Como a terceirização de TI pode apresentar um novo cenário para seu negócio

Como a terceirização de TI pode apresentar um novo cenário para seu negócio




A  terceirização de TI, ou suporte de TI como muitos preferem chamar, surgiu para otimizar a rotina de um grande negócio e ajudá-lo a conquistar mais espaço em seu mercado.

Essa é uma estratégia que existe há muito tempo, mas para realmente funcionar e gerar bons resultados, uma transformação na cultura das grandes empresas, e dos seus gestores, precisou de fato acontecer.

Sempre foi uma convenção de que grandes negócios, obrigatoriamente, tivessem um departamento de TI interno altamente especializado para solucionar todos os problemas que surgissem. É isso o que se esperava.

Hoje, esse padrão foi quebrado e então a terceirização de serviços de TI passou a contribuir com grandes soluções para as operações e a transformar indiretamente as experiências dos clientes.

Grandes empresas devem dedicar seu tempo e recursos para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços, independente se o seu cliente é final ou não.

A partir do momento que gestores e gerentes terceirizam parte dos processos de maneira estratégica, além de aproveitar toda a experiência e conhecimento dos seus parceiros, é possível facilitar o serviço prestado.

O suporte de ti terceirizado oferece quatro vantagens básicas para qualquer tipo negócio:

  • redução dos custos
  • foco no core business
  • capilaridade, atendimento em várias regiões
  • monitoramento e garantia de entrega de serviço

Vamos te mostrar como a terceirização de TI pode ser tudo o que o seu negócio precisava e você não sabia.

Boa leitura!

Redução de custos

Manter um departamento completo de TI é vantajoso, principalmente quando você precisa apagar pequenos incêndios para que eles não cresçam e causem grandes estragos em pouco tempo.

O problema é que manter uma equipe completa e especializada exige um grande custo mensal.

Reduzir custos em um grande negócio significa mais do que economizar no final do mês, mas ter mais fluxo de caixa para investir em melhores produtos, serviços e novos processos sem comprometer a qualidade da sua área de TI.

A terceirização de TI pode ser completa ou em partes.

Um negócio pode sim manter sua equipe interna de TI, mas não precisa exigir que ela faça tudo, ainda mais quando a empresa é muito grande.

Você pode se beneficiar da experiência e expertise de profissionais e empresas especializadas para elaborar pequenos, médios ou grandes projetos para o seu negócio e até mesmo filiais.

Foque em seu core business

Terceirizar todo o seu TI, ou boa parte dos processos, vai permitir que você se concentre naquilo que você sabe fazer.

Ou seja, contar com parceiros especializados e optar pelo outsourcing de TI permite que gestores e grandes executivos de tecnologia concentrem seus esforços e energia em planejamento e gerenciamento, enquanto deixa a execução para quem garante agilidade na entrega.

Por muito tempo grandes empresas, fábricas e escritórios administravam tudo que envolvia seu negócio e disponibilizavam tudo para seus colaboradores, desde cantinas e refeitórios, até mesmo enfermarias.

Isso representava o status de um grande negócio, mas isso deixou de ser algo viável por exigir mais pessoal para administrar e espaço para comportar toda essa equipe. Com a área de TI não foi diferente.

A tecnologia está a disposição a simplificar seu negócio, ainda mais quando o assunto é TI.

Você pode ter acesso a uma gama de colaboradores qualificados, que fazem tudo aquilo que é necessário para fazer a engrenagem funcionar, sem qualquer vínculo empregatício, e não precisa mais se preocupar com essas distrações.

Capilaridade de atendimento: atendimento em várias regiões

A grande dificuldade das empresas é encontrar profissionais de TI qualificados e que atendam unidades em outras regiões, principalmente em cidades pequenas.

É um conjunto de problemas que envolvem:

  • Deslocamento. Enviar profissionais para outras regiões para resolver pode ser um grande problema, ainda mais quando o tempo de deslocamento pode afetar diretamente o desenvolvimento de um projeto e até mesmo a operação de uma grande loja.
  • Custos adicionais. Enviar profissionais para outras regiões vai exigir altos investimentos como: deslocamento, remuneração, alimentação e estadia. Valores que poderiam ser alocados para melhorar estrutura e processos.
  • Agenda. Você pode até ter o profissional perfeito para resolver um grande problema em outra região, mas a dificuldade está em conseguir um espaço em sua agenda.

A solução? A terceirização de profissionais de TI que estão próximos a região que necessita de atendimento.

Muitos clientes da EUNERD conseguiram eliminar esses três problemas ao solicitar o suporte de TI com profissionais que atuam próximo às regiões que precisavam de assistência.

Os problemas foram resolvidos sem custos adicionais, 10 vezes mais rápido, em até 24 horas após a solicitação e sem qualquer tipo de deslocamento gigantescos, uma vez que existem Nerds espalhados em duas mil cidades do país.

Monitoramento e entrega de serviço

Com a terceirização de TI, um negócio pode contar com uma equipe mais simplificada, focada no planejamento, desempenho e monitoramento dos processos terceirizados.

Ao terceirizar uma assistência, você pode contar com parceiros transparentes, ter um controle total dos custos que envolvem cada um dos projetos e monitorar cada etapa até a sua conclusão.

Não existem segredos.

Você optar por terceirizar a manutenção preventiva para alcançar grandes performances em seu negócio?

Uma equipe de monitoramento vai acompanhar a chegada do profissional na empresa, fiscalizar todo o trabalho feito e enviar um relatório com todas as informações do projeto. O profissional só vai embora depois que o cliente assinar e aprovar.

Ao invés de estar envolvido na busca de soluções para resolver um problema, você, como gestor, vai acompanhar e direcionar.

A terceirização do suporte de TI

Como você pôde perceber ao longo do artigo, o suporte de TI pode conduzir o seu negócio para um cenário muito mais ativo, focado e totalmente otimizado.

Conseguir construir esse ecossistema em volta do seu negócio de modo estratégico pode influenciar indiretamente todos os setores da empresa, de maneiras que podem ir além dessas quatro vantagens base.

 

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a enxergar algumas oportunidades que a terceirização de TI pode gerar.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com nossos Nerds e agende uma reunião para conhecer nossos serviços! Pode ter certeza que vamos te ajudar a encontrar as melhores soluções de TI para o seu negócio.


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