5 dicas para técnico em informática alavancar a carreira e conseguir mais clientes

Selecionamos as principais dicas para técnico em informática fazer a diferença neste mercado tão concorrido. Saiba aqui quais são elas!

Você que está a procura de dicas para técnico em informática veio ao lugar certo!


No atual cenário competitivo entre profissionais de informática, é essencial que você consiga se diferenciar e aprenda como ser um bom profissional de TI


Seu trabalho será reconhecido conforme algumas atitudes simples que poderão tanto te levar ao sucesso quando ao fracasso. Portanto você precisa estar atento a estas dicas para técnico em informática para tomar as atitudes certas e conseguir clientes em informática.


Durante o seu trabalho você passará por diversas situações em que suas qualidades técnicas e pessoais serão testadas, por isso nossas dicas para técnico em informática terão estes dois focos. As 5 dicas para técnico em informática que nós falaremos são:


  1. Cumpra seus prazos;
  2. Trabalhe legalmente;
  3. Ética no trabalho;
  4. Se atualize;
  5. Divulgue o seu trabalho.


Perceba que cada uma delas são dicas que servem para muitas profissões mas você verá como cada uma delas são ainda mais importantes na área de TI. Portanto vamos as 5 dicas para técnico em informática.

5 principais dicas para técnico em informática

1. Cumpra seus prazos

Esta dica foi escolhida para ser nosso primeiro tópico justamente por ser uma constante dor de cabeça de clientes que recorrem a serviços de técnicos de informática.


É claro que muitos problemas que podem ocorrer em um computador demandam mais tempo de reparo que uma simples formatação. Porém é importante que você sempre deixe claro para seus cliente os prazos que você precisa para fazer cada passo de seu serviço. 


Por exemplo: se você precisa de 2 dias para fazer um orçamento, outros 10 para chegar a peça e outros 2 para montagem. Deixe tudo isso claro para ele.


Além de deixar claro os seus prazos, você não deve deixar de comunicar qualquer atraso que possa vir a ocorrer. A transparência é parte importante da confiança de seu cliente em seu serviço.

2. Trabalhe legalmente

Trabalhar de maneira legal, podendo emitir notas fiscais e até mesmo contribuir para seu próprio futuro vai muito além de apenas pagar impostos. Para isso é importante que você tenha um CNPJ. O passo a passo você encontra no artigo; “Como ser PJ em TI: tudo que você precisa saber para abrir uma empresa”. 


Uma outra alternativa seria aprender como trabalhar como autônomo com informática, entretanto, essa está longe de ser a melhor opção, afinal, você paga muito mais impostos e seus clientes também, com a sua contratação. 


Uma alternativa é buscar se registrar como microempreendedor individual, ou seja, MEI para técnicos de informática


Quando você é visto como um profissional legalizado, a confiança das pessoas que precisam do seu trabalho também aumenta. A legalização garante que você não é apenas “qualquer um” que está apenas fazendo um “extra”. Portanto não deixe de procurar qual a melhor maneira de legalizar o seu trabalho.

3. Ética no trabalho

Quando falamos em ética no trabalho, parece que é algo simples e óbvio como: não trocar peças desnecessárias do computador de um cliente, não cobrar por um serviço que não foi feito e assim por diante. Porém não é só isso.


A ética vai muito além e é um conjunto de ações que irão complementar o profissionalismo de seu trabalho. Para você entender o que quero dizer com tudo isso eu vou te dar um exemplo bem comum que vai ilustrar bem a falta de ética de alguns profissionais:


Uma garota ou um rapaz bonito (escolha o que lhe encaixar melhor), vai até um técnico em informática precisando de ajuda com problemas em seu computador. Durante o seu trabalho ele não se aguenta e resolve olhar as fotos pessoais que seu/sua cliente guarda em seu computador.


O que poderia ser apenas algo “bobo” que “não traria prejuízo” a ninguém, é na verdade uma falta de cuidado e respeito com a privacidade do outro.


Independente do fato de ser fácil descobrir se seus arquivos foram acessados, o problema aqui não é ser descoberto e sim a falta de ética. 


Portanto procure sempre trabalhar de forma correta e profissional e assim você irá ganhar a confiança de seus clientes, o que é fundamental para quem deseja trabalhar com informática por conta própria e vive das indicações de clientes. 


Nunca traia esta confiança pois é você que depende dos clientes e não o contrário.

4. Se atualize

Todo profissional precisa se atualizar. Desde o português da padaria da esquina do seu bairro até o cabeleireiro do salão. Imagina então, você como um profissional de tecnologia.


A todo momento surge um produto novo ou mesmo uma nova tecnologia. Cabe a você estar preparado para saber lidar com ela. Portanto não “pare no tempo”. 


Mantenha seus estudos, participe de fóruns, converse com outros profissionais e mantenha suas certificações para profissionais de TI, em dia. Esteja atualizado dos lançamentos mais recentes e não seja pego de surpresa por nenhum cliente.

5. Divulgue o seu trabalho

Vou encerrar nossas dicas para técnico em informática com esta que deve seguir você em qualquer estágio de seu negócio: a publicidade!


Esteja sempre divulgando o seu trabalho. Mesmo quando tudo vai bem e você esteja com bastante trabalho. Uma boa divulgação fica marcada na memória das pessoas e sempre que elas precisarem se lembrarão de você.


Portanto separe sempre uma parte de seus rendimentos para investimentos em divulgação


Uma ótima forma de fazer isso é separando um valor mínimo mensal e também um extra em porcentagem. Desta forma sempre que você puder investir mais que o mínimo, você poderá fazer divulgações extras e diferenciadas de marketing digital para vendas, por exemplo, que além de aumentar ainda mais sua clientela, ainda te dará a chance de fidelizar boa parte dela.

Vamos colocar estas dicas em prática?

Entre estas dicas para técnico em informática, existe outra muito importante que é fazer o seu trabalho com prazer. Se você gosta do que você trabalha você é um profissional privilegiado. Portanto procure sempre fazer o seu trabalho com carinho, da melhor forma que puder e seus clientes irão perceber isso.


E quando você gosta do que faz, você dá valor. Portanto saiba valorizar o trabalho que você faz e não deixe que ninguém o desvalorize. Mostre o profissional que você é.


Se você é um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho, temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd


As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis. 


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: