Não é novidade pra ninguém que nós que vivemos de TI amamos virar o ano e ler tudo o que Gartner fala sobre tendências. E aqui vamos postar um super resumo do que a gente leu no Gartner Top Strategic Technology Trends for 2022. Assim você coloca a leitura em dia, se informa e ainda poupa tempo - afinal, os jobs nunca param, não é mesmo?


Já ouviu falar de Engineering Trust?


Criação de uma base de TI mais resiliente e eficiente que seja capaz de garantir que os dados sejam integrados e processados de forma mais segura

A importância dos dados está cada vez mais nítida no mundo dos negócios. 

Entretanto, a sua utilização ainda continua isolada dentro de aplicativos. Para resolver essa questão existe o Data Fabric – A sua principal função é aprender por meio de análises, já o seu objetivo é recomendar onde os dados devem ser usados ou como devem ser alterados, possibilitando a criação de uma malha de dados mais integrada. Além de ser uma das principais tendências de tecnologia para 2022, essa arquitetura promete reduzir os esforços de gerenciamento de dados em até 70%.

Cybersecurity: desde 2021 na lista de tendências do Relatório Gartner 

O aumento exponencial dos ciberataques em 2021 e a entrada em vigor das punições da LGPD colocaram as empresas em alerta sobre as questões de segurança da informação.

“Em 2024, as organizações que adotarem uma arquitetura de malha de segurança cibernética reduzirão o impacto financeiro de incidentes de segurança individuais em aproximadamente 90%”. (Gartner)


“Em 2025, as plataformas Cloud-Native servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais”. (Gartner)

As plataformas Cloud-Native são tecnologias que permitem construir arquiteturas de aplicativos mais resilientes e ágeis – capazes de responder às rápidas mudanças digitais do mercado.


“Em 2024, os gastos com hiperautomação elevarão em 40 vezes, tornando a governança adaptativa um fator de diferenciação no desempenho corporativo”. (Gartner).

A hiperautomação é uma abordagem que busca tornar o modelo de negócio mais ágil, ao identificar, examinar e automatizar o maior número possível de processos de TI.

Foco na experiência!

Projeções do Gartner estimam que, em 2026, 60% das grandes organizações usarão experiência total para transformar seus modelos de negócio, tornando defensores da marca os consumidores e colaboradores que mais interagem. A partir dos dados acima apresentados, fica evidente que a tendência é um relacionamento cada vez mais digital entre funcionários, empresas e clientes.


O futuro é agora! 

Para se colocar à frente da concorrência, é de fundamental importância que as empresas procurem por parceiros estratégicos, que possam ajudar com essas demandas. Assine nossa news e receba conteúdos sobre Tecnologia e Inovação!


5 tendências para 2022 que todo profissional de TI deve saber
Oportunidade Dell Technologies para Profissionais de TI
O programa Dell Expert Network oferece um mundo de vantagens para profissionais de TI e auxilia na geração de novos negócios. Saiba mais e inscreva-se.