Produtividade em TI

Produtividade em TI é uma das maiores buscas feitas por gestores de vários segmentos e empresas. Confira essa pequena introdução no tema e saiba como motivar a sua equipe de tecnologia a produzir mais em menos tempo.


Produtividade em TI

Um dos termos que mais ganham força em todo o mundo é produtividade. Se você parar e pesquisar agora no Google, vai encontrar mais de 29 milhões de resultados em menos de 1 segundo.

Conforme a tecnologia avança e os negócios se tornam cada vez mais personalizados, gestores e profissionais de todas as áreas querem descobrir novas formas de serem mais produtivos com qualidade. Inclusive os profissionais e técnicos da área de TI.

Neste conteúdo vamos fazer uma pequena introdução no assunto produtividade em TI e te mostrar como uma equipe motivada é capaz de executar suas tarefas em um mundo cada vez mais competitivo.

Boa leitura!

O conceito de produtividade

Se procurarmos uma definição ‘ao pé da letra’ sobre o que é produtividade, ela significa “uma forma de medir a eficiência”.

Muitas pessoas consideram “ser ocupado ou atarefado” como sinônimo de “ser produtivo”. Mas ser uma pessoa produtiva passa longe de ser uma pessoa extremamente ocupada, que não tem tempo para nada além de trabalhar.

Ser dono de uma lista infindável de tarefas não faz um profissional produtivo. Muito pelo contrário, trabalhar mais de 15 horas por dia e não conseguir equilibrar trabalho e vida pessoal é o contrário de ser uma pessoa produtiva.

Basicamente existem dois tipos de produtividade:

- Produtividade econômica. Ser produtivo depende dos números que são gerados a partir dos recursos disponibilizados. Um exemplo usado por especialistas é se eu te der 10 limões e você gerar 1 litro de suco de limão, sua produtividade é de 1 litro para 10 limões.

Mas se outra pessoa conseguir 1 litro de suco de limão com 6 limões, essa pessoa será muito mais produtiva que você. Essa pessoa consegue usar menos limões para produzir a mesma quantidade de suco de limão. A métrica usada nesse exemplo é: Produtividade = Saída / Entrada.

Ser mais produtivo, nas definições econômicas, seria:

  1. aumentar a produção em relação à entrada
  2. diminuir a entrada em relação à saída

Frases como “reduzir as despesas de produção”, “aumentar a margem de lucro”, “cortar despesas”, “ser mais eficiente” são comuns na produtividade econômica.

- Produtividade pessoal. Já a produtividade pessoal é completamente diferente, ela é mais fluida e mais subjetiva. Existem pessoas que consideram ser produtivo se aposentar aos 30 anos e viver voluntariamente o restante da sua vida, outras pessoas consideram produtividade executar muitas tarefas em menos tempos e, existem aqueles que definem produtividade executar o seu trabalho da melhor maneira possível.

No âmbito “pessoal”, também pode ser chamado profissional, as pessoas apenas querem fazer o seu melhor, fazer mais em menos tempo, ser capaz de focar em seu trabalho e lidar com o batalhão de informações que surgem da melhor forma possível.

A produtividade não é algo exclusivo dos mundos corporativos. As pessoas podem ser mais produtivas em qualquer área da sua vida, seja nos relacionamentos, hobbies, tarefas domésticas e muito mais.

Uma definição interessante sobre produtividade foi criada por Steve Pavlina:

“Produtividade = valor / tempo”

Ao invés de medir a produção, como é o que acontece com a produtividade econômica, passamos a medir o valor. Ao invés de dados, estamos avaliando tempo.

O tempo é ao mesmo tempo um dos bens mais valiosos e mais escassos que existem.

Pavlina continua:

“O valor é uma qualidade que você deve definir por si mesmo. Portanto, qualquer definição de produtividade é relativa à definição de valor.”

Já o valor é:

“Valor = Impacto x Resistência x Essência x Volume

E portanto:

Produtividade = Impacto x Resistência x Essência x Volume / Tempo”

Ao invés de apenas pensar na produção de modo geral, como é o que acontece com a produtividade econômica, devemos usar o nosso tempo para executar tarefas que impactam positivamente nossas vidas e trabalhos.

Ser produtivo é não desperdiçar tempo, é executar atividades de qualidade, no menor tempo possível.

Dicas para manter uma equipe de TI produtiva

Todo gestor de TI precisa cuidar da infraestrutura e da produtividade da equipe de TI.

É muito importante cuidar da performance em TI para que cada técnico consiga entregar o seu melhor e consiga aproveitar o seu tempo de um jeito inteligente.

Veja algumas dicas importantes para ter uma equipe de TI produtiva:

Defina metas

As metas são capazes de unir toda uma equipe de TI. Com elas, os técnicos são capazes de focar em sua atividade e se motivar para alcançar seu objetivo pessoal e o objetivo da empresa.

Se você leu o nosso conteúdo sobre indicadores de desempenho de TI, vai perceber que metas não devem ser construídas de maneira aleatória. Elas devem ser diretas e claras, além de integrarem um propósito para o bem do negócio como um todo e não apenas de um setor.

Ofereça uma infraestrutura completa

Uma equipe que trabalha com tecnologia precisa de uma infraestrutura que oferece o necessário para que a atividade se desenvolva de forma fluida e contínua.

A infraestrutura é um dos maiores fatores para a falta de produtividade de uma equipe. Sem ela, o trabalho não pode ser desenvolvido corretamente e o resultado? Uma equipe desmotivada, sem objetivos e sem qualquer perspectiva para melhorar o seu trabalho.

Oferecer a base para uma equipe de TI ser mais produtiva em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo é um dos papéis da empresa e do gestor. 

Instituição de tempo livre para descontração

Pode parecer algo inusitado, mas momentos de descontração e descanso durante o expediente vai ajudar a sua equipe de TI a ser mais produtiva. Durante o dia, a mente precisa de pausas para se manter funcionando e ativa.

Os intervalos são benéficos para a concentração e, indiretamente, para a produtividade de TI. Quanto mais confortável e descontraído é um ambiente de trabalho, melhores os resultados e o aproveitamento do tempo.

Tudo o que é feito na dose certa pode ser benéfico.

A terceirização de TI

Mesmo que você tenha uma equipe interna de TI bem preparada, terceirizar o serviço de uma empresa de TI vai motivar a sua equipe interna a trabalhar mais em menos tempo.

Existem negócios cuja demanda de assistência e serviços de TI é muito alta. Isso pode sobrecarregar ainda mais os técnicos e ao invés do negócio ir para frente, ele pode dar muitos passos para trás.

A terceirização de TI é um dos maiores segredos para uma equipe mais produtiva. O serviço deixa de ser sobrecarregado e os profissionais internos podem aproveitar melhor o seu tempo para produzir mais, sem tanta pressão.

 

A produtividade de TI é um assunto que deve ser abordado e analisado por todos os gestores de TI.

O mercado de tecnologia exige muitos dos profissionais e quantidade não é sempre sinônimo de produtividade e qualidade.

Muitas vezes um técnico pode produzir bastante, mas por causa da pressão e falta de organização, erros podem exigir que todo o projeto seja refeito e revisado. Isso significa que ele vai gastar muito mais tempo em algo que poderia ter ser feito com sucesso na primeira vez.

Se você quer saber mais sobre como manter a sua equipe produtiva e melhorar a sua performance em TI, fale agora mesmo com os nossos Nerds! Ficaremos felizes em te ajudar nessa jornada.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form