5 dicas de como montar uma consultoria de ti de sucesso

Aprenda com estas 5 dicas de como montar uma consultoria de ti de sucesso, por onde começar. Quais os primeiros passos que você precisa dar?

Você está pensando em como montar uma consultoria de TI? Saiba que a consultoria de TI pode ser um campo lucrativo. É também um campo de muita abertura mas também uma grande concorrência.

A consultoria de TI é uma boa opção para profissionais que querem começar seu próprio negócio. Se você tem o know-how e os conhecimentos tecnológicos, você pode oferecer um serviço inestimável para quase todos os tipos de negócio. Afinal, quem não precisa de suporte de TI nos dias de hoje?

No entanto, como já dissemos, é um mercado de muita concorrência e, atualmente, os consultores de TI têm oferecido de tudo para se diferenciarem:

Desde o princípio de sua empresa, você precisa descobrir exatamente qual é a sua oferta chave e como convencer seus clientes de que sua empresa é o que seus clientes esperam que ela seja.

Para saber como montar uma consultoria de TI, você precisa conhecer este campo a fundo. Se a TI é sua paixão e você é um profissional dedicado, então tudo o que você precisa é de um empurrãozinho para as ideias inovadoras de empreendedorismo.

Portanto, se você já tem uma boa formação e experiência de mercado e percebeu que existe uma oportunidade de negócio para você, acompanhe nossas dicas de como montar uma consultoria de TI.

5 dicas de como montar uma consultoria de TI

Existem diversas dicas e caminhos que você pode seguir para montar uma consultoria de TI, porém algumas coisas básicas precisam ser estabelecidas e seguidas em qualquer negócio. Por exemplo com um bom plano de negócio.

Além disso o campo de TI requer um amplo conhecimento técnico, se você tem um diploma ou algum tipo de certificado, isso pode contar positivamente. Existem vários cursos profissionalizantes de TI, que vão te ajudar neste aspecto.

O que também pode te ajudar muito é ganhar alguma experiência trabalhando para outra empresa antes de iniciar o seu negócio. Essa experiência pode te ajudar não só com conhecimento mas também com sua visibilidade e seu networking.

Vamos então as nossas dicas de como montar uma consultoria de TI.

1. Criando seu plano de negócios e pesquisando o mercado de consultoria de TI

A primeira coisa com que você deve se preocupar em como montar uma consultoria de TI, é com o seu plano de negócios.

Certifique-se de ter clareza sobre quais serviços a sua empresa de consultoria de TI irá oferecer. Defina como planeja encontrar clientes e quanto e como cobrará. Certifique-se de não subestimar você mesmo.

Um erro que muitos novos consultores cometem é definir preços fora de mercado. Portanto, lembre-se de pesquisar o mercado e não se esqueça de que suas taxas devem cobrir custos como:

  • aluguel;
  • manutenção de equipamentos;
  • custos com colaboradores;
  • impostos.

Uma dica muito importante é encontrar o seu nicho de mercado. Tenha foco e seja especialista em algo importante para seus cliente.

Durante o seu plano de negócios, você precisa tomar algum tempo para avaliar seus concorrentes. Ao fazer pesquisas de mercado, você pode identificar lacunas e estar em uma boa posição para diferenciar sua oferta.

Quais necessidades não estão sendo atendidas?

Como você pode fazer as coisas melhor?

Depois de ter uma ideia clara da sua oferta e de ter um mercado para ela, você poderá desenvolver seu plano de negócios em torno disso.

2. Qual estrutura você pretende ter?

Agora que você mapeou os serviços que você oferecerá, escreveu seu plano de negócios e sabe que tem muitas horas de trabalho pela frente, é hora de começar a pensar em toda a logística do dia-a-dia da execução de seus negócios de TI. Para isso responda a algumas questões básicas:

  • Onde você vai trabalhar? Você vai ter um escritório em casa ou vai alugar uma sala ou quem sabe uma loja?
  • Como você pretende fazer os atendimentos? Você vai até os clientes ou eles vão até você?
  • Quais equipamentos você precisa? Você precisará comprar um novo computador? Pense em tudo o que você vai ter que comprar para seu escritório: Cadeiras, impressora, peças técnicas, papelaria e tudo mais que vier a sua mente e for necessário.
  • Você vai trabalhar sozinho ou terá colaboradores? No início de seu negócio pode ser que você não tenha funcionários e isso não é nada incomum neste meio. Pelo menos no começo. Portanto tenha em mente que você vai precisar fazer de tudo um pouco. De captação de clientes a trabalhos de marketing. Tudo isso faz parte de como montar uma consultoria de TI.

Se você já vai começar com colaboradores, defina bem o papel de cada um deles e não se esqueça de colocar em suas anotações todo o investimento necessário com salários e impostos.

3. Construa uma identidade comercial

Construir uma identidade comercial é extremamente importante em qualquer negócio. Consegue ver como montar uma consultoria de TI sem uma boa identidade visual? Não dá né.

A identidade de sua empresa é a primeira impressão que as pessoas irão ter dela. Não importa se seu escritório está começando nos fundos da sua casa.

Se você se apresenta para seus clientes com uma boa identidade visual e faz uma boa apresentação de seus serviços, seja presencialmente ou em suas redes sociais e site, então você já tem metade do caminho.

Certifique-se de estabelecer uma marca e exibi-la de maneira consistente em todos os aspectos de sua empresa, desde o design do logotipo até o papel timbrado que você colocou nas suas faturas.

Pesquise quem são seus principais clientes, como você vai apelar para eles e como irá se apresentar de forma que sua identidade seja um algo a mais agregando valor ao seus serviços. Crie uma identidade clara e profissional. Se diferencie de sua concorrência.

Dentro deste tópico eu indico que você acesse o artigo; “Como vender serviços de TI: 6 dicas para você que é autônomo” e aprenda mais sobre como captar seus clientes.

4. Esteja atento ao seu capital

Você tem um capital para iniciar o seu negócio?

Qual o tamanho do seu capital?

Em termos de custos comerciais, você precisa aprender como administrar o dinheiro da sua pequena empresa, com muito cuidado.

Quando você está iniciando, não invista em nada que não seja absolutamente necessário.

Você pode não precisar ter seu próprio escritório para começar. Você precisa de um telefone tão caro? Um PC, notebook? Existem maneiras mais baratas de iniciar as coisas. Procure ser justo com o seu dinheiro e só gastar no que realmente irá impactar diretamente seu negócio neste início.

Não deixe nunca de ficar atento ao seus recursos. É normal que no início do negócio ele ainda não esteja dando o lucro que você espera. Portanto não comece nada sem um caixa para você se manter até que seu negócio esteja andando com as próprias pernas.

Aproveite e acesse o artigo; “5 dicas de como administrar uma pequena empresa”.

5. Seja firme e persistente

Seja firme com seu modelo de negócios e busque sempre como ser um bom profissional de TI.

Pode demorar um pouco e você tem que ser paciente. Escreva todo o seu plano de negócios e procure segui-lo sempre mas não tenha medo de adaptá-lo caso algum imprevisto aconteça. É normal acontecer.

O caminho do sucesso não é uma linha reta e você precisa estar atento aos desvios que precisar fazer.

Você é um profissional TI ou técnico em informática, local ou remoto, em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Seja um Nerd da rede de profissionais da Encontre um Nerd.

Nossos Nerds chegam a ganhar até R$ 2000 mensais resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos trabalhando remoto ou presencialmente. Cadastre-se e receba notificações sobre trabalhos em sua área e aceite aqueles que você desejar.

Você pode encaixar seus atendimentos nos melhores horários e criar uma renda extra. Confira o escopo de serviços com os quais você pode trabalhar e comece HOJE mesmo!

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico gratuíto

Durante sua consulta, conhecemos as necessidades de você e de sua família. Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde