A terceirização de TI tem construído seu espaço no mercado brasileiro e global. Ainda mais quando essa modalidade pode ajudar a equipe de uma empresa a focar naquilo que é mais importante para o crescimento do negócio.

Essa prática tem crescido principalmente nos grandes negócios, ainda mais naqueles cujo segmento não é focado em tecnologia.

Mas a pergunta que surge é por que a mais alta gerência e gestores precisam investir na terceirização de TI para melhorar a produtividade de um negócio?

É válido lembrar que terceirizar TI não significa mandar toda a equipe de TI embora para cortar os custos (mesmo que essa seja uma vantagem para lucrar mais, com menos recursos). Ao invés disso, a terceirização de TI pode aumentar a produtividade de um grande negócio. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto.

Como a terceirização de TI pode aumentar a produtividade

Sim, a terceirização de TI tem a capacidade de aumentar a produtividade. E isso pode acontecer em várias frentes do negócio, tanto de maneira direta quanto indireta.

A curto prazo, a terceirização de TI pode melhorar a concentração da equipe interna. Muitos podem não saber, mas uma equipe de TI sempre é chamada para apagar pequenos incêndios que podem se transformar em prejuízos quando não solucionados.

O problema disso, é que os profissionais de TI não conseguem se concentrar em seus próprios projetos e tarefas. Isso significa atraso de entrega, projetos mal executados, por conta da mudança de foco, e muito mais.

Já a longo prazo, a terceirização de TI pode melhorar a eficiência dos projetos e equipes, o que pode garantir mais satisfação em trabalhar e isso é o que todo profissional busca em uma empresa.

Muitas tarefas podem ser terceirizadas dentro de um negócio, como por exemplo:

  • Checkup de TI
  • Instalação de infraestrutura de rede
  • Manutenção preventiva
  • Abertura de novas lojas de varejo e muito mais

Com a terceirização dessas projetos de curto e médio prazo, os profissionais internos vão investir seu tempo para planejar e executar projetos mais estratégicos que vão beneficiar o negócio, ou seja, podem trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e serviços, executar aquelas tarefas que são importantes mas nunca são feitas por falta de tempo, ou seja, serão muito mais produtivos em seu dia a dia.

Quatro benefícios que a terceirização de TI oferece para a produtividade

Muito dinheiro é desperdiçado por falta de produtividade. Para reverter a situação, a terceirização de TI tem se mostrado uma forte aliada dos gestores de equipes, gestores e até mesmo dos diretores.

A terceirização pode ser encarada como cabeças e braços extras que vão “desbloquear” aquelas tarefas que estão atrapalhando o fluxo de produtividade e que a equipe interna não está dando conta.

 

1. Redução de responsabilidades

Ainda é muito enraizada a ideia de que quanto mais responsabilidades, mais tarefas um profissional tem, maior ele é dentro de uma empresa.

Esse é um conceito que vai contra a ideia de ser um profissional cada vez mais produtivo.

Na essência, para alguém ser produtivo, ele precisa desempenhar um trabalho excelente em menos tempo e ainda ter a capacidade de equilibrar sua vida profissional e pessoal.

Reduzir as responsabilidades de uma pessoa não é diminuir sua importância para um negócio, é justamente o oposto, é eliminar as atividades não essenciais para melhorar a produtividade do profissional.

Lembre-se: a produtividade consiste em aumentar seus ativos e reduzir os passivos, por isso considerar a ajuda de uma empresa de terceirização de TI pode melhorar

2. Delegação de tarefas

Esse segundo item está mais ligado aos gestores e gerentes.

É de comum acordo, para muitos profissionais, que quanto maior o cargo, mais multitarefas deve-se ser.

Esse princípio, assim como o primeiro, vai contra ao conceito de produtividade.

Na medida que as pessoas assumem cargos mais elevados de gerência, maiores as responsabilidades e, a produtividade será possível conforme as tarefas forem delegadas.

Quanto a terceirização, é como falamos no primeiro item, quanto mais tarefas básicas do negócio forem dadas às parceiras terceirizadas, principalmente quando as operações crescem e acumulam mais atividades, é possível manter a produtividade sem precisar investir em pessoal.

3. Melhor aproveitamento do tempo

O tempo é um dos recursos mais valiosos no mundo dos negócios, ainda mais quando estão em jogo prazos, aumento de produtividade, entregas de resultados e conquistas de metas.

Para lidar com tudo o que é exigido de uma equipe, a terceirização é o melhor recurso que existe no mercado.

4. Controle do progresso

Outro grande benefício da terceirização de TI é a possibilidade de monitorar todos os progressos dos projetos, sem se preocupar em ter mais trabalho.

Grandes empresas de terceirização de TI como a EuNerd oferecem todo o suporte aos gestores e gerentes das empresas que fecham parcerias para a execução de projetos de TI.

Como o projeto é executado por um especialista terceirizado, os prazos podem ser definidos previamente e concluídos dentro do prazo. Isso, muitas vezes, não é garantido quando é executado por uma equipe interna.

Sabe o motivo? Por causa dos pequenos incêndios que já citamos acima e isso consome um tempo que seria melhor aproveitado no negócio.

Como a possibilidade de delegar todo o projeto, ou partes específicas dele, para terceirizados, o gestor vai receber o produto, ou serviço, e relatórios detalhados, sem mexer na produtividade da equipe interna.

Ao mesmo tempo, os gestores conseguem ter maior controle dos projetos, o que poderia não acontecer com a equipe interna, e ainda se manter responsável por vários projetos ao mesmo tempo.

Ou seja, menos trabalho e mais energia para as equipes internas de uma empresa.

 

A terceirização de TI é muito importante para a produtividade de um negócio. Junto com os benefícios já evidenciados como redução de custos, maior solução de problemas, podemos incluir a possibilidade de melhorar a produção de toda uma equipe.

Com todas as oportunidades que o mundo atual oferece, escolher a melhor parceira para terceirizar os serviços de TI é fundamental para que uma empresa aproveite ao máximo cada projeto.

 


Como a terceirização de TI de pode influenciar na produtividade de um negócio