[8 dicas] O que fazer quando o computador está muito lento?

Aprenda o que fazer quando o computador está muito lento com nossas 8 dicas simples e práticas que você pode fazer sem ajuda de um técnico

Existem poucas coisas mais frustrantes do que o computador que trava e não responde a nossos comandos quando necessário. Mas, o que fazer quando o computador está muito lento?

Se não tem muito tempo que seu computador funcionava perfeitamente, então o que será que pode ter mudado nesse período?

Mesmo que não saiba a razão, aqui está você, esperando alguns minutos para abrir um simples arquivo do Word.

Claro, você poderia apenas perder a paciência e dar uns socos no seu computador. Mas antes de gastar uma fortuna em um computador novo, você poderia tentar consertá-lo sozinho, certo?

Se é para isso que está aqui, então temos boas notícias: separamos algumas dicas para que você saiba o que fazer quando o computador está muito lento e tente consertá-lo.

O que fazer quando o computador está muito lento?

O Windows tende a desacelerar com o tempo, portanto, se o seu computador estava funcionando bem antes, mas agora diminuiu a velocidade, provavelmente é um problema do sistema operacional.

Com os seguintes passos você vai saber exatamente o que fazer quando o computador está muito lento.

1- Encontrar os programas sugadores de recursos

Seu PC está lento porque algo está usando seus recursos.

Se, de repente, a execução for mais lenta, um processo de fuga pode estar usando 99% dos recursos da CPU, por exemplo.

Ou, um aplicativo pode estar sofrendo um erro de memória e usando uma grande quantidade dela, fazendo com que o seu PC troque para o disco. Como alternativa, um aplicativo pode estar usando muito o disco, fazendo com que outros aplicativos diminuam a velocidade quando precisam carregar dados ou salvá-los.

Para descobrir, abra o Gerenciador de Tarefas. Você pode clicar com o botão direito do mouse na sua barra de tarefas e selecionar a opção “Gerenciador de Tarefas” ou pressione Ctrl + Shift + Esc para abri-lo.

No Windows 8, 8.1 e 10, o novo Gerenciador de Tarefas fornece uma interface atualizada que informa com uso de cores os aplicativos que estão usando muitos recursos.

Clique nos cabeçalhos “CPU”, “Memória” e “Disco” para classificar a lista pelos aplicativos que usam a maioria dos recursos.

Se algum aplicativo estiver usando muitos recursos, convém fechá-lo normalmente. Se não for possível, selecione-o aqui e clique em “Finalizar tarefa” para forçar o fechamento.

2- Feche os programas da bandeja do sistema

Muitos aplicativos tendem a ser executados na bandeja do sistema ou na área de notificação.

Esses aplicativos geralmente são iniciados junto com o Windows e continuam sendo executados em segundo plano, mas permanecem ocultos atrás do ícone de seta para cima, no canto inferior direito da tela do seu computador, ao lado do relógio.

Para vê-los, clique no ícone de seta para cima, perto da bandeja do sistema.

Clique com o botão direito do mouse em todos os aplicativos que você não precisa executar em segundo plano e feche-os para liberar recursos.

3- Desativar programas que iniciam com o Windows

Após você identificar na dica anterior, os aplicativos que você normalmente não precisa usar assim que o Windows inicia, você pode desativar sua inicialização automática de uma vez por todas.

Isso evita que esses aplicativos sejam iniciados junto com o Windows economizando memória e uso de CPU, além de acelerar o processo de inicialização.

No Windows 8, 8.1 e 10, há um gerenciador de inicialização no Gerenciador de Tarefas que você pode usar para gerenciar seus programas de inicialização.

Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas” ou pressione Ctrl + Shift + Esc para iniciá-lo.

Clique na guia Inicializar e desative os aplicativos de inicialização que você não precisa.

O Windows lhe informará quais aplicativos atrasam mais o processo de inicialização. Esse é um dos principais passos de o que fazer quando o computador está muito lento.

4- Deixe seu navegador da Web mais leve

Há uma boa chance de você usar muito o seu navegador, então ele pode estar um pouco lento.

É uma boa ideia usar o mínimo de extensões de navegador ou complementos possíveis.

A grande quantidade de complementos reduz a velocidade do seu navegador e faz com que ele use mais memória.

Acesse o gerenciador de extensões ou gerenciadores de complementos do seu navegador da Web e remova as extensões/complementos que você não precisa.

5- Verificar Malware e Adware

Também há a chance do seu computador ficar lento porque um software mal-intencionado está diminuindo a velocidade e sendo executado em segundo plano.

Um software que interfere na sua navegação na Web para rastreá-lo e adicionar anúncios adicionais, por exemplo.

Para ficar mais seguro, verifique sempre seu computador com um programa de antivírus atualizado.

Você também deve verificar com algum programa específico contra malware, que captura com mais precisão que a maioria dos programas de antivírus que tendem a ignorar algumas ameaças.

Para escolher o seu, sugerimos que leia o artigo;Melhor antivírus para empresas: 5 opções pagas para PMEs”.

Esses programas tentam infiltrar-se no seu computador quando você instala outro software e sem perceber acaba instalando eles juntamente.

6- Liberar espaço em disco

Se o seu disco rígido estiver quase cheio, o seu computador ficará visivelmente mais lento.

Você precisa deixar algum espaço para seu computador trabalhar.

Para isso você não precisa de nenhum software de terceiros. Basta executar a ferramenta Limpeza de Disco incluída no Windows. Isso já pode ajudar bastante.

7- Desinstalar programas que você não usa

Seguindo a ideia de liberar espaço em disco, abra o Painel de Controle, encontre o ícone “Desinstalar um Programa”. Lá estará uma lista de programas instalados que você poderá decidir por desinstalar, caso não use com frequência e não precise no seu PC.

Isso pode ajudar a acelerar o seu PC, pois, esses programas podem incluir:

  • processos em segundo plano;
  • entradas de início automático;
  • serviços do sistema;
  • entradas no menu de contexto e outras coisas que podem tornar o seu PC mais lento.

Fazendo isso você também economiza espaço em seu disco rígido e melhora a segurança de informação do sistema.

8- Redefinir seu PC / reinstalar o Windows

Se as outras dicas não resolverem o problema, a única solução para corrigir os problemas do Windows é fazer uma nova instalação e começar do zero.

Nas versões modernas do Windows, ou seja, Windows 8, 8.1 e 10, é mais fácil obter uma nova instalação. Você não precisa mais da mídia de instalação do Windows e reinstalar. Em vez disso, você pode simplesmente usar o recurso “Redefinir seu PC” incorporado no Windows para obter um novo sistema Windows do zero.

Isso limpará os programas instalados e as configurações do sistema, mantendo os arquivos.

E se nada adiantar?

Se mesmo seguindo todas essas dicas você continuar sem saber o que fazer quando o computador está muito lento, talvez seja hora de solicitar apoio profissional.

A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas.

A Eunerd qualifica e gerencia suporte técnico e assistência de informática, atendendo até 10x mais rápido com flexibilidade para qualquer serviço, em qualquer lugar.

Entre em contato com a nossa equipe e converse com um de nossos Nerds sobre o seu problema. Ele irá te ajudar.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico gratuíto

Durante sua consulta, conhecemos as necessidades de você e de sua família. Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde