Se você finalmente recebeu uma promoção tão cobiçada ou foi contratado como gestor pelo seu conjunto de habilidades, você é novo no cargo e quer aprender como ser um bom gestor de empresa para liderar a equipe com eficiência e aproveitar suas novas responsabilidades.

Aqui estão sete dicas com explicações práticas sobre como ser um bom gestor de empresa que podem ajudá-lo a se ajustar à sua nova função ou inspirá-lo a como ser um gestor melhor.

Como ser um bom gestor de empresa

1. Fortaleça suas próprias habilidades

Assim como você está encarregado agora de garantir que sua equipe seja treinada para realizar seu trabalho, você precisa fortalecer suas próprias habilidades e continuar crescendo para ser um bom gestor de empresa.

Habilidades de gerenciamento são uma boa área para começar, já que é uma nova tarefa que você tem. Para evitar erros relacionados a legislação trabalhista, considere um treinamento em RH.

Você também vai querer continuar a aprimorar as habilidades necessárias para identificar as necessidades de treinamento da equipe

Isso significa aprender um novo software, manter-se atualizado sobre as tendências do setor ou até mesmo ler um livro sobre uma nova teoria ou técnica em seu setor e transmitir esse novo conhecimento para sua equipe.

Continue aprimorando suas próprias ferramentas para que você possa ser um recurso para sua equipe recorrer.

2. Lidere pelo exemplo

O velho ditado de liderar pelo exemplo é importante para aprender como ser um bom gestor de empresa.

Quando um gerente não consegue seguir as regras básicas do manual do funcionário ou se não consegue realizar seu próprio trabalho, a equipe percebe e começa a perguntar: "Então, por que eu deveria?"

Para evitar esse problema, você precisa mostrar os comportamentos que deseja desenvolver em sua equipe. Isso pode ser tão simples quanto se vestir um pouco melhor e estar sempre cinco minutos adiantado para o trabalho.

Em um aspecto mais amplo, a maneira como você se comunica e as palavras que você escolhe usar com superiores, clientes e sua equipe encoraja um comportamento semelhante.

Agora que você é um gerente, seu desempenho e comportamento serão examinados não apenas por seu superior, mas por todo time.

Tenha isso em mente antes de você acidentalmente xingar em uma situação difícil ou decidir parar para o café e aparecer 15 minutos atrasado. Sua equipe e superiores perceberão.

3. Peça opiniões de outros gestores ou executivos

Felizmente, você não é o primeiro gestor a existir, mesmo se você for o primeiro da sua empresa (ou se você for um novo empresário que acabou de contratar uma equipe).

Pense nas pessoas em sua vida ou em sua empresa que foram gestores por um período maior de tempo e aproveite a expertise delas. Peça conselhos sobre o que fazer, o que não fazer ou qualquer outro ponto de dúvida que você tenha.

Convide-os para observar a reunião da equipe que você está liderando e peça um feedback. Mesmo sendo um gerente agora, você ainda precisa de um mentor para ajudá-lo a ser um bom gestor de empresa e continuar crescendo na carreira.

4. Defina metas atingíveis para você e sua equipe

Um gestor está a frente de vários aspectos do desenvolvimento da equipe como motivação, organização e comunicação. Mas as pessoas também precisam saber para o que estão trabalhando e, idealmente, porquê.

Definir metas para sua equipe, seja diária, semanal, mensal ou anual, é uma parte importante de como ser um bom gestor de empresa.

Depois de definir as metas individuais e para a equipe, considere definir algumas metas apenas para si mesmo como um novo gestor.

Como você pode se responsabilizar por progredir junto com seu time? Melhor ainda, compartilhe essas metas com os membros e permita que você seja avaliado no final do período da meta também.

Esse processo é conhecido como avaliação de 360º, em que os funcionários analisam a gestão e são avaliados. Pode ser um pouco difícil no começo, mas é a melhor maneira de todos crescerem.

É possível utilizar um software de gerenciamento de desempenho para executar as avaliações 360º de uma maneira gerenciável (nota: as revisões 360º são anônimas tanto para os funcionários quanto para gestores. O repasse dos resultados acontece de forma geral.

5. Use seu tempo com sabedoria

Como gerente, agora você precisa equilibrar seu tempo de uma nova maneira. Precisa reservar tempo para treinamento, reuniões e comunicação geral com sua equipe, assim como o trabalho usual a ser feito.

Esta dica se entrelaça com a função de organização: você precisa organizar seu tempo e manter-se firme nas reuniões de equipe que você definiu (sugestão: SEMPRE crie uma agenda) e nas reuniões individuais com os membros da equipe.

Crie um balanço entre reuniões de gerenciamento e organização do trabalho para mover os projetos para frente.

Organize seu tempo com sabedoria, concentre-se e feche a porta quando necessário.

As pessoas se concentram e realizam o trabalho de maneiras diferentes, então descobrir como aproveitar ao máximo o seu tempo pode, sem trocadilhos, levar tempo no começo.

Talvez você comece a chegar às 8h para poder responder a e-mails na hora anterior à chegada do seu time às 9h.

Ou passe a reservar um horário no período da tarde como um momento “porta aberta para os problemas” para que sua equipe venha visitá-lo.

Ou ainda programe uma rodada para visitar cada membro da equipe individualmente.

Independente de como você faz isso, organize-se e oriente seu tempo com sabedoria para ser um bom gestor de empresa e liderar pelo exemplo.

6. Seja consistente

Outro ponto importante sobre como ser um bom gestor de empresa é ser consistente.

Defina métricas de desempenho, regras de comunicação e outros parâmetros para que cada membro da equipe seja tratado de forma igual e consistente.

Fazer exceções às regras apenas prepara você para perder o respeito de sua equipe, e isso afetará suas funções principais como gestor (ou seja, sua equipe não estará mais motivada para trabalhar, nem provavelmente se comunicará com você).

Se você está lutando para ser consistente, pergunte-se por quê. Talvez uma reunião da equipe na segunda-feira, às 9h, não seja a hora certa, já que você nunca consegue organizar as pautas.

Ou talvez um relatório diário de cada membro da equipe não esteja certo se você só puder ler e responder a metade deles. Não tenha medo de mudar para manter a consistência.

7. Entenda seus novos relacionamentos com antigos colegas

Um novo gerente pode ser ver em uma situação difícil ao ter que lidar com ex-colegas na posição de gestor.

Lembre-se, você foi colocado no cargo por uma razão. Então você precisará deixar emocionalmente as amizades de trabalho que podem cruzar as linhas de gerenciamento. E esqueça de se envolver em fofocas ou qualquer tipo de drama.

Você ainda pode ir almoçar ou passar um happy hour com eles, mas também não tenha medo de ser o primeiro a sair e deixar sua equipe desabafar sem você.

Terá de haver um período de transição para eles e para você e, por vezes, poderá ser necessário que seja você a parte forte que traça um limite e diga não a um convite ou a uma conversa. Lembre-se de agir da mesma maneira que um chefe que você respeita faz.

Peça ajuda a um mentor ou superior se você estiver lutando para fazer essas distinções de quando desenhar esses limites na gestão de pessoas.

Empenhe-se em como ser um gestor melhor!

Se você quer realmente aprender como ser um bom gestor de empresa, precisa deixar para trás vícios que podem comprometer não só o seu trabalho, mas também o da geração de líderes que vai te suceder.

No caminho de como ser um bom gestor de empresa, você pode sugerir novas ferramentas e tecnologias para melhorar o dia a dia de trabalho da sua equipe.

Faça uma consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções inteligentes para sua área.

Confira nosso case com o Yázigi e veja como a empresa se beneficiou com nosso suporte técnico em informática e conseguiu reduzir os custos fixos em 12%.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

7 dicas de como ser um bom gestor de empresa