Quais ferramentas um técnico em informática precisa? [GUIA]

Quais ferramentas um técnico em informática precisa? CHECKLIST completo com ferramentas desde piça e desencapador de fios e acessórios.

Se você está começando agora ou já tem alguma experiência e quer saber quais ferramentas um técnico em informática precisa, saiba que veio ao lugar certo!


Quem nunca usou uma faca para apertar um parafuso, ou mesmo papel higiênico pra limpar pasta térmica que atire a primeira pedra! Porém estas são decisões que você normalmente toma em último caso, em algum lugar despreparado. Nunca serão decisões de um profissional. Portanto tenha em mente: se você é um profissional, haja como tal! 


E para agir como profissional você deve ter em mente quais ferramentas um técnico em informática precisa para realizar o seu trabalho. Aprender como ser um bom profissional de TI passa pelo processo de abrir mão das “gambiarras” que podem acabar trazendo algum acidente e prejuízo ao seu trabalho.


Portanto fizemos esta lista de quais ferramentas um técnico em informática precisa para trabalhar e atender corretamente suas demandas de serviços.

Quais ferramentas um técnico de informática precisa?

Existem diversas ferramentas e kits que podem te ajudar a começar a encher a sua estação de trabalho. 


São diversos os preços e qualidades que irão diferenciar uma de outra. E eu posso te dizer sem medo de errar: não escolha ferramentas de qualidade duvidosa! Não escolha apenas pensando no preço. 


Vale a pena pagar um pouco mais e pegar uma ferramenta que realmente vai durar mais que alguns poucos meses.


Dito isto vamos ver quais ferramentas um técnico de informática precisa para começar a trabalhar, começando pelas ferramentas de mão.


Leia também: Técnico em manutenção e suporte em informática mercado de trabalho

Ferramentas de mão

Separamos nesta categoria ferramentas simples de uso manual. São elas:


  • Chaves de fenda: Item básico! Tenha variadas chaves com variados tamanhos e comprimento de cabo.
  • Chaves Philips: Assim como a chave de fenda, a Philips também é muito necessária em diversos momentos.
  • Chaves de precisão: Importantíssimas principalmente na manutenção de notebooks. 
  • Chaves tipo canhão: Podem ser úteis para alguns componentes.
  • Chave pentalobe: Esta é uma chave de cinco pontas que não precisa ser uma prioridade inicial sua pois seu uso ainda não é muito comum. Porém ela já tem aparecido em alguns periféricos como SSDs e pode ser te salvar em alguma situação unusual.
  • Pinças e extratores de componentes: As pinças vão te ajudar a manejar pequenos parafusos e os extratores vão te ajudar a alcançar locais onde sua mão não chega.
  • Alicates: Alicates com corte e alicate de bico são alguns dos alicates que serão úteis para você.
  • Alicate de crimpar: Se você irá mexer com redes, é imprescindível que tenha um destes. É com ele que você irá unir um cabo de rede ao seu conector.
  • Alicate de inserção: Utilizado para conectar e cortar fios de maneira bem prática.
  • Desencapador de fios: Sempre útil ter um desencapador de fios para rapidamente cortar e preparar pequenos fios. Alguns trabalhos elétricos em Fontes ou Drivers podem precisar destas pequenas manutenções.
  • Lanterna: Muitas vezes o lugar em que você está trabalhando não está bem iluminado e uma lanterna irá te auxiliar em seu trabalho.
  • Pincéis: Pincéis irão ajudar você a realizar uma limpeza básica do gabinete.
  • Tesoura e estilete: itens básicos e sempre úteis.

Ferramentas de organização

  • Braçadeiras e presilhas: Muito úteis para prender e organizar os fios. Além de dar uma aparência mais profissional ao seu trabalho.
  • Caixas organizadoras: Caixas com pequenas divisórias para organizar parafusos e qualquer outras pequenas peças sobressalentes.
  • Maleta: Uma maleta vai ser muito útil para você levar suas ferramentas para trabalhos externos.

Pulseira anti-estática

Quando você busca quais ferramentas um técnico em informática precisa, uma delas é essencial: a pulseira anti-estática!


Nosso corpo carrega energia estática e o simples contato com componentes eletrônicos pode ocasionar na queima do componente. A chance de causar uma falha passando nossa energia para ele é grande e para isso o uso de uma pulseira anti-estática é essencial e imprescindível.

Ferramentas acessórias de manutenção

  • Arruelas isolante: Nunca deixe de usá-las na montagem das placas-mãe.
  • Baterias: Muitas vezes uma simples troca da bateria da placa mãe vai resolver seus problemas.
  • Jumpers: Úteis em algumas placas mães mais antigas e alguns componentes.
  • Fita isolante: Item básico que pode ser necessário em alguns casos.
  • Pasta térmica: Sempre que você efetuar a retirada do cooler do processador, você precisará aplicar novamente a pasta térmica no local. Além disso a troca da pasta térmica faz parte da manutenção preventiva de um computador. Portanto você sempre precisará ter uma em sua lista de itens.
  • Limpa contato: Ótimo para limpeza de componentes e manutenção preventiva.
  • Rosca de base: Úteis para reposição de roscas de base perdidas, na instalação de placas mãe.
  • Álcool isopropílico: Melhor forma de retirar pastas térmica sem deixar resíduos no processador. 
  • Parafusos diversos: Sempre útil ter diversos tipos de parafuso para uso interno e externo. Pesquise pelos principais parafusos que você vai precisar e tenha-os sempre sobressalentes.
  • Base de suporte com trava: Assim como as roscas base eles são usados como apoio às placas-mãe.

Ferramentas extras

  • Multímetro digital: O multímetro digital vai servir para você testar a tensão de entrada e saídas de componentes como por exemplo a Fonte.
  • Ferro de solda: Importante para o reparo de componentes. Não esquecer de comprar também Estanho para a solda e um Sugador.
  • Pistola de cola quente: Muito útil para auxiliar na manutenção de fios e prender peças plásticas.

Pronto para o trabalho?

Agora que você sabe quais ferramentas um técnico em informática precisa, é hora de reunir todas estas ferramentas e começar a trabalhar. Uma boa dica que posso te dar é procurar por kits que vão te ajudar a economizar um bom dinheiro na compra de suas ferramentas.


Aprender quais ferramentas um técnico em informática precisa é o primeiro passo para profissionalizar o seu trabalho, portanto mãos à obra!


Além das ferramentas físicas que apresentamos acima, você como técnico em informática também pode usar ferramentas online. Como? Acesse o artigo; App para profissionais de TI: 9 opções GRATUITAS para baixar” e descubra como a tecnologia também pode ajudar você a otimizar o seu trabalho. 


Por falar em tecnologia e otimização do trabalho, você já pensou em se juntar a uma das melhores empresas para trabalhar em TI e ainda montar seu horário, ter flexibilidade e encontrar clientes facilmente? Então temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd


As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis. 


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: