6 dicas pr√°ticas de marketing para empresas de engenharia

Posicionamento de marca, site, conte√ļdo, canais e mais dicas de marketing para empresas de engenharia que voc√™ pode come√ßar a seguir hoje.

Quem é visto não é lembrado. Você provavelmente já ouviu essa frase por aí e ela se encaixa em diversos contextos. Quando falamos em marketing para empresas de engenharia, essa ideia cai como uma luva.


Empresas de todos os segmentos encontram no marketing um caminho para atrair potenciais clientes com base nas informa√ß√Ķes que oferecem e constru√≠rem suas marcas.


Para ter sucesso com a sua estrat√©gia, √© fundamental ter um planejamento estrat√©gico para orientar as a√ß√Ķes e assim escolher os canais e o conte√ļdo certo para divulgar.


Neste post reunimos dicas de marketing para empresas de engenharia f√°ceis de aplicar.


Independente do tamanho do seu negócio, seja uma empresa grande em reformulação ou um novo negócio do mercado, o marketing é a sua porta para fazer novos negócios. Confira!

Dicas de marketing para empresas de engenharia

1. Defina o posicionamento da empresa

Quando se trata de marketing para empresas de engenharia ou de qualquer outro ramo de negócio, o primeiro passo é definir um posicionamento.


Afinal, como produzir conte√ļdo, criar um site, fazer uma propaganda, sem saber quais s√£o os objetivos da empresa.


Para criar um posicionamento é importante definir os objetivos do negócio e os valores da marca.


Você pode criar uma lista de serviços para oferecer, mas também precisa pensar no significado desse trabalho. Tanto para você quanto para o cliente.


Outra base da estrat√©gia de marketing para empresas de engenharia √© identificar as limita√ß√Ķes do neg√≥cio.


Por exemplo: sua empresa atua a nível local, mas você quer expandir o trabalho para outras cidades da região.


Se voc√™ consegue expandir o trabalho com a equipe atual, vale a pena investir em an√ļncios na internet segmentados para as X cidades onde voc√™ identifica potencial para futuros trabalhos.


Se no momento sua equipe ainda é enxuta, fortaleça primeiro sua atuação local e crie etapas que o levarão a expansão.


Além desses dois itens que destacamos, o posicionamento também leva em consideração a definição de:


  • quem √© o p√ļblico-alvo da empresa (g√™nero, idade, n√≠vel de educa√ß√£o, h√°bitos, profiss√£o, etc);
  • diferenciais competitivos em rela√ß√£o a concorr√™ncia;
  • problemas que o p√ļblico-alvo enfrenta e como a sua empresa pode resolv√™-los.


Essas informa√ß√Ķes v√£o ajud√°-lo a criar seu posicionamento de marca e todos os materiais e canais de marketing para empresas de engenharia que vamos falar a seguir.

2. Crie um site para ser seu portfólio e contato

Que atire o primeiro celular quem não usa o smartphone para pesquisar uma coisa sim e outra também quando precisa procurar um serviço.


√Č com base nesse comportamento humano que fez do smartphone uma extens√£o do corpo humano que a internet se transformou em uma poderosa ferramenta de marketing para empresas de engenharia.


Vamos falar das redes sociais adiante, mas primeiro, destacamos a import√Ęncia da sua empresa ter um site.


Essa é a maneira mais efetiva de construir um canal oficial para ser encontrado e facilitar o contato de possíveis clientes.


Em um site, voc√™ pode reunir todas as informa√ß√Ķes sobre a empresa, os servi√ßos prestados, formas de contato, criar um blog, mostrar os trabalhos realizados e os depoimentos de clientes satisfeitos.


O investimento vale a pena e vai abrir portas para fortalecer a sua marca através de publicidade paga e das redes sociais.

3. Defina uma estrat√©gia de cria√ß√£o de conte√ļdo

Colocamos essa dica de marketing para empresas de engenharia entre o tópico sobre site e outros canais de comunicação de propósito.


Isso porque se voc√™ tiver um site as informa√ß√Ķes do item 2, 3 e 4 poder√£o ser feitas e alinhadas em conjunto. Mas voc√™ tamb√©m pode executar este item e o 4, se um site n√£o for vi√°vel no momento.


Criar uma estrat√©gia de conte√ļdo √© a maneira de direcionar a comunica√ß√£o da sua marca.


Aqui, voc√™ vai definir qual ser√° a linguagem da sua empresa, os diferenciais do neg√≥cio que ser√£o destacados, tipos de conte√ļdo que ser√£o trabalhados (texto, foto, v√≠deos, etc), formas de intera√ß√£o com o usu√°rio, dentre outros detalhes.


Tudo que voc√™ produzir para informar seu p√ļblico-alvo sobre sua empresa e o que ela faz ser√° uma forma de destacar seu diferencial e, mais, mostrar porque o cliente deve trabalhar com voc√™.

4. Selecione canais de comunicação

Com a estrat√©gia de conte√ļdo definida, a pr√≥xima dica de marketing para empresas de engenharia √© definir os canais que ser√£o utilizados.


  • Voc√™ vai ter um blog dentro do seu site?
  • Quais s√£o as redes sociais nas quais seu p√ļblico est√° presente?


√Č comum pensar em criar uma p√°gina no Facebook e um perfil no Instagram porque todo mundo usa.


Mas pense: voc√™ e milh√Ķes de empresas de segmentos diferentes tem o mesmo pensamento. Como se destacar dessa multid√£o?¬†


Analisando o seu p√ļblico-alvo, suas principais necessidades, d√ļvidas, dores e mostrando como voc√™ tem solu√ß√Ķes para elas com seu conte√ļdo.


Outro filtro importante para escolher os canais de divulgação é analisar o seu setor e ver onde a concorrência ainda não chegou e explorar esses meios.


As empresas concorrentes da sua cidade tem um blog, s√£o cadastradas no Google, fazem a otimiza√ß√£o do conte√ļdo com as t√©cnicas de SEO, investem em links patrocinados?


Sua empresa pode estar onde todas as outras estão e é possível ter resultados fazendo um trabalho bem direcionado.


Porém, não se você quer aproveitar mais as oportunidades que o marketing para empresas de engenharia pode trazer, é importante ir além.


Por exemplo: além das redes que citamos você pode usar o LinkedIn para fortalecer seu posicionamento de marca e o Pinterest para mostrar seu portfólio e as fotos do projetos.

5. Invista em publicidade paga

Nossa quinta dica de marketing para empresas de engenharia envolve o investimento em publicidade paga na internet.


O trabalho dos itens 2, 3 e 4 vai ajud√°-lo a criar canais fortes com conte√ļdos relevantes para o seu p√ļblico. E voc√™ pode conseguir resultados √≥timos e de maneira org√Ęnica (n√£o paga) com eles.¬†


Ao investir em publicidade paga, você adiciona um plus na sua estratégia de marketing. 


O Google tem seu principal serviço para os sites, o Google Adwords, que auxilia na criação de link patrocinados que aparecem nos resultados das pesquisas.


O Facebook ‚ÄĒ empresa tamb√©m dona do Instagram ‚ÄĒ tem seu pr√≥prio sistema de publicidade interna, o Facebook Ads, para criar an√ļncios nas duas redes sociais.

6. Adicione um chatbot ao seu site

Essa é mais uma dica técnica, mas tem se tornado cada vez mais eficiente e mesmo indiretamente pode fortalecer o marketing para empresas de engenharia.


Na cultura comercial, os chatbots geralmente são o que você encontra quando precisa de atendimento ao cliente. Mas o potencial se estende ainda mais.


De fato, os rob√īs podem impulsionar a ind√ļstria, assumindo o controle ou tarefas repetitivas. Isso libera tempo para a equipe e gerentes humanos poderem se dedicar a tarefas maiores e estrat√©gicas do neg√≥cio.


Os chatbots podem trazer resultados de big data, ser uma interface para inteligência artificial e criar relacionamentos melhores com seus clientes.

Tecnologia no marketing para empresas de engenharia

Apostar na tecnologia para fortalecer seu negócio é o melhor caminho para de destacar no mercado.


A Encontre um Nerd resolve frustra√ß√Ķes e implementa solu√ß√Ķes em escrit√≥rios e empresas com foco na experi√™ncia do cliente. Tudo para tornar cada neg√≥cio um lugar onde tudo simplesmente funciona.¬†


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

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