Qual o melhor roteador wireless para empresa? Análise de 5 modelos

Analisamos atributos como segurança, velocidade, conectividade, cobertura wireless e mais. Afinal, qual o melhor roteador para empresa?

Escolher o melhor roteador para empresa não é uma tarefa difícil mas pode ser uma tarefa chata. São muitos os modelos e também os valores. Se você não tiver um sinal estável do seu roteador, poderá perder a conectividade ao falar com seu cliente ou mesmo tempo importante de trabalho.

Não importa que tipo de negócio você tenha, seja uma pequena cafeteria ou até mesmo um pequeno escritório de advocacia, uma conexão de qualidade com a Internet é essencial. Cada pequena empresa precisa estar equipada com um roteador para conectar várias redes e rotear o tráfego entre elas de maneira rápida, eficiente e confiável. Portanto qual é o melhor roteador wireless para empresa? É o que veremos neste artigo.

O melhor roteador para empresa?

Os roteadores wireless melhoraram em qualidade nos últimos anos, com muitos roteadores rápidos de banda dupla e tripla que permitem várias redes, o que é útil se você estiver gerenciando um negócio em que clientes e funcionários precisem se conectar a redes separadas (como em um restaurante ou loja de varejo).

Os fabricantes de roteadores têm colocado cada vez mais recursos, e inclusive já oferecem compatibilidade com aplicativos de smartphone que ajudam a gerenciar seu roteador de maneira fácil. Alguns recursos do aplicativo podem incluir:

  • diagnóstico de rede;
  • varreduras de segurança;
  • atualizações de firmware e muito mais.

Ao pesquisar a escolha do melhor roteador para empresa, algumas considerações importantes incluem:

  • o nível de segurança;
  • se o roteador pode estabelecer uma Rede Privada Virtual (VPN);
  • velocidade;
  • conectividade;
  • o tamanho de um espaço que o roteador precisa cobrir (um pequeno escritório pode precisar ter mais cobertura do que, digamos, um café).

Com tantas opções de roteador wireless para empresa para escolher no mercado, dê uma olhada em nossa lista para descobrir qual o melhor roteador para empresa, que se ajusta bem à sua necessidade.

Seja qual for o seu negócio, haverá um roteador nesta lista que pode manter seus funcionários e clientes satisfeitos com uma conexão rápida e confiável à Internet.

Não seguiremos uma ordem específica do melhor, pois o melhor roteador wireless para empresa vai depender da sua necessidade e realidade. Não vale a pena você gastar mais do que sua necessidade exige.

1. Roteador Linksys WRT AC1900 de banda dupla

Este é um roteador de banda dupla. Oferece conectividade sem fio simultânea de 2,4 GHz e 5 GHz. Você recebe um sinal forte de Wi-Fi sem zonas mortas - mesmo em vários andares. Esta poderia ser a solução perfeita para a entrega de Wi-Fi através de seus escritórios ou pequenas empresas. Outras características incluem:

  • 4 antenas de alto desempenho para maior intensidade do sinal;
  • Portas Ethernet de 4 gigabits;
  • Beam forming technology - aumenta a força do sinal para dispositivos específicos;
  • Velocidades de banda dupla até 600 Mbps com 2,4 GHz e 1300 Mbps com 5 GHz.

E as desvantagens? Existem dois possíveis problemas a serem considerados:

  • Pode ser difícil instalar novas atualizações de firmware;
  • Você não pode usar software de código aberto.

As desvantagens podem não importar para algumas empresas. Atualizar o firmware pode ser um processo complicado. Apenas certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções.

Devido à dificuldade, você pode querer tentar encontrar um pacote de software de código aberto. Mas este roteador não funciona com opções de código aberto.

Além desses inconvenientes, este é um roteador Wi-Fi decente. Você obtém velocidades rápidas e força de sinal superior. É um excelente roteador para a maioria das pequenas empresas, se você não estiver procurando por um roteador que suporte opções de código aberto.

2. TRENDnet AC3200

Ele oferece velocidades Wi-Fi mais rápidas, com até 3200 Mbps nas freqüências de 2,4 GHz e 5 GHz. Outros recursos e benefícios incluem:

  • Inclui "Smart Connect", que agrupa automaticamente dispositivos mais lentos e mais rápidos para melhorar a força do sinal;
  • Possui CPU dual-core de 1 GHz para garantir taxas de transferência de dados em alta velocidade.

Existem algumas desvantagens em escolher este roteador:

  • É caro;
  • A instalação é complicada para o usuário médio.

Este é um roteador caro mas oferece velocidades rápidas de Wi-Fi e conectividade superior. Você não precisa se preocupar em perder conexões.

O processo de configuração pode ser um pouco complicado. Se você não tem experiência com segurança de rede ou configuração de roteadores, pode ter problemas para configurar esse roteador adequadamente. Principalmente se você precisar usar configurações adicionais, como a otimização da largura de banda.

No geral, este roteador oferece vários recursos excelentes e apenas algumas desvantagens em potencial. É uma escolha sólida.

3. Cisco RV110W-A-NA-K9 Wifi com VPN

Este roteador da Cisco possui suporte a VPN e inclui 4 portas LAN, além de conectividade sem fio 802.11n de alta velocidade e preço atraente. Outros recursos e benefícios incluem:

  • Inclui um gerenciador de dispositivos baseado em navegador para configurar o roteador;
  • Oferece suporte para redes privadas virtuais (VPNs);
  • 4 portas Ethernet rápidas para conectar impressoras, telefones IP e computadores.

Há apenas alguns inconvenientes potenciais a serem considerados:

  • Oferece taxas de transferência de dados de 10/100 Mbps - relativamente lento em comparação com outras opções;
  • Não permite controle de largura de banda do usuário por endereço IP.

As taxas de transferência de dados são mais lentas que algumas de suas outras opções. No entanto, ainda é rápido o suficiente para a maioria das necessidades de pequenas empresas. Além disso, não fornece recursos para limitar a largura de banda para cada usuário. Ele permite que você defina larguras de banda para diferentes VLANs, o que requer configuração adicional.

No geral, este é um roteador de qualidade. É um pouco mais lento que outras opções. Mas, você ainda tem um roteador Wi-Fi com suporte a VPN e faixa de Wi-Fi decente. Você pode conectar-se facilmente a VPNs e acessar sua rede comercial com segurança de qualquer local longe do escritório.

4. NETGEAR Nighthawk X10 Wi-Fi

Se o seu negócio requer velocidade de internet rápida, o NETGEAR Nighthawk X10 Wi-Fi Router é o roteador certo para você.

Esse roteador é considerado o roteador mais rápido para conteúdo de streaming da indústria devido à sua capacidade de fornecer 802.11ac / ad Wi-Fi para streaming ultra-suave de arquivos 4K e também para downloads imediatos de conteúdo de mídia.

O hardware do roteador é incrível, pois inclui um poderoso processador Quad Core de 1.7GHz e arquitetura Quad Stream. Estes permitem-lhe a oportunidade de desfrutar de uma velocidade combinada de até 7,2 Gbps.

Seu suporte ao MU-MIMO lhe dá a chance de se envolver em streaming simultâneo enquanto o 160MHz dobra as velocidades Wi-Fi disponíveis para dispositivos móveis. Além disso, possui quatro antenas ativas externas projetadas para aprimorar os sinais Wi-Fi, a fim de maximizar a saída e o alcance do roteador.

Seus pontos positivos:

  • Fluxo suave de arquivos em 4K;
  • Potente processador quad core de 1.7GHz;
  • Suporta Tecnologia MU-MIMO.

Pontos negativos:

  • Atualização de firmware pode causar problemas.

5. D-Link AC3200

O roteador sem fio D-Link AC3200 funciona como três roteadores sem fio em um. Seis antenas com conexão de 2.4GHz 1 × 600 Mbps permitem conectar mais dispositivos sem fio com menos interferência.

Com o processador dual-core de 1 GHz, você obtém um poderoso gerenciamento de tarefas e otimização de tráfego com Intelligent QoS. Outros recursos incluem o Advanced Smart Connect para alocar o melhor canal ou banda, oferecendo a melhor conexão Wi-Fi.

O AC3200 da D-Link tem uma porta Gigabit WAN e quatro portas LAN Gigabit. Ainda assim, o suporte tri-band é a melhor escolha ao confiar em conexões via Wi-Fi.

Pontos positivos:

  • Principais velocidades de desempenho de Wi-Fi;
  • Instalação Fácil e Instalação;
  • Desempenho perfeito em todos os aplicativos.

Pontos negativos:

  • Apesar de sua boa velocidade do processador, ela não é a mais rápida de sua faixa de preços.

Escolhendo o melhor roteador para empresa

Dentre estas nossas 5 seleções de melhor roteador wireless para empresa, você vai ter uma boa ideia do que você deve precisar e até mesmo usar como comparativo.

No mercado há uma enorme variedade de opções que devem atender às suas necessidades de negócios. Mas, antes de tomar sua decisão final, aqui estão algumas sugestões:

  • Certifique-se de que o roteador suporte seus dispositivos;
  • O mais recente protocolo Wi-Fi é o 802.11ac. Isso é 3 vezes a velocidade do 802.11n;
  • Verificar as taxas de transferência de dados;
  • Recursos de segurança;
  • Suporte a VPN caso haja necessidade.

Agora, se você deseja montar uma rede de internet para sua empresa, você vai precisar de outras dicas, por isso, indicamos a leitura do artigo; “Como montar uma rede para pequena empresa [passo a passo]”.

Este foi um guia muito básico sobre melhor roteador para empresa. Se você acha que isso é muito complicado para você ou se você não tem uma equipe de TI "interna", terceirize esse trabalho para especialistas em rede.

A Encontre um Nerd organiza e gerencia todas estas novas tecnologias dentro da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Continue lendo sobre o assunto em: “Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos”.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: