4 perguntas para descobrir qual serviço de TI é mais adequado para sua empresa

Quais desafios a empresa enfrenta atualmente em relação à TI?

August 13, 2019

Levando em conta que praticamente tudo é feito digitalmente nos dias atuais, a TI (Tecnologia da Informação) tem um papel de grande relevância dentro de qualquer empresa, independentemente do tamanho e do segmento. Tanto que, inevitavelmente, os negócios que não possuem um bom serviço de TI rapidamente perdem espaço no mercado.

Desse modo, para ajudar você no que se refere a esse assunto, apresentaremos abaixo 4 perguntas que devem ser feitas para descobrir qual serviço de TI é mais adequado para sua empresa. Leia com atenção e veja como acertar na hora de fazer essa escolha tão importante para o seu negócio.

1- Quais desafios a empresa enfrenta atualmente em relação à TI?

Essa é a primeira pergunta que deve ser feita quando se tem o intuito de descobrir qual serviço de TI é mais adequado para uma empresa. Sendo que, quando falamos em desafios, estamos nos referindo às necessidades/carências do negócio no que se refere à TI. Obviamente, de acordo com diversas questões, tais como:

  • O tamanho da empresa;
  • A estratégia de crescimento do negócio;
  • O mercado de atuação;
  • E o tipo de serviço que a empresa presta.

Fato é que, ao entender quais são os seus principais desafios nessa área, a empresa conseguirá definir suas necessidades. E isso é essencial para a escolha de um serviço de TI adequado. Ou seja, que seja capaz de suprir essas carências adequadamente.

  • Quais ações a empresa adota no dia a dia para solucionar eventuais problemas de TI?

Fazer uma análise das ações adotadas atualmente pela empresa em seu dia a dia para resolver os problemas que surgem em relação à TI é mais um aspecto crucial. Essa avaliação deve envolver perguntas como:

  • Existe uma equipe (ou um profissional) na empresa que resolve os problemas de TI ou são feitas contratações eventuais diante da ocorrência de uma demanda?
  • Quando acontece algum problema, ele é solucionado de maneira adequada e definitiva ou é feito apenas um reparo momentâneo?
  • Ao responder esses questionamentos, tem-se uma ideia bastante clara da eficiência atual da empresa no tocante a área de TI. Logo, com base no resultado, é viável definir qual serviço será necessário contratar.
  • Quais são as principais demandas da empresa no que se refere à TI?

Dependendo do ramo de atuação e do tamanho, cada empresa tem demandas específicas em relação à TI. Desse modo, é necessário avaliar se há a necessidade de um serviço com custo menor, um atendimento mais rápido e ágil, mais segurança na execução das atividades ou até mesmo, se for o caso, ter um suporte completo. Ou seja, terceirizar todas as atividades relacionadas à área de TI.

Há empresas que precisam de um serviço de TI focado, por exemplo, em velocidade no atendimento. E-commerces e corretoras de valores são dois excelentes exemplos nesse sentido. Empresas como essas, caso fiquem sem internet ou esta fique lenta, podem ter grandes prejuízos. Ou seja, o negócio é efetivamente prejudicado pela falta de um suporte de TI eficiente. Por isso, contratar um serviço totalmente adequado às demandas que a empresa tem é fundamental. Até porque, a escolha de um bom serviço terá influência direta nos resultados do negócio.

  • Qual o orçamento disponível para investir em TI?

Também é muito importante analisar qual o orçamento que a empresa tem disponível para investir em TI. Lembrando que isso deve levar em conta aspectos como:

  • A quantidade de colaboradores que a empresa tem;
  • Se existe ou não a necessidade de comprar novos equipamentos;
  • Se é necessário contar com um suporte de TI permanente ou apenas em situações específicas.

Ter clareza em relação ao orçamento que a empresa dispõe para a área de TI é crucial inclusive para que o trabalho realizado para se chegar às respostas para as outras três perguntas não seja em vão. Isso porque, de nada adianta saber, por exemplo, quais são os desafios e as demandas da empresa, se não existe um orçamento suficiente para contratar um serviço adequado a essa realidade.

Conclusão

Ao responder essas 4 perguntas, você terá dados robustos que poderão ser utilizados como base para a escolha do serviço de TI mais adequado para a sua empresa. Contudo, lembre-se de que é essencial contar com um parceiro especializado nessa área. Por isso, jamais contrate uma empresa de TI dando mais relevância ao fator financeiro do que à qualidade do serviço. Até porque, contar com serviços ineficientes em uma área tão importante pode gerar prejuízos irreversíveis ao seu negócio.

Quer contar com um parceiro especialista em tecnologia para otimizar os resultados da sua empresa? Então entre em contato com a Encontre um Nerd e nós desenvolveremos uma solução totalmente adequada às suas necessidades!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: