O que é outsourcing de equipamentos de TI, quais suas vantagens e como escolher um fornecedor

Redução de gastos, agilidade de atendimento: veja o que é outsourcing de equipamentos de TI e como esse processo pode ajudar sua empresa!

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O mercado de Tecnologia da Informação (TI) está baseando-se cada vez mas em modelos de outsourcing. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IDC, consultoria especialista em tendências de mercado de TI, indica que 19% das empresas migrarão para modelos de outsourcing até 2022.

Mas, afinal, você sabe o que é outsourcing e outsourcing de equipamentos de TI? Sabe como escolher um serviço de outsourcing de equipamentos de TI? Então acompanhe nosso post e descubra!

O que é outsourcing de equipamentos de TI?

O outsourcing de equipamentos de TI nada mais é do que a terceirização de serviços ou da infraestrutura de trabalho de TI. Esse tipo de outsourcing de TI tem como objetivo fazer com que determinada empresa deixe de realizar internamente atividades que não são relacionadas ao core business da empresa.

Isso porque uma infraestrutura de TI exige investimento, profissionais altamente qualificados e manutenção constante dos ativos. Assim, com o outsourcing de equipamentos de TI, a área da empresa que até então era voltada por toda a parte tecnológica pode ser mais eficaz e menos onerosa para as empresas.

Existem 3 tipos principais de outsourcing de equipamentos de TI: 

  • Hardware as a Service (Hardware como serviço, HaaS) 
  • PC as a Service (PC como serviço, PCaaS) 
  • Device as a Service (Dispositivo como serviço, DaaS).

HaaS

O HaaS é focado em oferecer outsourcing de equipamentos de TI adequados à realidade do cliente, geralmente com custos não muito elevados. A proposta é garantir um pacote que une instalação de máquinas, configuração, suporte técnico e manutenção. Geralmente, funciona por meio de um pagamento mensal, que varia conforme o aumento ou redução do contrato. É mais indicado para pequenas e médias empresas.

PCaaS

Já o PCaaS é uma solução para empresas que procuram obter desktops, laptops, tablets e equipamentos de última geração com softwares atualizados já prontos para utilização. A empresa ou profissional contratado passa a gerenciar todo o processo relacionado à TI da empresa contratante, da instalação à manutenção. Esse método ajuda a facilitar o trabalho de quem quer tecnologia de ponta sem precisar fazer investimentos altíssimos.

DaaS

Por fim, o DaaS é uma solução para quem quer tanto hardwares como softwares completos para suas atividades. A terceirização da gestão e do suporte técnico, nesse caso, ajudam a prover um direcionamento maior com o core business da empresa. Essa modalidade caracteriza-se pelo fato de os dados serem armazenados em um servidor central que auxilia na garantia de custos competitivos. É uma solução mais personalizada.

Leia mais: Tipos de consultoria de TI: 7 tipos de serviços para empresas

Quais são as vantagens do outsourcing de equipamentos de TI?

1. Agilidade na correção de falhas

Falhas podem causar indisponibilidade de serviços, comprometendo a produtividade dos funcionários e atrasando demandas. E isso pode, em casos mais graves, levar a prejuízo financeiro. Sendo assim, ter profissionais especializados sempre à disposição é fundamental para que os reparos sejam feitos rapidamente. E é isso que empresas e profissionais de outsourcing de equipamentos de TI costumam oferecer.

2. Foco no core business

Frequentemente, o foco em atividades operacionais distrai a empresa e dá atenção e necessidades de gerenciamento de infraestrutura. 

Por isso, ter uma empresa ou profissional parceiro para outsourcing de equipamentos de TI permite que as empresas entreguem todas as atividades confortavelmente, se focando na criação e desenvolvimento de outras tarefas mais relevantes.

3. Manter equipamentos e sistemas atualizados

Empresas que têm equipamentos de TI antigos e um sistema desatualizado tem sua produtividade, qualidade de atendimento ao cliente e segurança comprometidas. E é realmente difícil gerenciar os ativos de TI de maneira a mantê-los atualizados.

Por isso, contar com o outsourcing de equipamentos de TI pode garantir que investimentos em novos equipamentos sejam bem direcionados e que os sistemas se mantenham atualizados, seguros e com boa performance para que os trabalhadores possam atuar com produtividade e os clientes tenham um atendimento de qualidade.

4. Reduzir custos

Quando se faz outsourcing de equipamentos de TI, os custos de manutenção da infraestrutura são compartilhados entre os clientes do contratado. Isso torna os valores bem menores se comparados aos gastos com uma infraestrutura legada.

Isso inclui aquisição de insumos, despesas com atualização de hardwares e softwares, equipamentos de manutenção, mão-de-obra qualificada etc. Além disso, a contratante não precisa de profissionais em cargos de responsabilidade, o que reduz as despesas na folha de pagamento.

5. Mais controle sobre o orçamento

Além da questão de redução de custos, planejar gastos e investimentos em ativos de TI pode ser um desafio para empresas cujo core business não é tecnologia. Assim, fazer outsourcing de equipamentos de TI com um fornecedor especializado torna as despesas mais mensuráveis e previsíveis.

Leia mais: 5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI

Como escolher um serviço de outsourcing de equipamentos de TI?

1. Avalie o feedback de outros clientes

Quando estiver buscando um prestador de outsourcing de equipamentos de TI, analise o feedback dos clientes que ele tem ou teve. Eles conseguirão apontar os aspectos positivos e negativos do serviço, e também o modo como o(s) profissional(is) atua(m) em momentos mais críticos.

Leia mais: O que é field service de TI?

2. Firme um SLA (Service Level Agreement)

SLA ou Acordo de Nível de Serviço é o documento que baliza o relacionamento entre o prestador de serviço de outsourcing de equipamentos de TI e seus clientes. Por meio dele são determinados os objetivos e estabelecidas multas e procedimentos legais. Quando o SLA for criado, defina as rotinas de responsabilidade do prestador e crie métricas de performance. Normas de controle e segurança também podem ser determinadas aqui.

3. Confira o que e quem será influenciado pelo serviço

Identifique como o outsourcing será útil para o seu negócio. Assim, sua empresa precisa definir objetivos de médio e longo prazos, a fim de conseguir redirecionar investimentos na área de forma mais precisa.

4. Veja as certificações do prestador de serviço de outsourcing de equipamentos de TI

Prestadores de serviço que possuem certificação conseguem ter seu comprometimento atestado segundo os padrões de mercado. Isso porque esses documentos são elaborados por órgãos especializados, após um longo processo em que todas as rotinas internas são checadas e alinhadas com um padrão de qualidade.

Dessa forma, busque um servidor que tenha certificações, para que você possa identificar se ele consegue atuar de modo estratégico dentro da sua empresa.

Leia mais: Empresas que terceirizam serviços de TI: serviços e vantagens de contratar

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