Como encontrar bons fornecedores: 10 etapas da pesquisa a escolha

Documente a necessidade da organização, identifique fornecedores potenciais, pesquise e mais. Como encontrar bons fornecedores em 10 etapas


A equipe de compras de uma empresa desempenha um papel importante nos negócios e é responsável ​​pela estratégia e processos envolvidos na aquisição de bens, serviços e matérias-primas. Fornecedores são seus parceiros de negócios. O caminho certo pode prepará-lo para o sucesso. Escolher um parceiro errado pode colocar em risco o seu negócio antes mesmo dele decolar. Então, como encontrar bons fornecedores?


Para administrar uma pequena empresas com eficiência estratégica, é importante perceber que as relações comerciais precisam ser mutuamente benéficas. 


Enquanto você quer saber como encontrar bons fornecedores, um fornecedor quer que você seja justo e profissional. 


É necessário fazer um processo de seleção formal para garantir que o fornecedor escolhido seja o melhor para fornecer o serviço ou o produto que você precisa. 


Leia também: 5 vantagens para empresas que terceirizam serviços de TI

Como encontrar bons fornecedores em 10 etapas

1. Documente a necessidade da sua organização

Antes de fazer qualquer tipo de seleção para encontrar bons fornecedores, você deve documentar o que é necessário


Quando você se encontra com fornecedores em potencial, precisa ser capaz de julgar o que eles podem fazer por sua empresa contra o que você realmente precisa que eles façam, e garantir que haja uma boa reciprocidade.

2. Identifique as fontes potenciais

Qualquer que seja o serviço ou item que você precise, o passo seguinte é fazer sua própria pesquisa e identificar quais organizações parecem fazer o melhor trabalho no fornecimento do que você precisa. Uma vez feito isso:


  • entre em contato com cada fornecedor por telefone ou por e-mail;
  • indique suas necessidades;
  • mostre interesse que eles participem de seu processo de seleção. 


Forneça a cada provedor de serviços as informações como:


  1. Uma introdução de sua empresa, incluindo suas informações de contato
  2. Um resumo da sua necessidade de negócios
  3. Um convite para participar do processo de seleção
  4. Uma data e hora para envio da proposta e uma reunião pesencial


3. Participe de feiras e eventos do seu segmento

Talvez essa seja a melhor maneira de como encontrar bons fornecedores! Estar em eventos ligados ao segmento que você atua vai te dar um alcance incrível!


Além do conhecimento que você terá à sua disposição, com palestras, você tem a opção de conhecer fornecedores participantes e interagir com pessoas de várias regiões sobre o negócio.

4. Veja o que parceiros deles falam

A primeira coisa é buscar informação de quem já é parceiro ou cliente da empresa ou profissional que deseja ser seu fornecedor.


Quando você sabe o que as pessoas que fizeram negócio com ele acham, você consegue entender bem como ele trabalha


Ouvir a experiência do outro é uma excelente forma de saber se o fornecedor vale a pena ou não.

5. Procure por reclamações

É claro que problemas podem existir até nas melhores empresas do mundo, por isso não condene as empresas que tiverem. Você precisa avaliar é como ela lidou com o problema. Lá você terá acesso a resposta da empresa e o nível de satisfação da pessoa que reclamou, se ela foi atendida ou não.

6. Experimente o fabricante primeiro

Você pode começar pela fonte. Se você está vendendo itens de uma determinada marca, vá diretamente ao fabricante do produto. Eles podem vender para você, dependendo dos requisitos mínimos do pedido. 


Se você é ainda muito pequeno para eles ou eles só vendem através de canais de distribuição estabelecidos, peça uma lista de distribuidores que você pode contatar. 


Começando na fonte (o fabricante), você pode obter os preços mais baixos ou pelo menos obter uma lista dos distribuidores mais confiáveis ​​para iniciar sua pesquisa. 


Quanto menos intermediários você tiver que passar, menor será o seu custo, permitindo que você seja mais competitivo no mercado.


No caso de sua empresa ser uma revendedora de produtos acabados, a solicitação de amostras de produtos é algo que você definitivamente deve fazer antes de decidir sobre um fornecedor. Esta é uma parte importante do controle de qualidade


Quer você visite a fábrica ou o depósito de atacado, você deve sempre testar o produto antes de começar a vendê-lo.

7. Discussões iniciais do fornecedor

É aqui que seus prestadores de serviços em potencial acessam seu site - separadamente, é claro -, apresentam suas ofertas e discutem como eles atenderão às suas necessidades.


Você está vendo que o processo de como encontrar bons fornecedores não é tão fácil como você imaginava.


8. Seleção

A fase de pesquisa foi concluída, e você pode ver que vários fornecedores simplesmente não serão capazes de atender às suas necessidades. O ideal é chegar no final do processo inicial de avaliação com 2 a 4 fornecedores finais para realizar reuniões e negociações presenciais.

9. Rodada Final do Fornecedor

Esta é a última chance para que cada um dos finalistas faça sua oferta e ganhe o seu negócio. 


Agora é a hora de ser ainda mais específico sobre quaisquer necessidades especiais que sua organização tenha. Você está procurando maneiras de como encontrar bons fornecedores, tanto em termos de preço quanto de serviço, portanto, forneça a eles toda a informação possível para que eles se vendam. 


Você está procurando os diferenciais nesta etapa.

10. Hora da decisão

Agora é hora de revisar seu material e anotações das reuniões com cada fornecedor e tomar uma decisão que seja baseada tanto no custo quanto na capacidade de atenderem às suas necessidades. A missão de como encontrar bons fornecedores está chegando ao fim!


Muitas empresas em crescimento se concentram em uma característica de seus fornecedores: o preço


O preço certamente é importante quando você está selecionando fornecedores para acompanhá-lo à medida que você expande seus negócios. Mas não é só isso!  A confiabilidade é provavelmente o principal fator a ser procurado nos fornecedores.  


Às vezes você pode obter a melhor confiabilidade de um grande fornecedor. No entanto, não negligencie os pequenos fornecedores. Se você é um grande cliente de uma pequena empresa, você receberá mais atenção e, possivelmente, melhor serviço e confiabilidade do que se você fosse um pequeno cliente de um grande fornecedor. 


Você também deve considerar dividir seus pedidos entre duas empresas menores.


A estabilidade é outro indicador importante. Uma sólida reputação com outros clientes é um indicador promissor de que uma empresa é estável.



Agora que você já sabe todo o processo de como encontrar bons fornecedores, e, depois de todo esse esforço, é improvável que você faça uma escolha realmente ruim. 


No entanto, se você perceber que em algum momento você deveria ter escolhido o Fornecedor B sobre o Fornecedor A, faça a troca, mas tome cuidado para não incorrer em taxas extras de rescisão de contratos. 


Diferenças entre suas necessidades e o que seu fornecedor pode oferecer podem adicionar custos extras, causar atrasos e até mesmo prejudicar a reputação de sua organização a longo prazo.


Quando o assunto é a procura por um fornecedores de soluções de tecnologia para pequenas empresas, é preciso estar atento, se as soluções são realmente modernas e atendem às suas necessidades, de seus clientes e colaboradores. 


A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços de informática para empresas.


Entre em contato e converse com nossa equipe. Temos os melhores profissionais ao alcance do seu mouse.


42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: