Tudo sobre manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática

Entenda como funciona a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática e como implementá-las na sua empresa.

Os computadores em seu escritório rugem como leões e queimam como brasas debaixo da mesa? Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico (de um carro a uma lava-louças), para funcionar corretamente, os computadores precisam passar por um processo de manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática.

De fato, devido à sua importância e complexidade, a gestão da manutençãode equipamentos de informática requer atenção especial.

Ao abordar os diferentes tipos de manutenção preventiva e corretiva em computadores, dois aspectos devem ser considerados:

  • A manutenção inclui hardware e software do computador. Ambos são muito importantes e influenciarão decisivamente o funcionamento do sistema.
  • Os vários tipos de manutenção podem funcionar simultaneamente. No caso de manutenção corretiva, ela atuará se a manutenção preditiva ou a manutenção preventiva não puderem antecipar o problema.

A manutenção de sistema é um termo geral que engloba várias formas de manutenção do computador necessárias para manter um sistema em funcionamento.

Os dois principais componentes da manutenção de sistema são a manutenção preventiva e corretiva de computadores.

A manutenção preventiva envolve a tomada de medidas para ajudar a manter o funcionamento do sistema, enquanto a manutenção corretiva envolve a substituição ou reparo de um sistema ou de seus componentes depois que eles já falharam.

Continue lendo e entenda em detalhes como funciona a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática.

Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é definida como a manutenção proativa do equipamento antes que um defeito ou falha ocorra. Ela envolve tarefas rotineiras para garantir que o sistema esteja funcionando da maneira ideal e evitar problemas antes que eles surjam.

Isso é semelhante à manutenção de rotina realizada em um carro. Da mesma forma que você precisa verificar periodicamente o óleo, as luzes, o motor e outras partes do carro para que ele funcione sem problemas; o mesmo princípio se aplica à manutenção preventiva de um computador.

Há várias medidas preventivas que você pode tomar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, a verificação de vírus e malware e a execução de programas de limpeza.

As verificações antivírus e anti-malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana.

Certifique-se de executar atualizações para esses programas sempre que forem lançados, já que novos vírus e malwares surgirem constantemente.

Manter sua rede segura, instalar um firewall e usar práticas de download seguras também contribui para proteger seu computador e quaisquer informações dele de serem comprometidas.

Picos de energia e superaquecimento podem destruir equipamentos eletrônicos, portanto, proteja seu hardware investindo em um estabilizador e limpando seu equipamento periodicamente para remover a poeira.

Se qualquer medida preventiva falhar, é sempre uma boa idéia ter um backup de arquivos importantes: um disco rígido externo para salvar arquivos importantes, caso o computador precise ser substituído.

Leia também o nosso artigo sobre as 5 tendências digitais de tecnologia e inovação nas empresas.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva, comumente chamada de “reparo”, é a correção de um problema depois que o computador já quebrou ou parou de funcionar.

O objetivo dessa forma de manutenção é restaurar a operacionalidade do sistema, corrigindo o problema ou substituindo os componentes danificados.

Medidas corretivas comuns envolvem a remoção de vírus e malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros.

Muitos problemas comuns no computador são facilmente corrigidos e não exigem um profissional de TI.

Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz.

Se você não tiver certeza da causa ou como resolver o problema, consultar um profissional de TI seria o melhor curso de ação.

Sua empresa precisa diminuir despesas? Aprenda no artigo ‘4 dicas práticas de como diminuir custos de uma empresa’ como conseguir.

Vantagens da manutenção preventiva em computadores

Agora que sabemos o que é a manutenção preventiva e corretiva de computadores, vamos ver as principais açõese suas vantagens:

  • Atualizações de software antivírus, verificações de vírus regulares — tenha sempre a última versão instalada.

Vantagem: Minimiza os riscos associados ao recebimento de arquivos infectados.

Arquivos valiosos não são comprometidos/destruídos por infecções de vírus.

  • Backups de dados, proteção de backup externo e planejamento de recuperação de desastres. Avaliar regularmente a estratégia de backup, monitoramento e verificação da funcionalidade de backups e restaurações de dados.

Vantagem: Aumenta a disponibilidade do sistema e a disponibilidade de dados críticos em caso de perdas. Os backups são uma parte essencial da proteção de dados contra ameaças, como o ransomware.

  • Spyware regular, varredura de malware, varreduras de sistema e remoção de software malicioso.

Vantagem: Impede que intrusos acessem/manipulem dados não autorizados, roubo de identidade, sequestro e controle do seu sistema. Especialmente, compras e/ou serviços bancários online que envolvem transferências de informações confidenciais e pessoais.

  • Atualizações de segurança do sistema operacional e instalação de patches. Automatizar atividades de manutenção preventiva relacionadas a software sempre que possível.

Vantagem: Manter o sistema operacional atualizado fornece correções para falhas e vulnerabilidades de segurança, bem como resoluções para bugs conhecidos.

  • Arquivos temporários e limpeza de arquivos desordenados. Remoção de programas não utilizados e supérfluos. O registro verifica e limpa o ambiente de inicialização.

Vantagem: Liberar espaço em disco. Melhoria geral do desempenho do sistema. Otimizar os tempos de inicialização da máquina

  • Sistema de refrigeração regular. Inspeções e limpeza. Verifique a funcionalidade dos ventiladores de resfriamento, aberturas do chassi e dissipadores de calor

Vantagem: Aumentar a longevidade geral de CPUs de computadores/servidores e outros componentes de hardware, evitando o superaquecimento.

  • Mantenha o firmware de componentes críticos atualizados. Realize verificações regulares de firmware com fornecedores de hardware individuais, especialmente controladores RAID.

Vantagem: Aproveitar os aprimoramentos de segurança e usabilidade. Aumentar a estabilidade de seus componentes de hardware e minimizar a corrupção de dados dos controladores de disco RAID

  • Mantenha o inventário de hardware atualizado por meio de revisões e recomendações periódicas para as atualizações necessárias do sistema.

Vantagem: Planejar proativamente atualizações e substituições de hardware para evitar compras de última hora caras e manter a funcionalidade ininterrupta do sistema

Como fazer o processo de manutenção preventiva e corretiva em computadores

Como vimos na tabela, existem várias atividades que você pode fazer para tornar os equipamentos de informática mais eficientes.

Criar uma lista com boas práticas e divulgar para a equipe da empresa por e-mail ou fixar em um lugar visível a todos, ajuda a manter as atividades mais cotidianas sob controle.

Para implementar estratégias mais avançadas de manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática, você pode contratar um empresa especializada em TI.

Com esse auxílio é possível elaborar medidas mais avançadas que impeçam e/ou barrem qualquer deslize de algum funcionário mais leigo em relação à informática.

Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Yázigi a reduzir seus custos fixos em 12% com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: