Você provavelmente já viu artigos sobre o poder da tecnologia que “quebram” indústrias inteiras, como o Uber modificando a forma com que nos deslocamos ou o Facebook mudando como as pessoas se comunicam. As notícias sobre a disrupção de negócios se concentram em contos dramáticos de empresas que cresceram em centenas de milhões em receita quase da noite para o dia.

Mas a inovação também pode ocorrer em menor escala e você não precisa inventar a tecnologia para tirar proveito dela. Em qualquer tamanho de empresa, usar tecnologias digitais para otimizar seu negócio requer pensamento estratégico, investimento inteligente e um compromisso com o sucesso a longo prazo. Vamos dar uma olhada em algumas tendências que pequenas empresas podem transformar para fazer negócios.

Internet móvel

Quase todo mundo tem Internet móvel e rápida nestes dias. A tecnologia de negócios móveis é uma grande vantagem competitiva para empresas que realmente sabem explorar seu potencial. Para começar, certifique-se de que seu site, anúncios e e-commerces estão prontas para uso em dispositivos móveis. A Internet móvel também é excelente para os funcionários pois capacita-os a comunicar trabalhos em qualquer lugar usando ferramentas como as versões móveis de aplicativos como Office ou Google Sheets.

A Internet das Coisas

Redes de sensores de baixo custo comunicando e coletando dados 24/7? Agora isso pode soar perturbador. Também soa como algo que só as grandes empresas estão considerando, mas cada vez mais equipamentos e dispositivos conectados à Internet estão disponíveis em uma variedade de indústrias. Com esses dispositivos conectados, você pode monitorar o desempenho, realizar manutenção, coletar dados e funções de controle remotamente. A chave é considerar como esses investimentos podem acelerar o seu negócio e não apenas comprá-los para fazer média ou dizer que está fazendo. Se você está buscando uma estratégia de Internet das Coisas, entre em contato com o Encontre um Nerd, temos parceiros em vários seguimentos de IOT que podem mudar totalmente seu negócio, e rápido. Oferecemos serviços de consultoria e suporte gerenciados, organizando e planejando a introdução de IOT nas empresas através de experts do mercado de TI.

Automação do conhecimento do trabalho

Vimos a fabricação tornar-se cada vez mais automatizada. Agora, o trabalhador está enfrentando o mesmo cenário. Por exemplo, no passado, quase todos os pedidos de empréstimos eram examinados por um analista financeiro. Hoje os bancos usam softwares sofisticados para tomar decisões baseadas em dados. Em uma pequena e média empresa, onde nunca parece haver tempo suficiente para fazer tudo, esses tipos de ferramentas podem ser inestimáveis. Um exemplo simples é o reconhecimento de voz — uma tecnologia poderosa que poucas pessoas aproveitam — como a Cortana ou a no Windows 10 e a Siri no MacOs. Você pode escrever e pesquisar informações de forma muito eficiente apenas falando, o que pode poupar tempo e mantê-lo focado em agregar valor ao seu negócio.

Aplicativos como IFTTT e Zapier também permitem automatizar a maioria dos aplicativos que usamos no dia a dia. Uma automação que usamos no Encontre um Nerd é facilita o marketing é conectar o nosso site com uma ferramenta de disparo de emails. Assim, toda vez que alguém nos envia um formulário de mensagem, automaticamente as informações são coletadas e enviadas para uma lista no Mailchimp, onde nossos especialistas podem segmentar e classificar os clientes para campanhas.

Tecnologia na nuvem

A nuvem — a capacidade de acessar infra-estrutura de TI, aplicativos e serviços através da Internet — tem sido um foco de negócios inovadores há muitos anos, mas as oportunidades para melhorar seu negócio continuam crescendo. E é especialmente relevante para pequenas e médias empresas, que agora têm acesso ao poder de computação previamente acessível apenas para as maiores empresas. A maneira mais fácil de começar com a tecnologia na nuvem é adotar o software como um serviço, como alternar do Office tradicional do Microsoft Office para o Office 365. Você não precisa executar servidores ou se preocupar com segurança porque é tudo cuidado nos bastidores e seu software está sempre atualizado com os recursos mais recentes.

Big Data

É um mundo cada vez mais voltado para os dados e todas as empresas precisam estar olhando como eles podem usar a informação para tomar melhores decisões, conectar-se com os clientes e encontrar novas oportunidades. E você não precisa atingir terabytes de dados para obter seu valor. A primeira etapa é certificar-se de que você está coletando e armazenando dados em algum lugar que seja alcançável e estruturado. Faça um inventário dos tipos de dados coletados por sua empresa com os tipos de dados que podem coletar e tomar algumas decisões sobre o que realmente é valioso. Você precisa de ferramentas que o ajudem a explorar e dar sentido aos dados. O Excel é o clássico para os usuários do Office e você pode obter o mais recente com o Office 365. Se você quiser levar as coisas um passo adiante, experimente o Power BI, que fornece ferramentas fáceis de usar para fazer e responder perguntas do seu dados.

Acima de tudo, lembre-se: a disrupção e inovação de um negócio é relativa e nem sempre tem que fazer manchetes. Se seus concorrentes não estão seguindo as tendências das empresas e aproveitando ao máximo a inovação tecnológica, talvez seja hora de rever seu próprio negócio.

O Encontre um Nerd é seu parceiro e pode lhe ajudar a conquistar cada vez mais clientes no ambiente digital. Estamos sempre à frente trazendo as ferramentas mais novas do mercado com processos simplificados de integração em empresas. Confira um pouco de como a ESV Digital escalou sua operação com nossos serviços.

Tendências digitais que mudam os negócios