Quem é visto não é lembrado. Você provavelmente já ouviu essa frase por aí e ela se encaixa em diversos contextos. Quando falamos em marketing para empresas de engenharia, essa ideia cai como uma luva.
Empresas de todos os segmentos encontram no marketing um caminho para atrair potenciais clientes com base nas informações que oferecem e construírem suas marcas.
Para ter sucesso com a sua estratégia, é fundamental ter um planejamento estratégico para orientar as ações e assim escolher os canais e o conteúdo certo para divulgar.
Neste post reunimos dicas de marketing para empresas de engenharia fáceis de aplicar.
Independente do tamanho do seu negócio, seja uma empresa grande em reformulação ou um novo negócio do mercado, o marketing é a sua porta para fazer novos negócios. Confira!
Dicas de marketing para empresas de engenharia
1. Defina o posicionamento da empresa
Quando se trata de marketing para empresas de engenharia ou de qualquer outro ramo de negócio, o primeiro passo é definir um posicionamento.
Afinal, como produzir conteúdo, criar um site, fazer uma propaganda, sem saber quais são os objetivos da empresa.
Para criar um posicionamento é importante definir os objetivos do negócio e os valores da marca.
Você pode criar uma lista de serviços para oferecer, mas também precisa pensar no significado desse trabalho. Tanto para você quanto para o cliente.
Outra base da estratégia de marketing para empresas de engenharia é identificar as limitações do negócio.
Por exemplo: sua empresa atua a nível local, mas você quer expandir o trabalho para outras cidades da região.
Se você consegue expandir o trabalho com a equipe atual, vale a pena investir em anúncios na internet segmentados para as X cidades onde você identifica potencial para futuros trabalhos.
Se no momento sua equipe ainda é enxuta, fortaleça primeiro sua atuação local e crie etapas que o levarão a expansão.
Além desses dois itens que destacamos, o posicionamento também leva em consideração a definição de:
- quem é o público-alvo da empresa (gênero, idade, nível de educação, hábitos, profissão, etc);
- diferenciais competitivos em relação a concorrência;
- problemas que o público-alvo enfrenta e como a sua empresa pode resolvê-los.
Essas informações vão ajudá-lo a criar seu posicionamento de marca e todos os materiais e canais de marketing para empresas de engenharia que vamos falar a seguir.
2. Crie um site para ser seu portfólio e contato
Que atire o primeiro celular quem não usa o smartphone para pesquisar uma coisa sim e outra também quando precisa procurar um serviço.
É com base nesse comportamento humano que fez do smartphone uma extensão do corpo humano que a internet se transformou em uma poderosa ferramenta de marketing para empresas de engenharia.
Vamos falar das redes sociais adiante, mas primeiro, destacamos a importância da sua empresa ter um site.
Essa é a maneira mais efetiva de construir um canal oficial para ser encontrado e facilitar o contato de possíveis clientes.
Em um site, você pode reunir todas as informações sobre a empresa, os serviços prestados, formas de contato, criar um blog, mostrar os trabalhos realizados e os depoimentos de clientes satisfeitos.
O investimento vale a pena e vai abrir portas para fortalecer a sua marca através de publicidade paga e das redes sociais.
3. Defina uma estratégia de criação de conteúdo
Colocamos essa dica de marketing para empresas de engenharia entre o tópico sobre site e outros canais de comunicação de propósito.
Isso porque se você tiver um site as informações do item 2, 3 e 4 poderão ser feitas e alinhadas em conjunto. Mas você também pode executar este item e o 4, se um site não for viável no momento.
Criar uma estratégia de conteúdo é a maneira de direcionar a comunicação da sua marca.
Aqui, você vai definir qual será a linguagem da sua empresa, os diferenciais do negócio que serão destacados, tipos de conteúdo que serão trabalhados (texto, foto, vídeos, etc), formas de interação com o usuário, dentre outros detalhes.
Tudo que você produzir para informar seu público-alvo sobre sua empresa e o que ela faz será uma forma de destacar seu diferencial e, mais, mostrar porque o cliente deve trabalhar com você.
4. Selecione canais de comunicação
Com a estratégia de conteúdo definida, a próxima dica de marketing para empresas de engenharia é definir os canais que serão utilizados.
- Você vai ter um blog dentro do seu site?
- Quais são as redes sociais nas quais seu público está presente?
É comum pensar em criar uma página no Facebook e um perfil no Instagram porque todo mundo usa.
Mas pense: você e milhões de empresas de segmentos diferentes tem o mesmo pensamento. Como se destacar dessa multidão?
Analisando o seu público-alvo, suas principais necessidades, dúvidas, dores e mostrando como você tem soluções para elas com seu conteúdo.
Outro filtro importante para escolher os canais de divulgação é analisar o seu setor e ver onde a concorrência ainda não chegou e explorar esses meios.
As empresas concorrentes da sua cidade tem um blog, são cadastradas no Google, fazem a otimização do conteúdo com as técnicas de SEO, investem em links patrocinados?
Sua empresa pode estar onde todas as outras estão e é possível ter resultados fazendo um trabalho bem direcionado.
Porém, não se você quer aproveitar mais as oportunidades que o marketing para empresas de engenharia pode trazer, é importante ir além.
Por exemplo: além das redes que citamos você pode usar o LinkedIn para fortalecer seu posicionamento de marca e o Pinterest para mostrar seu portfólio e as fotos do projetos.
5. Invista em publicidade paga
Nossa quinta dica de marketing para empresas de engenharia envolve o investimento em publicidade paga na internet.
O trabalho dos itens 2, 3 e 4 vai ajudá-lo a criar canais fortes com conteúdos relevantes para o seu público. E você pode conseguir resultados ótimos e de maneira orgânica (não paga) com eles.
Ao investir em publicidade paga, você adiciona um plus na sua estratégia de marketing.
O Google tem seu principal serviço para os sites, o Google Adwords, que auxilia na criação de link patrocinados que aparecem nos resultados das pesquisas.
O Facebook — empresa também dona do Instagram — tem seu próprio sistema de publicidade interna, o Facebook Ads, para criar anúncios nas duas redes sociais.
6. Adicione um chatbot ao seu site
Essa é mais uma dica técnica, mas tem se tornado cada vez mais eficiente e mesmo indiretamente pode fortalecer o marketing para empresas de engenharia.
Na cultura comercial, os chatbots geralmente são o que você encontra quando precisa de atendimento ao cliente. Mas o potencial se estende ainda mais.
De fato, os robôs podem impulsionar a indústria, assumindo o controle ou tarefas repetitivas. Isso libera tempo para a equipe e gerentes humanos poderem se dedicar a tarefas maiores e estratégicas do negócio.
Os chatbots podem trazer resultados de big data, ser uma interface para inteligência artificial e criar relacionamentos melhores com seus clientes.
Tecnologia no marketing para empresas de engenharia
Apostar na tecnologia para fortalecer seu negócio é o melhor caminho para de destacar no mercado.
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