Como trabalhar por conta própria com informática e ter uma carreira de sucesso

Quer trabalhar por conta própria com informática? Saiba como investir na carreira de autônomo e conquistar mais oportunidades de trabalho.

O mercado de trabalho em informática e tecnologia da informação continua a florescer. Segundo uma pesquisa do Bureau of Labor Statistics dos EUA, haverá um aumento de 12% em emprego para funções relacionadas a computadores entre 2018 e 2028. Ou seja, trabalhar por conta própria com informática pode, sim, ser uma ótima oportunidade de carreira.

Esse número é um aumento considerável para um setor que já possui altos níveis de demanda por profissionais qualificados em áreas como TI e desenvolvimento de software.

A natureza mutável da infraestrutura de TI em relação ao uso crescente de serviços de computação em nuvem influencia fortemente esse aumento da demanda de emprego.

Organizações e negócios precisarão de profissionais qualificados para ajudar em áreas como segurança na nuvem e na implementação de uma estratégia bem-sucedida de migração para a nuvem.

Então, quer trabalhar por conta própria com informática e construir uma carreira independente? Continue lendo este artigo e aprenda quatro dicas para construir sua carreira neste setor em expansão.

4 dicas para trabalhar por conta própria com informática

1. Fique de olho nas tecnologias emergentes

Os diplomas em Ciência da Computação e Bacharelado em Tecnologia da Informação equipam os graduados com conhecimentos essenciais e inestimáveis para prepará-los para trabalhar na indústria de informática.

No entanto, para se destacar no mercado, vale a pena procurar tecnologias emergentes e buscar certificações adicionais, muitas das quais você pode concluir online.

A computação em nuvem continua evoluindo e há certificações disponíveis em muitas instituições de ensino na modalidade de ensino a distância, que podem realmente impulsionar seu currículo.

Existem várias outras tecnologias menos consolidadas que a computação em nuvem, mas com grande potencial futuro, incluindo blockchain, aprendizagem de máquina e Big Data.

Para trabalhar por conta própria com informática, é fundamental procurar atualizar continuamente as habilidades, de acordo com as últimas tendências e tecnologias.

Quanto mais especializado, mais oportunidades podem surgir. Você pode consolidar o seu nome e se tornar conhecido no mercado por habilidades que os outros profissionais não tem.

2. Invista no setor de segurança cibernética

Você pode trabalhar por conta com própria informática, prestando consultoria em segurança cibernética.

Há uma escassez crônica de talentos no mercado com habilidades em segurança cibernética. Pesquisas recentes sobre os desafios do setor de TI descobriram que 53% dos entrevistados relataram uma escassez de habilidades em segurança cibernética em suas empresas.

Essa lacuna de habilidades decorre do aumento de crimes cibernéticos direcionados a organizações e empresas. Muitas não tem o verdadeiro nível de recursos e conhecimentos necessários para lidar com esse grande volume de ataques.

Além disso, poucos programas de graduação incluem conhecimento de segurança cibernética como módulos principais.

Se você possui conhecimentos relevantes nessa área, divulgue seu trabalho para as empresas da sua região. Para trabalhar por conta própria com informática é estratégico ser um especialista para conseguir bons serviços.

Mergulhe no conhecimento lendo livros sobre segurança cibernética, obtendo certificações e participando de eventos e conferências da área.

As empresas só querem saber que você tem o conhecimento e as habilidades necessárias para ajudar a proteger seus ativos de informações.

3. Expanda sua rede de contatos

Durante a graduação, você deve se lembrar de seus professores enfatizando frequentemente a importância de uma forte rede profissional para o crescimento na carreira.

Começar a trabalhar por conta própria com informática envolve tanto quem você conhece quanto o que você conhece.

Plataformas como o LinkedIn são especialmente importantes para os profissionais autônomos. Conecte-se com seus ex-colegas de classe e pesquise por oportunidades de trabalho.

Participe de grupos abertos na sua cidade ou online relacionados à indústria de informática e contribua. Você acabará criando um networking que vai aumentar as chances de as pessoas recomendarem você para trabalhar e entrarem em contato.

Também faça contato com os ex-colegas pelo LinkedIn. Peça recomendações em seu perfil, porque elas fazem você se destacar para os empregadores.

Você também pode expandir sua rede participando de eventos presenciais relacionados à sua área de trabalho.

4. Encontre empresas que recrutam freelancers

Ao trabalhar por conta própria com informática, você pode ter um pouco de dificuldade de chegar até as empresas que precisam do seu trabalho.Ter um intermediário nesse processo é uma ajuda e tanto!

Empresas como a Encontre um Nerd fazem a ponte entre você e negócios que precisam de profissionais capacitados para resolver seus problemas de TI ou fornecer consultoria especializada para implementar soluções tecnológicas.

A Encontre um Nerd é focada em oferecer suporte técnico para empresas de varejo, franquias e serviços de TI.

Com soluções eficientes implementadas por técnicos que trabalham por conta própria com informática, muitas empresas ganharam eficiência para reduzir custos, mais velocidade no atendimento ao cliente, dentre outros benefícios.

Para ser um dos profissionais ‘Nerd’ da empresa basta fazer o cadastro no site da empresa. As vagas são tanto para trabalhos presenciais quanto jobs remotos. Ou seja, você pode trabalhar por conta própria com informática de qualquer lugar do país.

Comece a trabalhar por conta própria com informática HOJE!

Ter um diploma em ciência da computação ou em TI é um passo óbvio e importante para a construção de uma carreira na indústria de informática. Há muitos empregos disponíveis e as estatísticas mostram que haverá bastante demanda nos próximos anos.

No entanto, o diploma é a primeira parte de um processo para estabelecer uma base sólida.

Trabalhar por conta própria com informática e construir uma carreira na indústria significa aprender constantemente, acompanhar as tendências, ampliar sua rede de contatos e procurar maneiras de buscar e mostrar experiência aos possíveis empregadores.

Aproveite a oportunidade da Encontre um Nerd e seja um dos Nerds da nossa equipe.

As vagas vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aquelas que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis.

Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: