Tecnologia e produtividade: como a tecnologia pode melhorar a produtividade de um negócio?

Tecnologia e produtividade devem andar sempre juntas, por isso devem ser implementadas para que uma equipe de TI consiga trabalhar do jeito certo. Confira como a tecnologia pode melhorar a produtividade de um negócio.

Como a terceirização de TI de pode influenciar na produtividade de um negócio

Tecnologia e produtividade andam de mãos juntos, ainda mais no mundo dinâmico, e muitas vezes caótico e acelerado, que vivemos.

Gestores de TI de todos os lugares do mundo buscam maneiras para os técnicos de TI serem mais produtivos para que as empresas consigam crescer e prosperar.

Não existe nada melhor que a tecnologia para manter uma equipe de TI produtiva.

Mas um grupo de pessoas insistem em associar tecnologia a distração dos colaboradores, por isso ela é considerada por eles a inimiga número um da produtividade.

Apesar das desavenças entre as crenças e ideias, usar a tecnologia em áreas estratégicas de uma organização pode gerar benefícios para gestores, gerentes e toda uma empresa, especialmente para as equipes de TI.

Se você está se perguntando como a tecnologia pode influenciar diretamente a produtividade, continue a leitura!

Por que a tecnologia e produtividade combinam?

Existem muitos motivos para usar a tecnologia para melhorar a produtividade de uma equipe. Com ela é possível:

1. Melhorar a sua organização

Com a tecnologia é possível organizar todas as tarefas que precisam ser feitas e melhorar, ao longo do caminho, toda a produtividade da equipe.

Ao implementar a tecnologia na rotina da equipe, os técnicos de TI podem melhorar os processos de execução dos serviços e produção das suas atividades, isso garante que todas as etapas desnecessárias sejam descartadas.

Compartilhamento de arquivos e pastas online, gerenciadores de serviço de campo e aplicativos de uso remoto são alguns exemplos de ferramentas que as equipes de TI podem usar para trabalhar com mais qualidade.

O problema que muitas empresas enfrentam é a falta de organização de informações e até mesmo o seu acesso. Seja esquecer documentos no escritório, perder, ou até mesmo esquecer, informações importantes antes de reuniões e muito mais. Tudo pode ser compartilhado online.

A computação em nuvem permite que as informações, dados e arquivos sejam salvos em um servidor remoto para os técnicos acessarem sem problemas e consigam criar, visualizar e compartilhar dados de forma instantânea podem impulsionar a produtividade.

Essa alternativa vai facilitar tarefas, compartilhar arquivos, permitir serviços de cobrança, treinamentos e muito mais, tudo vai depender da necessidade da empresa e da disponibilidade de empresa.

Isso permite que a equipe de TI seja mais rápida, eficaz e muito produtivo.

2. Trabalho remoto

Em tempos de pandemia, o trabalho remoto permite que um negócio permaneça ativo e altamente produtivo.

A partir do momento que uma equipe de TI tem a oportunidade de trabalhar remotamente, significa dar mais espaço para os profissionais desenvolverem suas atividades de forma mais confortável e não gastem tanta energia para se deslocar até o escritório ou corram riscos desnecessários.

Existem pesquisas na web que mostram que as pessoas podem ser até 13% mais produtivos ao trabalhar em casa, do que no escritório. As pessoas em casa fazem menos pausas e não ficam tão doentes.

Oferecer a tecnologia necessária para que as pessoas trabalhem em casa pode melhorar a entrega de prazos, conclusão de projetos e forma com que trabalham é muito mais tranquila.

Isso não apenas melhora a produtividade, mas ajuda as pessoas a serem mais felizes enquanto trabalham. E os hormônios da felicidade são endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina, ou seja, são substâncias químicas produzidas pelo cérebro que estão diretamente ligadas à motivação, euforia e bem-estar.

3. Oferecer um atendimento automatizado ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de um negócio, mas quando ele não é feito do jeito certo, pode gerar dores de cabeça fortes.

A inteligência artificial tem sido usada especialmente nessa área do negócio. Um exemplo comum são os chatbots, usados para responder aquelas perguntas que são frequentemente feitas pelas pessoas.

Para o chatbot funcionar basta programar as perguntas mais feitas e suas respostas. Além de exercer a função de atendente, os chatbots podem ser usados para solicitar serviços, oferecer suporte ao cliente, tirar dúvidas e muito mais.

Dessa forma a equipe não precisa passar tanto tempo solucionando esses problemas que são comuns e podem ser resolvidos rapidamente.

 

4. Possibilitar a colaboração entre técnicos

A tecnologia permite que os técnicos de TI se reúnam para encontrar soluções para problemas e executarem seus projetos.

Já foi o tempo em que todas as pessoas precisavam estar no mesmo ambiente para uma reunião e colaboração. Hoje as pessoas não precisam estar no mesmo país para isso acontecer.

Existem ferramentas tecnológicas simples usadas no dia a dia das pessoas. Uma delas é o servidor remoto. Isso significa que todos aqueles que possuem permissão podem acessar os arquivos em qualquer lugar e hora para trabalharem.

Incluir a produtividade na colaboração entre os técnicos de TI pode aumentar até 30% da produtividade.

Programas como slack, Asana, Trello e Notion são alguns aplicativos usados para melhorar a comunicação e distribuição de projetos. Essas ferramentas são necessárias e contribuem para garantir mais benefícios para toda a equipe, especialmente para o gestor que precisa ficar por dentro do progresso e desenvolvimento dos projetos.

No final as empresas são capazes de economizar tempo e dinheiro, melhorar a colaboração e comunicação dentro da equipe e, aumentar consideravelmente a produtividade.

O impacto da tecnologia na produtividade

A tecnologia pode impactar de modo positivo na produtividade de uma equipe por muitos motivos. E 2020 vem deixando isso cada vez mais evidente.

As ferramentas tecnológicas permitem que as equipes trabalhem de modo remoto, façam seus próprios horários, tenham melhor qualidade de vida e continuem entregando a mesma qualidade, mesmo distantes um do outro.

Segundo as estatísticas, 64% dos líderes de negócios globais acreditam que um trabalho mais flexível tenha a capacidade de influenciar a produtividade.

A tecnologia desempenha a função de deixar a rotina muito mais flexível e simples.

Isso significa que chegou a hora das empresas mudarem as culturas dos seus negócios. É uma necessidade.

 

Como você já deve ter percebido, existem muitas maneiras da tecnologia melhorar a produtividade. O nosso conteúdo foi apenas uma pequena introdução sobre tecnologia e produtividade, além dos seus muitos benefícios. Quer saber mais como a tecnologia pode mudar completamente o seu negócio? Fale com os nossos Nerds.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form