mil funcionários, precisa de um servidor para empresa de grande porte que conecte todas máquinas e ainda suporte outros sistemas como e-mail, impressão, banco de dados, etc.


Sua empresa expandiu e você quer saber como escolher o melhor servidor para empresa de grande porte? Continue lendo e confira algumas dicas para acertar na escolha.

Cuidados ao escolher um servidor para empresa de grande porte

1. Estude a necessidade atual da empresa

Um dos diferenciais do servidor para empresa de grande porte é que ele precisa ser uma máquina potente para processar todas as informações ininterruptamente.


Grande corporações tem um banco de dados extenso, usam sistemas de ERP e CRM e precisam de recursos de virtualização avançados.


Para organizar suas prioridades, faça uma lista com:


  • os recursos mais usados em toda a empresa;
  • quantos funcionários trabalham usando esses recursos;
  • quais novos recursos devem ser adicionados.


Mesmo sendo empresas de grande porte, muitas não possuem uma equipe interna de TI para analisar essas especificações.


Uma alternativa nesse caso é contratar uma consultoria de TI para fazer essa análise e propor soluções para a empresa.

2. Defina um teto de orçamento para a compra

Mesmo que a organização esteja disposta a investir o que for necessário para adquirir um servidor para empresa de grande porte, é importante estabelecer um teto de orçamento.


O principal motivo de ter esse cuidado é garantir que seu investimento seja realmente eficiente e que você não desperdice orçamento com adicionais desnecessários.


Outro motivo é pelo fato de existirem inúmeros fornecedores no mercado disputando clientes. Nem sempre será necessário ir longe para fechar um bom negócio, acredite.


Ter um budget em mente também torna a pesquisa mais focada para encontrar a solução que se encaixa perfeitamente no que você precisa.

3. Escolha um servidor compatível com sua necessidade

Com suas necessidades em mãos e seu orçamento estabelecido, é hora de analisar as opções existentes para procurar os fornecedores que as oferecem.


Quando se trata de servidor para empresa de grande porte, o sistema que deve ser montado é mais complexo com muitas conexões e máquinas.


Por isso, existem duas opções que se encaixam mais para esse perfil de empresa: o servidor rack e o servidor blade. Vamos conhecer mais de cada um:

Servidor rack

O servidor rack tem uma estrutura padrão organizada para gerenciar uma quantidade maior de servidores e também pode ser expandido facilmente.


Os equipamentos devem ser instalados em uma área exclusiva da empresa, de onde vão sair todos os cabos e conexões. Esse é um espaço que deve ser mantido organizado e bem refrigerado para manter a temperatura constante.


A infraestrutura da sala de um servidor para empresa de grande porte no modelo rack exige um investimento inicial e pode aumentar à medida que são adicionados mais:

  • CPUs;
  • memória no sistema;
  • compartilhamentos entre as máquinas;
  • recursos de virtualização, etc.


O investimento maior se justifica nesse caso, pois para operar uma rede complexa um servidor para pequena empresa mais barato não daria conta do volume de transações.

Servidor blade

Os servidores blade são mais compactos e permitem ampliar a capacidade do servidor em um modelo com menos cabos que deixa o espaço mais limpo e livre de fios.


Esse tipo de servidor opera dentro de uma estrutura chamada de chassi que fornece energia, sistema de resfriamento e conectividade para todos os dispositivos internos.


O custo de instalação do servidor blade é maior, pois é necessário adquirir toda a estrutura. Comparado ao rack a capacidade de expansão do blade é menor. 


Para fazer uma escolha assertiva é importante balancear necessidade, orçamento e escalabilidade do modelo para que ao invés de trocar de servidor, a empresa aprimore o já existente. 

4. Opte por um servidor expansível

Por falar em escalabilidade, um servidor para empresa de grande porte deve ser fácil de expandir e estruturar a medida que as necessidades crescerem.


A equipe de TI (interna ou terceirizada) deve ter o cuidado de não instalar um modelo limitado em sua capacidade de expansão.


Os discos rígidos precisam ser atualizados facilmente para atender a necessidade de memória para operar o servidor. 


Implementar uma configuração RAID também otimiza o desempenho do servidor e protege os dados em caso de falha de algum dos componentes. 

5. Tenha um local para armazenar o servidor

Independentemente de ser um servidor rack ou blade, será necessário que eles tenham um espaço próprio dentro da empresa.


Isso é fundamental para garantir a segurança física do equipamento do servidor para empresa de grande porte.


Também é importante, pois a estrutura precisa ter um sistema de climatização específico para reduzir o calor gerado pela atividade. 


Então se precisar, faça ajustes na sala do servidor para receber o upgrade de equipamentos e mantê-los dentro dos parâmetros necessários. A equipe de TI será responsável por essa tarefa. 

6. Priorize fornecedores com bom suporte de atendimento e técnico

Mesmo com uma equipe de TI interna ou com atendimento via outsourcing de TI, a empresa fornecedora do servidor para empresa de grande porte precisa ter um atendimento e suporte disponível.


Saber que é possível contar com profissionais capacitados e conseguir contactá-los com agilidade é crucial para não prejudicar as atividades em grandes negócios. 

Precisa de um servidor para empresa de grande porte?

Se o seu negócio precisa de um servidor para empresa de grande porte, a agilidade em encontrar uma solução é fundamental.


Se a sua empresa não tem uma equipe interna para essa função pode fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas. 


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form