Quais os mercados mais afetados com as redes móveis 5G

Quais os mercados mais afetados com as redes móveis 5G

As redes móveis 5G já estão em processo de implementação e muitos negócios já estão mudando suas infraestruturas para receber essa tecnologia. Neste conteúdo, vamos te apresentar os mercados mais afetados com o 5G. Continue a leitura para saber mais.

O 5G é uma tecnologia desenvolvida para transformar a rotina das pessoas, mas principalmente a forma como as empresas oferecem seus serviços.

Você ainda vai encontrar no mercado descrentes da revolução que as redes móveis 5G irão disponibilizar para os negócios, mas mantenha a mente aberta, pois com a proximidade do acesso às redes móveis 5G, toda a sociedade vai passar por um processo de digitalização virtual nunca vista na história.

É claro que todas essas mudanças vão acontecer gradualmente, conforme a tecnologia for implementada nos países e as empresas modificarem suas infraestruturas para ter acesso a tecnologia.

Mas já podemos afirmar que as redes 5G serão capazes de suportar aplicativos e um alto número de acessos com alta velocidade e baixa latência.

Ao levar em consideração todas as informações que já publicamos aqui em nosso blog da Eunerd, vamos te apresentar alguns mercados que serão drasticamente transformados pela implementação das redes móveis 5G.

Boa leitura!

Os mercados mais afetados pelas redes móveis 5G: Transportes

Quando as redes móveis 5G forem finalmente implementadas, a humanidade vai realizar um sonho antigo, algo que sempre é citado quando falamos em futuro e vem sido aprimorado nos últimos tempos: veículos autônomos.

Já podemos contemplar algumas gigantes de tecnologia e tradicionais montadoras de carros desenvolvendo seus próprios protótipos de carros autônomos, como por exemplo:

  • Apple. Engajada nesse mercado de veículos autônomos, a empresa da maçã comprou a Drive.ai, uma startup especializada em veículos autônomos.
  • Audi. A montadora alemã Audi disse que planeja, até 2023, investir aproximadamente US$16 bilhões em seus projetos de veículos autônomos.
  • Amazon. Com o propósito de tornar seu serviço de entregas mais rápido e eficiente, a Amazon vem investindo boa parte do seu orçamento de bilhões de dólares em pesquisas e produção da sua própria frota de veículos autônomos.
  • Samsung. A empresa de tecnologia sul-coreana conseguiu em 2017 a permissão para iniciar testes de carros autônomos pelas ruas da Coreia do Sul. Os sensores e câmeras dos veículos da Samsung foram instalados nos automóveis da montadora, a também sul-coreana, Hyundai.

Para funcionarem do modo apropriado, os veículos autônomos precisam ter baixa latência, ou seja, ter o mínimo possível de atraso no envio e recebimento de informações. É isso que vai evitar que acidentes, principalmente os mais graves, aconteçam.

Os mercados mais afetados pelas redes móveis 5G: Fábricas

A 4ª Revolução Industrial tem como principais frentes a robótica, inteligência artificial, Internet das Coisas, impressão 3D, a Realidade Virtual e Aumentada e tecnologia em nuvem.

Com as redes móveis 5G, a comunicação das máquinas será muito mais eficiente, eficaz e os profissionais serão capazes de resolverem problemas remotamente, o que antes era algo impossível de fazer.

Com a realidade virtual e aumentada, o desenvolvimento e testes dos serviços e produtos serão feitos no mundo virtual. Isso significa a eliminação de possíveis problemas e a capacidade de oferecer algo que satisfaça os clientes mais exigentes.

A Automação Robótica de Processos (RPA) também será uma das beneficiadas.

Para quem não conhece, a RPA é o uso da tecnologia para automatizar processos de negócios, ou seja, quando a empresa configura um “robô” para ler informações e interpretá-las para que seja capaz de se comunicar com outros sistemas digitais e, a partir deles, criar outros processos.

A RPA é uma forte característica das fábricas do futuro.

Os mercados mais afetados pelas redes móveis 5G: Saúde

Na área da saúde, as redes móveis 5G vão permitir que sejam feitas telecirurgias e monitoramento dos pacientes à distância.

Junto a isso, ferramentas como a realidade virtual e aumentada serão populares entre médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, uma vez que vão permitir o desenvolvimento, criação e aperfeiçoamento de tratamentos, treinamentos e a própria evolução da medicina.

A medicina é uma área que demora para investir em tecnologia. Ela precisa de muito tempo para se adaptar e desenvolver algo que beneficie a equipe e seus pacientes de alguma maneira.

Com o 5G, esse processo será muito mais rápido e eficiente.

Os mercados mais afetados pelas redes móveis 5G: Varejo

O setor de varejo é muito amplo e envolve segmentos com produtos e serviços diferentes, mas pode ter certeza de que com as redes móveis 5G, a experiência do cliente será maior e muito mais personalizada.

Conforme a tecnologia for implementada, donos de pequenos, médio e grandes negócios serão obrigados a passar por grandes mudanças.

Mas, apesar de tudo isso, o mercado vai se aperfeiçoar em duas direções:

1. Dados e análises. Para oferecer serviços e produtos mais exclusivos e personalizados, seguir tendência e criar aquilo que os clientes realmente querem, o 5G vai permitir que as empresas de varejo reúnam e analisem um maior número dados, em tempo real, de todas as fases do processo de compra e use as informações para fechar vendas e oferecer novos produtos e serviços.

Isso é algo já feio hoje, mas a tecnologia vai evoluir ainda mais com o 5G.

2. Internet das coisas. Com o 5G, a Internet das Coisas e aplicativos móveis serão desenvolvidos para as pessoas que visitarem a loja e oferecer uma experiência diferente. Alguns exemplos são:

  • Provadores do futuro com “espelhos mágicos” interativos, que reconhecem os produtos provados e passar a oferecer mais informações sobre o modelo ou até mesmo apresentar outras combinações de looks que podem ser criados de acordo com o físico e estilo do cliente. A alta velocidade da internet e a baixa latência da internet vão permitir essa e outras interações similares.
  • Maior controle de estoque, especialmente quando algum item com alta procura está fora de estoque e será possível rastrear com maior precisão em quais lojas possui o produto e até mesmo automatizar os produtos direto com os fornecedores para que novas unidades sejam entregues o quanto antes.

Leia mais: Internet das coisas nas empresas: como ela está mudando os negócios hoje >

Os mercados mais afetados pelas redes móveis 5G: Mídia e entretenimento

Com as redes móveis 5G, novas tecnologias interativas e imersivas vão surgir, o que significa que as marcas, empresas, cinemas e produtores de conteúdo vão oferecer conteúdos mais sensoriais, exclusivos e personalizados para cada público.

O conteúdo hoje é consumido de diferentes formas e em múltiplas plataformas. Esse engajamento vai aumentar ainda mais com a nova internet móvel.

 

E agora, o que podemos concluir com todas essas poucas informações? O mundo corporativo, empresarial, varejo e tantos outros mercados precisam começar a planejar o futuro do seu negócio para se manter relevante.

Temos duas notícias para te dar: uma boa e “uma má”. A “má notícia” é que isso pode acontecer antes do que você imagina, o que significa que as mudanças já devem ser estudadas e planejadas.

E a boa notícia é que a EUNERD pode te ajudar a passar por todas essas mudanças ao oferecer uma equipe preparada, qualificada e especializada.

O mundo vai mudar e é importante que você gestor acompanhe cada uma dessas mudanças de modo inteligente.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Entramos em contato em minutos, sem compromisso.

Basta inserir seus dados de contato abaixo e um membro de nossa equipe de vendas entrará em contato.

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form