Conforme a revolução 5G se aproxima, muitas empresas já se perguntam como preparar sua infraestrutura para que a tecnologia faça parte da rotina dos negócios, seus colaboradores e parceiros.

Muitos profissionais da área de TI, e entusiastas do setor de tecnologia, acreditam que o 5G será o coração do novo mundo digital, uma vez que será o responsável pelo crescimento e aperfeiçoamento da internet das coisas (IoT).

O mercado mundial será capaz de aproveitar todas as vantagens que o 5G tem a oferecer, mas o primeiro mercado beneficiado será o setor de manufatura.

Segundo uma pesquisa publicada pela KPMG, em parceria com a Vodafone no Mobile World Congress, o setor de manufatura será o primeiro impactado pela tecnologia 5G, já que a produção de toda a infraestrutura pode representar 5% do faturamento anual dos fabricantes.

Continue para entender como a revolução 5G vai deixar um negócio muito mais inteligente, rápido e eficiente.

Boa leitura!

O que esperar da revolução 5G?

Para competir em um novo mundo 5G, as empresas vão precisar reestruturar seu DNA. Mas junto com toda essa reformulação virão benefícios a longo prazo e duradouros como:

  • tomadas de decisão mais aprimoradas e com erros humanos mínimos;
  • dados mais ricos e completos;
  • uma visão muito mais ampla das operações, processos e um conhecimento mais aprofundado do cliente;
  • automação mais inteligente, rápida e eficiente, com personalização e flexibilidade;
  • eficiência mais inteligente, redução de atritos, desperdício de recursos e melhora significativa na qualidade;
  • conexão muito mais confiável, segura e rápida para a transferência de dados e documentos em tempo real.

Instalação de infra-estrutura de rede. Saiba mais >

Como um negócio vai implementar a revolução 5G?

Para se manter relevante, um negócio precisa explorar todas as possibilidades que essa nova tecnologia tem a oferecer. O mesmo vai acontecer com o 5G.

As empresas bem-sucedidas serão aquelas que já estão pensando em como o 5G pode transformar o seu negócio de maneira positiva agora.

A confiabilidade e baixa latência da conectividade 5G vão permitir que os negócios:

  • invistam em inovações e tecnologia emergentes
  • se envolvam ainda mais com seus clientes
  • transformem o seu modelo operacional tradicional
  • fechem novas parcerias de negócio
  • não demorem tanto tempo para apresentar novas propostas de serviços ou soluções para problemas
  • sejam mais produtivos e ofereçam melhor qualidade de vida para seus colaboradores

Por que fechar parcerias será fundamental para o crescimento do 5G nas empresas?

Para que as empresas alcancem grandes performances com a conectividade 5G será necessário que elas façam parcerias com as operadoras de redes móveis.

Segundo Chin Harn Leong, Diretor da KPMG, as instalações de redes 5G mais complexas não vão receber retorno do consumidor final com seus dispositivos móveis, e sim, das grandes corporações. 

Instalação de infra-estrutura de rede. Saiba mais >

As operadoras não vão conseguir lidar com o tamanho do mercado potencial para implementação do 5G, por isso eles vão buscar parcerias com empresas que participam do ecossistema de tecnologia para tornar o processo viável. 

Como consequência dessas parcerias, as empresas poderão explorar o potencial das redes móveis de um jeito que o consumidor final não vai conseguir e é que vai mudar completamente o futuro da tecnologia.

Ou seja, as parcerias vão impulsionar ainda mais a maneira como as empresas trabalham com o 5G, fazem negócios e oferecem serviços.

O que esperar do 5G

Antes de finalizar este conteúdo, tenha em mente que o futuro da tecnologia não vai mudar depois que você apertar um botão para o 5G funcionar.

Depois que a tecnologia for implementada, o progresso será feito gradualmente. As mudanças vão passar do micro para o macro e não vão acontecer da noite para o dia, mas isso não significa que o seu negócio deve esperar tudo ficar “pronto” para mudar o seu negócio. Isso nunca vai acontecer. Sua empresa precisa integrar a revolução 5G o quanto antes.

O 5G vai começar uma nova era tecnológica e você não pode ficar de fora se quer que seu negócio continue relevante para o público e mercado.

Por ser uma tecnologia com menor latência, o tempo de resposta será mais rápido e, por consequência, muito mais inteligente. A nova rede consegue lidar com um número muito maior de usuários ao mesmo tempo por causa da sua capacidade de coexistir com outros sinais sem fio e, sem receber qualquer tipo de interferência.

O 5G opera em três bandas de espectro diferentes, ou seja, ela pode ser tão rápida quanto precisa ser, mas tudo vai depender do dispositivo que está conectado à rede.

A mentalidade que precisa ser mudada

Muitos profissionais da área de TI apontam que um dos grandes problemas que as novas tecnologias, como o 5G, vão passar é a mentalidade dos executivos.

Eles enxergam grandes revoluções tecnológicas sob a perspectiva do que elas podem contribuir para incrementar os negócios, mas na verdade, eles deveriam pensar em como essas revoluções podem transformar e redesenhar seu setor como o conhecemos hoje.

TI como estratégia para alavancar negócios. Leia agora >

Só assim os negócios vão ter negócios inteligentes, rápidos e eficientes.

Esse pensamento convencional precisa ser mudado. Quando novas tecnologias transformam setores e permitem que aplicativos sejam capazes de atender novos tipos de clientes, os modelos de negócios tradicionais, suas estratégias e processos vão atrasar o desenvolvimento do negócio, impedir que tenha novas oportunidades e se mantenha no mercado.

 

O mercado mundial está animado com o 5G. As ofertas serão mais relevantes, engajamento nos canais, automação mais inteligente, dados mais concretos e um DNA de negócio baseado na velocidade, inteligência e eficiência.

Uma pergunta que pode ser compartilhada no futuro será “O que não pode ser usado com 5G?”

Empresas terão acesso à informações mais completas que serão enviadas e recebidas em alta velocidade. Velocidade essa que combinada à baixa latência vai representar um efeito de longo alcance mundial.

Os aplicativos de AR e VR vão funcionar sem problemas, a inteligência artificial e robótica serão controladas remotamente e arquivos gigantes serão transferidos em poucos segundos.

É importante que as empresas comecem a planejar o seu futuro, ao invés de esperar que ele comece e só depois comece a pensar em mudanças.

A tecnologia vai exigir novos modelos de negócios, novas formas de pensar e executar projetos.

A pergunta que você deve responder agora é: você está pronto para mudar sua forma de enxergar seu negócio? Fale com os nossos Nerds para planejar seu futuro 5G!

Revolução 5G: negócios inteligentes, rápidos e eficientes