Vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?

Descubra as responsabilidades e se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática e as vantagens de trabalhar como autônomo.

O mercado de assistência técnica é concorrido e muitos profissionais têm dúvidas se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática


Manter uma empresa aberta e sustentável é um desafio para os empreendedores. Os impostos, a gestão, a organização da equipe são habilidades extras necessárias, além da expertise técnica.


Se você tem um perfil empreendedor e sonha em ter o próprio negócio, separamos algumas responsabilidades da vida de empresário que são essenciais. 


Depois de conhecer os principais pontos, você vai poder decidir se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática ou não. Confira!

Dúvida de empreendedor: vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?

1. Formalização do negócio

Uma das primeiras coisas para analisar se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática é a burocracia de formalização do negócio.


Para garantir os principais direitos trabalhistas e fazer os recebimentos dentro da lei com nota fiscal, formalizar a empresa é o primeiro passo.


O enquadramento de porte e regime tributário depende do tamanho do negócio. A maioria dos profissionais começa como MEI e a medida que a empresa cresce é necessário se reenquadrar. 


Esse processo pode ser feito sozinho ou com o auxílio de um contador.

 

Falamos sobre qual o CNAE para um suporte técnico em informática neste outro post para ajudar na pesquisa.

2. Gestão empresarial e financeira

Toda a gestão do negócio é de responsabilidade do dono. Principalmente no início, as responsabilidades estão todas com você.


Para se posicionar como uma solução viável no mercado, um planejamento estratégico para pequenas empresas é fundamental. 


É importante definir a missão, visão e valores da empresa. Além da análise SWOT de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 


Esse fatores vão ajudar no posicionamento do negócio no mercado e também na organização financeira.


É necessário planejar o investimento financeiro inicial para dar o start nas operações e cobrir as despesas operacionais.

Meios de pagamento

O recebimento dos serviços também precisa ser bem estruturado e é facilitado quando o negócio é uma empresa formal.


Contratar maquininhas de cartão, abrir uma conta bancária empresarial, dentre outros pontos ficam mais fáceis quando a empresa tem CNPJ.

3. Definição de serviços

A organização do portfólio de serviços é um detalhe importante. Fazer tudo pode “diluir” sua empresa entre a concorrência (grande atualmente) ao mesmo tempo que segmentar envolve um trabalho de marketing e prospecção muito bem estruturado.


Como nem todo profissional de TI entende de gestão, a dúvida se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática é frequente.


Mas quem abraça o desafio, pode ter sucesso se tiver a estratégia certa e encontrar oportunidades não atendidas no mercado para investir.  

4. Precificação de serviços

A estratégia de precificação é uma definição importante de um negócio formal. É importante ter um estudo do mercado e uma avaliação do tempo e recursos gastos na execução de cada trabalho.


A tabela de precificação ajuda na negociação das propostas e evita a desvalorização do trabalho, mantendo as margens de lucro para permitir o crescimento.


O cliente precisa sentir sua segurança ao vender o serviço e explicar o orçamento. Um negócio só tem longevidade no mercado se tiver um posicionamento claro em todos os aspectos.

5. Gerenciamento de equipe

Quem se decide ver na prática se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática, tem o desafio de gerenciar uma equipe de trabalho.


A medida que um negócio se desenvolve, a necessidade de expandir a equipe é natural. 


Para garantir o crescimento do negócio, alinhar os protocolos de atendimento reforça a marca da empresa no mercado.


Uma equipe alinhada reforça o posicionamento como marca no mercado. Esse é um dos conceitos por trás do branding


Então será sua função: recrutar, treinar e acompanhar os feedbacks que cada membro da equipe recebe. Além de realizar seus próprios atendimentos. 

Trabalhar por conta própria: vantagens de ser autônomo


 

Os cinco pontos acima são apenas alguns destaques entre as tarefas que envolvem o dia a dia de um empreendedor.


Estar a frente de um negócio exige flexibilidade e conhecimentos que vão além da expertise em TI. 


Por isso, na dúvida se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática, outra alternativa é trabalhar de forma autônoma


Destacamos abaixo algumas vantagens de trabalhar por conta própria:

Ter liberdade para tomar decisões

Muitos profissionais são mais produtivos se controlam a própria rotina de trabalho.


Dessa forma, é possível priorizar os tipos de projeto que mais interessam, o que também aumenta a produtividade. 


As horas de trabalho também são mais flexíveis e você pode se organizar para trabalhar nos horários nos quais você rende mais.

Aumentar a renda com os trabalhos

A autonomia de escolher os tipos de trabalho também permite investir mais tempo em aumentar o rendimento com os projetos.


A estratégia pode seguir duas vertentes:


- se especializar em atender um volume maior de pequenos projetos que são mais constantes;

- optar pelo trabalho com projetos maiores e mais caros, porém mais pontuais.


Com um objetivo em mente, você pode fazer contatos com empresas, consultores de TI e outros profissionais que possam ter oportunidade trabalho. 

Ter mais qualidade de vida

Ter uma rotina de trabalho flexível também contribui para aumentar a qualidade de vida


Cumprir horário, enfrentar trânsito e transporte público, lidar com chefes são coisas básicas da vida de quem trabalha, mas podem ser desgastantes se a relação não for boa.


Escolher trabalhar por conta própria permite criar uma rotina que atenda tanto aos seus desejos profissionais e também aos pessoais. Foco é essencial para chegar a esse equilíbrio. 

Agora é com você! Vale a pena abrir uma assistência técnica de informática?

Com esse cenário, você pode analisar se vale a pena abrir uma assistência técnica de informática e se você se sairia bem diante de tantos compromissos. 


Agora se você se interessou pelas vantagens de trabalhar por conta própria, se liga nessa oportunidade: 


É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho na área? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd!


As oportunidades vão desde serviço presencial a field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form