O mercado de assistência técnica é concorrido e muitos profissionais têm dúvidas se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática.
Manter uma empresa aberta e sustentável é um desafio para os empreendedores. Os impostos, a gestão, a organização da equipe são habilidades extras necessárias, além da expertise técnica.
Se você tem um perfil empreendedor e sonha em ter o próprio negócio, separamos algumas responsabilidades da vida de empresário que são essenciais.
Depois de conhecer os principais pontos, você vai poder decidir se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática ou não. Confira!
Dúvida de empreendedor: vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?
1. Formalização do negócio
Uma das primeiras coisas para analisar se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática é a burocracia de formalização do negócio.
Para garantir os principais direitos trabalhistas e fazer os recebimentos dentro da lei com nota fiscal, formalizar a empresa é o primeiro passo.
O enquadramento de porte e regime tributário depende do tamanho do negócio. A maioria dos profissionais começa como MEI e a medida que a empresa cresce é necessário se reenquadrar.
Esse processo pode ser feito sozinho ou com o auxílio de um contador.
Falamos sobre qual o CNAE para um suporte técnico em informática neste outro post para ajudar na pesquisa.
2. Gestão empresarial e financeira
Toda a gestão do negócio é de responsabilidade do dono. Principalmente no início, as responsabilidades estão todas com você.
Para se posicionar como uma solução viável no mercado, um planejamento estratégico para pequenas empresas é fundamental.
É importante definir a missão, visão e valores da empresa. Além da análise SWOT de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Esse fatores vão ajudar no posicionamento do negócio no mercado e também na organização financeira.
É necessário planejar o investimento financeiro inicial para dar o start nas operações e cobrir as despesas operacionais.
Meios de pagamento
O recebimento dos serviços também precisa ser bem estruturado e é facilitado quando o negócio é uma empresa formal.
Contratar maquininhas de cartão, abrir uma conta bancária empresarial, dentre outros pontos ficam mais fáceis quando a empresa tem CNPJ.
3. Definição de serviços
A organização do portfólio de serviços é um detalhe importante. Fazer tudo pode “diluir” sua empresa entre a concorrência (grande atualmente) ao mesmo tempo que segmentar envolve um trabalho de marketing e prospecção muito bem estruturado.
Como nem todo profissional de TI entende de gestão, a dúvida se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática é frequente.
Mas quem abraça o desafio, pode ter sucesso se tiver a estratégia certa e encontrar oportunidades não atendidas no mercado para investir.
4. Precificação de serviços
A estratégia de precificação é uma definição importante de um negócio formal. É importante ter um estudo do mercado e uma avaliação do tempo e recursos gastos na execução de cada trabalho.
A tabela de precificação ajuda na negociação das propostas e evita a desvalorização do trabalho, mantendo as margens de lucro para permitir o crescimento.
O cliente precisa sentir sua segurança ao vender o serviço e explicar o orçamento. Um negócio só tem longevidade no mercado se tiver um posicionamento claro em todos os aspectos.
5. Gerenciamento de equipe
Quem se decide ver na prática se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática, tem o desafio de gerenciar uma equipe de trabalho.
A medida que um negócio se desenvolve, a necessidade de expandir a equipe é natural.
Para garantir o crescimento do negócio, alinhar os protocolos de atendimento reforça a marca da empresa no mercado.
Uma equipe alinhada reforça o posicionamento como marca no mercado. Esse é um dos conceitos por trás do branding.
Então será sua função: recrutar, treinar e acompanhar os feedbacks que cada membro da equipe recebe. Além de realizar seus próprios atendimentos.
Trabalhar por conta própria: vantagens de ser autônomo
Os cinco pontos acima são apenas alguns destaques entre as tarefas que envolvem o dia a dia de um empreendedor.
Estar a frente de um negócio exige flexibilidade e conhecimentos que vão além da expertise em TI.
Por isso, na dúvida se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática, outra alternativa é trabalhar de forma autônoma.
Destacamos abaixo algumas vantagens de trabalhar por conta própria:
Ter liberdade para tomar decisões
Muitos profissionais são mais produtivos se controlam a própria rotina de trabalho.
Dessa forma, é possível priorizar os tipos de projeto que mais interessam, o que também aumenta a produtividade.
As horas de trabalho também são mais flexíveis e você pode se organizar para trabalhar nos horários nos quais você rende mais.
Aumentar a renda com os trabalhos
A autonomia de escolher os tipos de trabalho também permite investir mais tempo em aumentar o rendimento com os projetos.
A estratégia pode seguir duas vertentes:
- se especializar em atender um volume maior de pequenos projetos que são mais constantes;
- optar pelo trabalho com projetos maiores e mais caros, porém mais pontuais.
Com um objetivo em mente, você pode fazer contatos com empresas, consultores de TI e outros profissionais que possam ter oportunidade trabalho.
Ter mais qualidade de vida
Ter uma rotina de trabalho flexível também contribui para aumentar a qualidade de vida.
Cumprir horário, enfrentar trânsito e transporte público, lidar com chefes são coisas básicas da vida de quem trabalha, mas podem ser desgastantes se a relação não for boa.
Escolher trabalhar por conta própria permite criar uma rotina que atenda tanto aos seus desejos profissionais e também aos pessoais. Foco é essencial para chegar a esse equilíbrio.
Agora é com você! Vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?
Com esse cenário, você pode analisar se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática e se você se sairia bem diante de tantos compromissos.
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