Existem diversos tipos de consultoria de TI no mercado que auxiliam na estruturação, na implementação e no uso de novas tecnologias nas empresas. 

Hoje, as soluções tecnológicas são usadas tanto na otimização das atividades diárias como para alcançar objetivos estratégicos de negócio.

A presença de um consultor de TI na empresa traz muitos benefícios como:

  • aprimorar a estrutura de TI para funcionar com eficiência;
  • orientar a empresa na escolha das tecnologias certas;
  • criar projetos de implementação com passo a passo estruturado;
  • introduzir o uso de tecnologias;
  • alinhar estrategicamente a TI com o negócio.

Para a consultoria de TI ser efetiva, o consultor precisa ter boas habilidades técnicas, mas também conhecimento sobre gestão para fazer um alinhamento efetivo das soluções.

De acordo com o momento da empresa e suas necessidades, um dos tipos de consultoria de TI será mais adequado.

Para entender cada uma das opções reunimos abaixo os tipos de consultoria de TI que podem ajudar um negócio a crescer.

7 tipos de consultoria de TI para contratar

A escolha de um dos tipos de consultoria de TI passa primeiro pela análise da necessidade da empresa.

Identificar onde os processos não funcionam, as melhorias sugeridas pelos funcionários para seu próprio trabalho, hábitos pouco produtivos, as metas do negócio são alguns pontos para pensar.

Com isso em mente, uma empresa pode escolher o melhor tipo de consultoria de TI para contratar:

1. Consultoria em programação de contratos

É um tipo de consultoria de TI na qual o profissional é pago por hora. O papel do consultor é codificar, testar e analisar as soluções contratadas pela empresa para que elas sejam implementadas corretamente.

Esse tipo de consultoria é estratégico, pois garante que os resultados pretendidos com a contratação de uma nova tecnologia sejam alcançados e a necessidade de melhorias sejam cumpridas. 

2. Consultoria em integração de sistemas

Outro tipo de consultoria de TI que um profissional da área pode prestar para uma empresa é quando ela precisa de orientação para escolher e colocar um software ou outra solução para funcionar.

O consultor de TI seleciona e faz a configuração nas máquinas do software ou hardware contratado que melhor atende às necessidades da empresa entre as opções selecionadas.

Neste tipo de consultoria de TI também se encaixam os revendedores de produtos e soluções. Eles fazem a prospecção de clientes com o perfil do seu produtos e vendem os benefícios e vantagens da aquisição. 

3. Consultoria em Mídias e Web

Um tipo de consultoria de TI bastante útil é quando na criação de soluções interativas para atividades de empresa.

Os treinamentos internos que querem material multimídia e web, por exemplo, podem ser desenvolvidos por um profissional dessa área.

O objetivo é tornar as informações mais atrativas, mostradas de maneira dinâmica com uma identidade visual própria.

Esse cuidado tanto com os materiais internos quanto externos mostra a preocupação da empresa com o branding da marca e seus benefícios.

4. Consultoria especializada

A popularização da tecnologia fez com que cada pessoa se sentisse um pouco especialista na área.

Mas a verdade é que todos precisam de orientações para ter um uso consciente, eficiente e seguro de tudo o que diz respeito à computação e tecnologia. E nas empresas, esse conhecimento é ainda mais importante.

É aí que entram em cena um tipo de consultoria de TI especializada. O consultor lida diretamente com a liderança da empresa.

O objetivo do trabalho é alinhar estratégias, políticas internas de uso dos computadores, soluções de segurança, etc.

O consultor ainda ajuda no treinamento para todos fazerem o melhor uso dos equipamentos através de workshops e treinamentos em grupo.

5. Consultoria em Governança de TI

Esse tipo de consultoria de TI é um serviço mais aprofundado em relação a tecnologia da informação para negócios.

A governança de TI gerencia toda estrutura tecnológica de uma empresa através de um plano de criação e implementação de soluções.

O planejamento estabelece as diretrizes a serem seguidas e o consultor de TI acompanha toda a implementação, monitora e faz a gestão dos contratos.

Para a governança atingir os objetivos desejados deve considerar as necessidades e interesses da empresa para fornecer a equipe as melhores ferramentas para cada processo de trabalho.

Por ser bastante estratégica a consultoria em Governança de TI lida diretamente com os líderes da empresa.

6. Consultoria em monitoramento de redes

algumas soluções de TI  mais simples se não são implementadas corretamente podem não ser tão bem aproveitadas quanto poderiam.

O monitoramento de redes é um tipo de consultoria de TI em que um profissional ajuda a integrar a empresa através da rede de internet, facilitando a comunicação entre computadores, impressoras, etc.

Além disso, o serviço detecta se a rede atual suporta a quantidade de dados trafegados, se há necessidade de upgrade e implementa soluções de segurança.

7. Consultoria em solução de telefonia

Os serviços telefônicos entre entre os custos mais altos de uma empresa. Por isso, cada vez mais empresas estão em busca de soluções mais baratas como o VoIP e a Telefonia IP.

Para implementar esse recursos corretamente, é necessário um tipo de consultoria de TI de um profissional da área.

A implementação é simples, rápida e fácil de usar. O treinamento dos funcionários também pode estar incluído na consultoria.

São recursos que vão enxugar custos e oferecer mobilidade na comunicação de toda equipe dentro e fora da empresa.

Contrate um tipo de consultoria IP qualificada

Agora que você conhece os tipos de consultoria de TI pode identificar com mais facilidade qual é a mais adequada para o seu negócio.

Para isso, contar com a assistência de uma empresa especializada em soluções de TI é fundamental.

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Tipos de consultoria de TI: 7 tipos de serviços para empresas