Como a terceirização de TI de pode influenciar na produtividade de um negócio

Tecnologia e produtividade andam de mãos juntos, ainda mais no mundo dinâmico, e muitas vezes caótico e acelerado, que vivemos.

Gestores de TI de todos os lugares do mundo buscam maneiras para os técnicos de TI serem mais produtivos para que as empresas consigam crescer e prosperar.

Não existe nada melhor que a tecnologia para manter uma equipe de TI produtiva.

Mas um grupo de pessoas insistem em associar tecnologia a distração dos colaboradores, por isso ela é considerada por eles a inimiga número um da produtividade.

Apesar das desavenças entre as crenças e ideias, usar a tecnologia em áreas estratégicas de uma organização pode gerar benefícios para gestores, gerentes e toda uma empresa, especialmente para as equipes de TI.

Se você está se perguntando como a tecnologia pode influenciar diretamente a produtividade, continue a leitura!

Por que a tecnologia e produtividade combinam?

Existem muitos motivos para usar a tecnologia para melhorar a produtividade de uma equipe. Com ela é possível:

1. Melhorar a sua organização

Com a tecnologia é possível organizar todas as tarefas que precisam ser feitas e melhorar, ao longo do caminho, toda a produtividade da equipe.

Ao implementar a tecnologia na rotina da equipe, os técnicos de TI podem melhorar os processos de execução dos serviços e produção das suas atividades, isso garante que todas as etapas desnecessárias sejam descartadas.

Compartilhamento de arquivos e pastas online, gerenciadores de serviço de campo e aplicativos de uso remoto são alguns exemplos de ferramentas que as equipes de TI podem usar para trabalhar com mais qualidade.

O problema que muitas empresas enfrentam é a falta de organização de informações e até mesmo o seu acesso. Seja esquecer documentos no escritório, perder, ou até mesmo esquecer, informações importantes antes de reuniões e muito mais. Tudo pode ser compartilhado online.

A computação em nuvem permite que as informações, dados e arquivos sejam salvos em um servidor remoto para os técnicos acessarem sem problemas e consigam criar, visualizar e compartilhar dados de forma instantânea podem impulsionar a produtividade.

Essa alternativa vai facilitar tarefas, compartilhar arquivos, permitir serviços de cobrança, treinamentos e muito mais, tudo vai depender da necessidade da empresa e da disponibilidade de empresa.

Isso permite que a equipe de TI seja mais rápida, eficaz e muito produtivo.

2. Trabalho remoto

Em tempos de pandemia, o trabalho remoto permite que um negócio permaneça ativo e altamente produtivo.

A partir do momento que uma equipe de TI tem a oportunidade de trabalhar remotamente, significa dar mais espaço para os profissionais desenvolverem suas atividades de forma mais confortável e não gastem tanta energia para se deslocar até o escritório ou corram riscos desnecessários.

Existem pesquisas na web que mostram que as pessoas podem ser até 13% mais produtivos ao trabalhar em casa, do que no escritório. As pessoas em casa fazem menos pausas e não ficam tão doentes.

Oferecer a tecnologia necessária para que as pessoas trabalhem em casa pode melhorar a entrega de prazos, conclusão de projetos e forma com que trabalham é muito mais tranquila.

Isso não apenas melhora a produtividade, mas ajuda as pessoas a serem mais felizes enquanto trabalham. E os hormônios da felicidade são endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina, ou seja, são substâncias químicas produzidas pelo cérebro que estão diretamente ligadas à motivação, euforia e bem-estar.

3. Oferecer um atendimento automatizado ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de um negócio, mas quando ele não é feito do jeito certo, pode gerar dores de cabeça fortes.

A inteligência artificial tem sido usada especialmente nessa área do negócio. Um exemplo comum são os chatbots, usados para responder aquelas perguntas que são frequentemente feitas pelas pessoas.

Para o chatbot funcionar basta programar as perguntas mais feitas e suas respostas. Além de exercer a função de atendente, os chatbots podem ser usados para solicitar serviços, oferecer suporte ao cliente, tirar dúvidas e muito mais.

Dessa forma a equipe não precisa passar tanto tempo solucionando esses problemas que são comuns e podem ser resolvidos rapidamente.

 

4. Possibilitar a colaboração entre técnicos

A tecnologia permite que os técnicos de TI se reúnam para encontrar soluções para problemas e executarem seus projetos.

Já foi o tempo em que todas as pessoas precisavam estar no mesmo ambiente para uma reunião e colaboração. Hoje as pessoas não precisam estar no mesmo país para isso acontecer.

Existem ferramentas tecnológicas simples usadas no dia a dia das pessoas. Uma delas é o servidor remoto. Isso significa que todos aqueles que possuem permissão podem acessar os arquivos em qualquer lugar e hora para trabalharem.

Incluir a produtividade na colaboração entre os técnicos de TI pode aumentar até 30% da produtividade.

Programas como slack, Asana, Trello e Notion são alguns aplicativos usados para melhorar a comunicação e distribuição de projetos. Essas ferramentas são necessárias e contribuem para garantir mais benefícios para toda a equipe, especialmente para o gestor que precisa ficar por dentro do progresso e desenvolvimento dos projetos.

No final as empresas são capazes de economizar tempo e dinheiro, melhorar a colaboração e comunicação dentro da equipe e, aumentar consideravelmente a produtividade.

O impacto da tecnologia na produtividade

A tecnologia pode impactar de modo positivo na produtividade de uma equipe por muitos motivos. E 2020 vem deixando isso cada vez mais evidente.

As ferramentas tecnológicas permitem que as equipes trabalhem de modo remoto, façam seus próprios horários, tenham melhor qualidade de vida e continuem entregando a mesma qualidade, mesmo distantes um do outro.

Segundo as estatísticas, 64% dos líderes de negócios globais acreditam que um trabalho mais flexível tenha a capacidade de influenciar a produtividade.

A tecnologia desempenha a função de deixar a rotina muito mais flexível e simples.

Isso significa que chegou a hora das empresas mudarem as culturas dos seus negócios. É uma necessidade.

 

Como você já deve ter percebido, existem muitas maneiras da tecnologia melhorar a produtividade. O nosso conteúdo foi apenas uma pequena introdução sobre tecnologia e produtividade, além dos seus muitos benefícios. Quer saber mais como a tecnologia pode mudar completamente o seu negócio? Fale com os nossos Nerds.


Tecnologia e produtividade: como a tecnologia pode melhorar a produtividade de um negócio?