Aprenda como o serviço de TI influencia na redução de custos de uma grande empresa

Redução de custos é uma das pautas mais citadas em reuniões de gestores, executivos e diretoria. O grande desafio é saber como reduzir os gastos de uma empresa em expansão, sem condenar seu desenvolvimento.

A resposta é a terceirização de setores estratégicos, mais especificamente o de TI.

Ao optarem pela terceirização de TI, o objetivo inicial das empresas pode até ser a redução de custos, mas existem gestores capazes de encontrar valor nessa estratégia e por isso vão além.

Vamos te mostrar como contratar parceiros para executarem alguns processos de TI pode ajudar um negócio a crescer, se desenvolver e crescer ainda mais no mercado.

Continue a leitura para entender mais.

A terceirização de TI no mercado

É muito comum grandes empresas terceirizarem todos os tipos de atividades como contabilidade, atendimento ao cliente, limpeza, fornecimento de materiais, marketing, segurança, TI.

Existem muitas justificativas para seguir esse caminho, mesmo que a empresa tenha caixa para contratar e espaço para alocar o pessoal.

Quando o assunto é TI, o propósito até pode ser em manter uma equipe otimizada em tempo integral para executar aquilo que foi contratado. Mas na realidade os profissionais não conseguem focar já que sempre surgem pequenos incêndios que precisam ser apagados. Isso atrasa e prejudica o andamento de grandes projetos.

E de outro lado, a empresa pode aproveitar o talento de outros profissionais sem precisar contratar pessoal e dobrar o orçamento de RH.

Contratar outras empresas para que executem processos essenciais é o que diferencia empresas que enxergam seu negócio por perspectivas diferentes.

Esses pontos mostram como a terceirização de TI vem ganhando mais espaço no mercado internacional e no Brasil também.

Os benefícios da redução dos custos com a terceirização de TI

A terceirização de TI pode influenciar na redução de custos de diversas formas.

Mas vamos te apresentar três grandes vantagens que ela pode gerar para o seu negócio:

  1. A qualidade do trabalho permanece alta
  2. Sua equipe interna de TI foca no core business da empresa
  3. Redução de pessoal

1. A qualidade do trabalho continua alta

Grandes empresas exigem grandes demandas, o que pode comprometer boa parte da execução do serviço.

Com a terceirização de determinados processos, os trabalhos podem ser divididos e supervisionados por uma pessoa apenas, como um gestor ou gerente.

Dessa maneira a equipe interna não fica sobrecarregada, a qualidade da assistência permanece alta e é possível manter o equilíbrio dentro da empresa.

2.A equipe interna de TI foca no core business da empresa

O setor de TI, em muitas ocasiões, é o que chamam de “faz tudo”.

Enquanto eles precisam desenvolver projetos que estão ligados diretamente ao desenvolvimento do negócio, eles sempre são chamados para resolver um “probleminha bem rapidinho”.

Os contratempos podem envolver equipamentos, instalações de infraestrutura de redes, configurações e instalações de dispositivos ou qualquer outra atividade que afeta o andamento de um projeto importante.

A solução de muitos gestores é contratar mais pessoas para atender essas demandas. Mas parece que quanto mais profissionais são contratados, mais problemas surgem e isso se transforma em um efeito looping.

Já outros gestores optam pela terceirização. Então os profissionais internos podem executar seu trabalho sem interrupções e dentro do prazo.

E os próprios gestores conseguem comandar e ter maior controle nas atividades executadas pelos profissionais terceirizados.

3. Redução de pessoal

A tecnologia da informação (TI) continua a avançar em uma velocidade gigantesca.

Contratar pessoal qualificado, e mantê-lo sempre treinado nas últimas novidades do mercado, pode exigir muito mais investimento do que gestores e executivos definiram como orçamento.

Por conta disso não é nenhuma surpresa que pequenos negócios e grandes corporações encontram na terceirização de TI a melhor opção para atender às suas necessidades técnicas e até mesmo desafiar o status quo.

Não existe a necessidade de lidar com situações como:

  • Verbas para contratar pessoal;
  • Verbas para contratar pessoal altamente qualificado com diferenciais de experiência e conhecimento;
  • Recrutamento de pessoas capacitadas que se encaixam com a filosofia da empresa;
  • Burocracias durante os processos de admissões e demissões;
  • Substituição de pessoal que está em período de férias para não faltar pessoal;
  • Faltas, muitas vezes não justificadas pelas pessoas, o que pode comprometer a qualidade dos serviços prestados e entregas. E muito mais.

A terceirização é uma prestação de serviço. Você pode fechar parcerias com as melhores empresas do mercado e aproveitar todo o seu conhecimento para levar o seu negócio para um nível acima da concorrência.

E como bônus, você consegue apresentar um plano de redução de custos que vai ganhar destaque na reunião com a diretoria.

 A terceirização de TI vai além da economia

Essa pode ser uma alternativa para reestruturar a maneira como um negócio desenvolve seus projetos e se torna muito mais rentável e produtivo.

A redução de custos permite que toda a verba disponível no caixa seja redirecionada para a atualização de equipamentos, treinamentos de capacitação da equipe que já atua dentro da empresa, promoções internas, aperfeiçoamento de softwares.

Não é só a redução de custos, mas é o desenvolvimento de todo um negócio.


Esperamos que essas informações tenham te ajudado a pensar na terceirização de TI como uma alternativa de redução de custos que podem gerar benefícios em longo prazo.

Gostou do conteúdo e quer saber mais informações sobre a terceirização de TI? Entre em contato com nossos Nerds e agende uma reunião!

Pode ter certeza que vamos te ajudar a encontrar as melhores soluções de TI para o seu negócio.

 


Aprenda como o serviço de TI influencia na redução de custos de uma grande empresa