Como proteger seu computador contra ameaças cibernéticas?


Veja nossas dicas e proteja seu computador de ataques, malwares e ameaças cibernéticas diversas.


No mundo atual, as pessoas dependem cada vez mais do computador para executar seus trabalhos de forma correta e produtiva. Assim, não podemos correr o risco de perder nossos dados, ou pior, ficar sem o computador para trabalhar por que ele pegou um vírus por exemplo. É por isso que nesse artigo vamos te ajudar a deixá-lo mais protegido contra todo tipo de ameaça, sejam elas cibernéticas, sejam elas golpes de hackers e coisas do tipo. Algumas podem soar simples, mas são cuidados que devem ser tomados e observados. Veja abaixo o que fazer.

Dicas de como proteger seu computador de ameaças cibernéticas

Existem várias medias e ferramentas a serem adotadas para deixar seu computador livre de ameaças sejam ela cibernéticas ou mesmo golpes de engenharia social feitos por hackers. Acompanhe todas, mesmo que já esteja executando algumas delas hoje em dia.

Software atualizado

Não importa se você usa windows, mac ou linux, mantenha sempre seu sistema atualizado. Os fabricantes estão sempre publicando novas correções de segurança e melhorando o sistema a cada atualização. Não deixe para depois, acostume-se a pelo menos uma vez fazer essa atualização.A manutenção preventiva pode evitar muitos problemas.

Desinstale programas que não utiliza mais

Os invasores podem atacar seu computador explorando as fraquezas do software (suas falhas e fraquezas). Portanto, quanto menos software você tiver instalado, menos áreas potenciais de ataque estarão disponíveis. Depois de verificar se a manobra é segura, remova todos os softwares que julgar desnecessários. Remover software desnecessário, desativar serviços desnecessários e alterar funções padrão desnecessárias também destrói várias oportunidades de ataque.

Navegador de Internet seguro

Os navegadores da Web como chrome, Safari e Microsoft Edge geralmente não possuem configurações padrão seguras. Proteger seu navegador é outra etapa importante para melhorar a segurança do seu computador. Na verdade, cada vez mais ataques estão tirando proveito dos navegadores da web. Certifique-se de usar um servidor confiável e evite plug-ins / complementos e extensões desnecessárias.

Firewall

Explicando mais diretamente, o software de firewall age semelhante a uma barreira entre seu computador e a Internet, protegendo seu computador de intrusos, como hackers (pessoas que invadem computadores ou redes) e malware (um termo usado para descrever várias formas de software malicioso, incluindo vírus e spyware). Um software de firewall monitora as conexões do seu computador em busca de dados de entrada e saída e permite que você restrinja o fluxo de dados com base na origem e no destino.Além disso, protege de eventual invasões.

Antivírus

Os softwares antivírus mantém seu computador livre de ameaças, neutralizando e sempre varrendo sua máquina.Este software antivírus pode ajudar a proteger o seu computador. Deixe sempre ativo para fazer a varredura automática ao menos uma vez por semana.

Atitudes que podem ajudar na segurança dos seus dados

Instalar as ferramentas certas ajuda na sua segurança, ams suas atitudes no dia a dia também pode colaborar

Cuidado com suas senhas

Embora seja fácil e rápido, muitas pessoas acham desnecessário ter uma senha para acessar o computador. No entanto, é uma das primeiras e mais importantes etapas para manter a segurança do seu dispositivo.

 Se acontecer de você esquecer seu dispositivo em algum lugar ou se encontrar em um lugar com muitos estranhos, é de extrema importância que todos os seus dados e informações estejam seguros em seu dispositivo. Dessa forma, evite senhas simples como 123456, abc123, qwerty e outras. Um software gerenciador de senhas pode ajudar por exemplo.

Sempre encerre a sessão nos serviços que logar

Uma dica simples que pode ajudar é usar o botão de logout ou, em alguns casos, efetuar logout e logout, para se desconectar de sites, contas online, fóruns e redes sociais. Ao fazer isso, você protegerá suas informações pessoais e evitará que outras pessoas acessem sua conta.

Proteja dados essenciais

Se alguns dados forem muito confidenciais para você ou sua empresa, é recomendável não mantê-los em seu computador. Mantenha-os em um dispositivo de trabalho ou externo (em formato criptografado) que não esteja conectado a uma rede.

Não utilize software pirata

Ninguém pirateia um software pago apenas por bondade, normalmente esses programas vêm recheados de códigos maliciosos, que podem roubar seus dados, permitir invasões e trazer vários problemas para sua máquina. Em alguns casos, eles até usam o processamento da sua máquina para minerar bitcoin por exemplo, deixando a maquina super lenta e impedindo que você trabalhe produtivamente.

Tenha backup dos seus dados

Uma atitude importante é manter uma cópia externa dos arquivos do seu PC ajuda a proteger todas as informações importantes no caso de um travamento do computador ou queda de energia.

 Um backup também pode salvá-lo se você cair na armadilha do ransomware ou de um hacker que seus dados confidenciais sejam criptografados. Você pode fazer backup manualmente, transferindo documentos importantes para um disco rígido externo ou usando um serviço de armazenamento e recuperação de dados.

Cuidado com seu email

E-mails falsos são freqüentemente usados ​​na web para enganar os usuários e fazê-los cair em armadilhas virtuais. Esses e-mails geralmente oferecem preços e promoções e são acompanhados de links de registro ou download. Seu objetivo é roubar informações pessoais e bancárias para realizar golpes. Portanto, preste atenção se o e-mail que você recebeu contém erros em português ou links para sites de terceiros.

Wifi gratuito e redes públicas podem ser perigosos

Por mais difícil que seja suportar o WiFi grátis, tome cuidado se a rede não pedir uma senha porque na maioria dos casos essa internet é uma armadilha para que criminosos cibernéticos acessem seu computador, notebook ou dispositivo móvel sem que você perceba. Finalmente, ao usar um computador público ou uma rede WiFi sem senha, é possível se conectar a outro computador e contatar pessoas mal-intencionadas ao mesmo tempo.

Cuidado ao baixar arquivos na Internet

Não torne a vida mais fácil para os hackers. Evite baixar arquivos de fontes suspeitas, nunca clique em links recebidos por e-mail, mesmo que sejam de pessoas ou instituições que você conhece, e desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Na maioria dos casos, os próprios usuários são responsáveis ​​pelas violações de segurança, e a simples atenção ao comportamento online pode fazer ou impedir uma tentativa de golpe.

Em conclusão

Bom caros leitores, esperamos que as dicas aqui apresentadas lhes ajudem a proteger de forma efetiva seu computador e seus dados pessoais/profissionais. 

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória