Servidor para pequena empresa: 4 melhores opções do mercado

Servidores em torre, rack, blade e em nuvem. 4 opções de servidor para pequena empresa: vantagens, desvantagens e quando usar cada um

Seu negócio está crescendo e você precisa de um servidor para pequena empresa? Atualmente, este sistema tem transformado a forma como pequenos negócios operam, reduzindo custos e melhorando a eficiência.

Nunca houve um momento melhor para começar a usar um servidor em sua empresa — mas qual você deveria escolher?

Com muitas opções de servidores para escolher, pode ser uma tarefa difícil entender suas opções e, em seguida, fazer a escolha certa.

Você deve ter um servidor no local?

Um servidor para pequena empresa baseado em nuvem resolverá?

As principais grandes marcas, como Dell, HP, IBM, possuem plataformas de servidor para pequenas empresas. Mas nada impede também de você montar seu próprio servidor para pequena empresa.

O importante é combinar as necessidades da sua empresa com o tipo de servidor correto.

Neste artigo, vamos nos aprofundar mais um pouco na escolha do melhor servidor para pequena empresa. Continue lendo.

Leia também: Como informatizar uma pequena empresa: primeiros passos

Servidor para pequena empresa

Embora um servidor para pequena empresa possa não parecer diferente de um PC de última geração, as máquinas são projetadas para tarefas muito diferentes.

Um servidor é projetado para executar:

  • aplicativos multiusuários;
  • mensagens e servidores de impressão;
  • programas de calendário compartilhados;
  • bases de dados;
  • softwares de planejamento de recursos empresariais e de gerenciamento de relacionamento com clientes, dentre outras soluções.

Um servidor também facilita que seus funcionários compartilhem dados e colaborem, já que ele opera como um repositório central para todos os seus documentos, imagens, contatos e outros arquivos importantes.

Um servidor para pequena empresa também pode hospedar uma intranetpara compartilhar informações com seus funcionários de maneira rápida e econômica.

Configure uma rede privada virtual e você e seus funcionários poderão acessar os dados no servidor remotamente de qualquer lugar que você tenha acesso à Internet.

Além disso, um servidor pode fazer backup de seus sistemas de desktop e laptop automaticamente, para que você nunca perca dados importantes se um computador falhar ou for perdido ou roubado.

Leia também: O que é segurança de dados: definição, aplicação e técnicas

Escolhendo o melhor servidor para pequena empresa: 4 opções

A ideia aqui é que, como há muitas maneiras diferentes de usar seu servidor, não há uma categoria de servidor que sirva para todos os negócios. Portanto, ao analisar os servidores mostrados abaixo, lembre-se que, é a sua necessidade que determinará qual servidor, ou servidores, você escolherá.

Servidores em torre

Servidores em torre são os mais simples. Você pode facilmente confundir um servidor de torre com um PC de mesa — e, de fato, você pode transformar um PC de mesa em um servidor.

Eles são gabinetes com boa quantidade de memórias RAM, HDs e um bom processamento.

Você precisará de suporte de TI para configurá-lo mas nada que seja impossível.

No lado negativo, você tem pouco espaço para atualizações e expansões além de você precisar de um teclado, monitor e mouse para gerenciar cada servidor de torre.

Se você antecipar que seus requisitos de TI estão se expandindo rapidamente, um servidor de rack ou blade é uma alternativa melhor do que encontrar espaço para várias torres.

Além de poder montar o seu próprio servidor, você também encontra a venda servidores em torre prontos com a mesma opção de sistema operacional de servidores em rack e blade, incluindo vários tipos de Windows Server e Linux.

É bem provável que o melhor servidor para pequena empresa seja os servidores em torre por conta dos seus custos.

Servidores Rack

Se você antecipar a necessidade de executar vários servidores, imediatamente ou em pouco tempo, considere migrar para modelos montados em rack.

Esses tipos de servidores vêm em uma largura e alturas padrões permitindo que você coloque muitos servidores em um espaço relativamente pequeno e, normalmente, inclui um sistema de gerenciamento de cabos para manter sua instalação limpa.

A grande vantagem dos servidores em rack é essa facilidade de expansão, com soquetes para várias CPUs, grandes quantidades de memória e muito armazenamento.

Os sistemas de servidor de rack são altamente escaláveis. Depois de ter o rack no lugar, você não precisará de espaço para servidores adicionais até que o rack esteja cheio. Apesar de normalmente custarem mais que os servidores torre, eles são mais baratos que os blades.

Como os servidores de rack operam muito próximos uns dos outros, eles exigem um resfriamento mais ativo do que os servidores de torre. Você precisará de um sistema de controle climático para manter um cooler completo. Por esses motivos, a maioria das empresas isola seus servidores de rack em uma sala dedicada.

Os servidores em rack podem ser mais difíceis de manter, porque devem ser fisicamente retirados do rack para manutenção. E assim como um servidor de torre, os servidores de rack exigem teclado, monitor e mouse para configuração e gerenciamento.

Os preços aumentam facilmente à medida que você adiciona CPUs (ou núcleos de CPU), memória, compartimentos de disco rígido, recursos de virtualização e outros recursos. Você também deve considerar o preço do rack e os trilhos de montagem necessários para instalar o servidor.

Servidores Blade

A principal distinção entre um servidor em rack e um servidor blade é que vários servidores blade operam dentro de um chassi. Adicionar um novo servidor é tão simples quanto deslizar um novo blade no chassi.

Você pode instalar outros componentes de rede, como switches ethernet, firewalls, junto com os servidores no mesmo gabinete, além de poder instalar o conjunto inteiro em um rack.

Como o chassi fornece energia, resfriamento, entrada e saída e conectividade para todos os dispositivos internos, você não precisa lidar com cabos novos ao adicionar algo.

Os blades são mais limpos e podem ter mais capacidade de computação em um determinado espaço do que qualquer outro ecossistema de servidores, mas seu custo inicial é maior porque você também deve adquirir o compartimento.

Servidores blade têm suas desvantagens. Geralmente, eles oferecem menos oportunidades de expansão porque não estão equipados com tantos slots PCIe e compartimentos de unidade quanto os servidores torre ou rack.

Por outro lado, as empresas que implementam servidores blade geralmente têm armazenamento compartilhado, como uma rede de área de armazenamento, para suportar seus servidores blade.

Como você provavelmente adivinhou, alojar todos esses componentes próximos uns dos outros gera muito calor. Sistemas de lâminas, como servidores de rack, exigem muito resfriamento ativo (geralmente aumentado por ventiladores montados dentro do chassi).

A nuvem como alternativa

Por que não colocar tudo na nuvem?

Existem várias empresas disponíveis para a solução em nuvem. Para começar, eles não envolvem um gasto de capital significativo e você não precisará de uma equipe de TI para gerenciar o servidor.

Também não é necessário se preocupar com o equipamento ou o software se tornando desatualizado ou obsoleto.

A estabilidade e a confiabilidade de qualquer provedor de serviços escolhido é sua primeira e mais importante preocupação.

Armazenar seus dados em equipamentos fora de seu controle imediato também traz preocupações de privacidade e segurança. Perder seus dados temporariamente ou até mesmo permanentemente não é o desejo de ninguém.

Outros pontos são o risco de perder sua conexão com a Internet e ficar sem acesso aos seus aplicativos e dados. Seus funcionários não poderão compartilhar arquivos e ficarão parados.

Você também pode perder a capacidade de gerenciar seus negócios até que sua conexão com a Internet seja restaurada. E se sua empresa usa arquivos grandes e sua conexão de banda larga for lenta, sua produtividade será prejudicada.

Portanto a nuvem pode não ser opção para todos.

E então, qual o melhor servidor para sua empresa?

Se tudo o que você está procurando em um servidor é o compartilhamento de arquivos, backup e os recursos limitados de acesso remoto para um pequeno número de funcionários que usam computadores (dez ou menos), um computador com Windows Home Server ou um NAS satisfará seus requisitos com um investimento extremamente modesto. Melhor servidor para pequena empresa nesse caso será facilmente uso de torre.

Eles não ocupam muito espaço e não exigem sistemas de resfriamento elaborados, mas são facilmente expandidos e os modelos mais avançados podem oferecer suporte à virtualização.

Uma vez que seus requisitos de TI crescem além do que alguns servidores podem fazer, é hora de considerar a migração para um servidor em rack. Dezenas dessas máquinas podem caber no mesmo espaço que algumas torres, e essa arquitetura de servidor é bastante escalável.

Os servidores blade são ainda mais eficientes em termos de espaço e escaláveis. Se você precisar de mais servidores do que caberá em um rack, ficará mais feliz com um ecossistema blade.

Nesta etapa de implementação importante contar com o suporte de profissionais responsáveis e experientes no mercado para te ajudar a colocar em prática as melhores soluções para o seu negócio.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Yázigi a reduzir seus custos fixos em 12% com nosso suporte ondemand. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico hoje

Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde