A gestão da área de TI da sua empresa demanda, entre outras coisas, segurança e suporte. Uma das novidades nesse sentido é o conceito de smart hands, que funciona como um tipo de suporte técnico remoto para a infraestrutura de TI do data center das empresas. Para te ajudar a entender melhor o que é smart hands criamos este artigo. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto e seus benefícios. 

O que é smart hands?

Manter uma equipe de TI in company, ou seja, dentro da empresa, pode acabar saindo muito caro. Ao mesmo tempo, esse setor é cada vez mais importante para as estratégias da organização, garantindo seu crescimento e competitividade de mercado. 

Pensando nisso, algumas soluções começaram a surgir para atender as demandas por economia e qualidade desses serviços de suporte, entre elas a smart hands. 

O smart hands funciona como um serviço remoto de suporte de TI à data centers das organizações. O modelo é capaz de prestar serviços pontuais de tecnologia da informação, entre eles:

  • implementação de hardware, 
  • correções de falhas e problemas gerais, 
  • gerenciamento dos dispositivos, 
  • configuração de equipamentos de rede,
  • gerenciamento de mídia e suprimentos, 
  • instalações e configurações complexas de cabos, 
  • teste e solução de problemas de equipamentos, 
  • testes de circuitos e mais. 

Entretanto, diferente do modelo de suporte remoto conhecido como remote hands, o smart hands atende a demandas que precisam ser resolvidas pessoalmente.

Smart hand e remote hands: qual é a diferença? 

O remote hands também é um tipo de suporte remoto, entretanto, ele inclui apenas atividades que podem ser realizadas virtualmente, sem a necessidade de execução presencial dos profissionais. 

Entre as atividades que podem ser executadas por um serviço de remote hands estão:

  • configurações de rede, 
  • observação ou relatório de indicadores de desempenho dos equipamentos, 
  • reinicialização do servidor, entre outras.

Por outro lado, o serviço de smart hands, abrange tarefas pontuais, que, em grande parte dos casos, exige a presença física de um profissional no data center da empresa, para sua execução. 

No modelo smart hands os técnicos remotos respondem com rapidez aos problemas e chamados da empresa para a qual prestam serviços. Quando há necessidade eles se deslocam para a execução do trabalho.

Remote hands e smart hands no suporte do Data Center

Cada vez mais as empresas precisam lidar com um volume gigantesco de dados. Servidores e outros equipamentos se tornam muito valiosos para o funcionamento integral de todas as atividades da empresa, por isso, poder contar com um suporte 24 horas, capaz de resolver as demandas e potenciais problemas dessas estruturas de data center, se torna vital para as organizações.  

Entre os equipamentos de data center que podem receber suporte por meio dos modelos de remote hands e smart hands estão:

  • servidores;
  • sistema de telecomunicações;
  • sistema de energia elétrica;
  • sistema de refrigeração, 
  • roteadores, 
  • switches, 
  • blade, 
  • storage e mais.

Entre os benefícios disso está o fato da sua empresa não precisar manter uma equipe de suporte de TI para garantir o atendimento das demandas da área. 

Além da qualidade do serviço prestado, você também poderá reduzir os custos da empresa, que seriam muito elevados para manter uma equipe de infraestrutura e suporte on company. 

Em suma, com o smart hands você garante que a sua empresa terá acesso a atendimentos e suporte de qualidade, garantindo o funcionamento do data center.

Logo, os serviços de smart hands e remote hands oferecidos por provedores de serviços de Data Center se tornam uma forma moderna, eficiente e mais barata de garantir acesso às necessidades da organização.

Serviços que podem ser realizados por meio do smart hands

O suporte oferecido pelo modelo smart hands inclui gerenciamento remoto para instalação e resolução de problemas em diversas frentes da TI, entre elas: 

  • configuração inicial de equipamentos para acesso remoto;
  • troubleshooting;
  • serviços de cabeamento;
  • instalação e verificação de circuito de energia;
  • racking;
  • verificação de status do equipamento;
  • instalação e remoção de equipamentos no rack;
  • movimentação e instalação de racks
  • fornecimento de registro de acesso e imagens de CFTV;
  • acompanhamento de auditoria e mais. 

Vantagens do suporte remoto 

Em 2020, com a pandemia do Coronavírus, as empresas precisaram se adaptar ao trabalho remoto, quase que do dia para a noite. 

Muitas delas identificaram os benefícios desse modelo e inclusive pensam em manter o regime, com o fim da necessidade de isolamento. 

Mesmo que este não seja o seu caso, considerar o trabalho remoto de algumas áreas pode ser uma boa saída para a sua empresa e para os objetivos estratégicos que você tem.

Quando falamos de Data Center ou de outras demandas de TI, os benefícios do modelo de suporte smart hands apresenta diversos benefícios para a sua empresa, garantindo qualidade no trabalho e segurança. Entre as principais vantagens do  suporte técnico remoto:

  • assistência ilimitada, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, 
  • redução de custos operacionais, 
  • suporte qualificado,
  • custo reduzido sem perder em qualidade de trabalho, 
  • redução no tempo de resposta,
  • prevenção à contaminação.

Data centers que contam com smart hands podem solicitar intervenções físicas ou virtuais a qualquer hora do dia e receber soluções eficazes, com menor custo e maior excelência. 

Terceirização de TI como alternativa 

A terceirização de TI também vem se mostrando uma opção eficiente para empresas que buscam por qualidade dos serviços, redução de custos fixos, apoio e suporte para data centers e outras áreas do setor. Sobre esse assunto, convidamos você a ler o artigo: “5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.

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  • melhorar os indicadores de infraestrutura de TI e muito mais.

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Smart Hands: o que é, vantagens, aplicações e mais [GUIA]