Para começar, o que é cobrança recorrente, afinal?

Cobranças recorrentes são aquelas que acontecem com uma regularidade determinada.

Por exemplo: a mensalidade de uma faculdade ou de uma academia são cobranças recorrentes.

Mas existem muitas outras, como a assinatura de revistas, de sua TV a cabo, de um clube de assinaturas, de ou um canal de stream de filmes, por exemplo.

Atualmente, um dos usos mais comuns das cobranças recorrentes são as empresas SaaS (Software as a Service, do inglês).

Tratam-se de empresas que oferecem o uso de softwares como serviços pagos por assinaturas mensais, ou anuais (com desconto).

Assim, você paga uma mensalidade e pode usar um software de gestão empresarial ou de CRM pelo período contratado e para um número definido de usuários, conforme os planos oferecidos pela empresa SaaS.

Uma das vantagens das cobranças recorrentes para os clientes é que elas não “comem” o limite de seu cartão de crédito. Isso ocorreria se você parcelasse o pagamento em 12 vezes, de uma assinatura anual.

Na cobrança recorrente, cada parcela paga só afeta o limite do cartão de crédito naquele mês. Bom não?

E para quem vende, a vantagem da cobrança recorrente é poder ter uma previsão bastante razoável de suas receitas para os próximos meses. Basta levar em conta a taxa média mensal de desistência de seus clientes em seu negócio (chamada de taxa de churn), descontada de sua conquista média mensal de novos clientes.

Mas como usar cobrança recorrente WooCommerce. É isso que você vai descobrir agora!

Ah, uma curiosidade: caso você não saiba, a plataforma de e-commerce do WordPress é o WooCommerce!

Como usar a cobrança recorrente WooCommerce?

A verdade é que será preciso ter algum conhecimento de construção de sites e programação para usar a cobrança recorrente WooCommerce.

Você deve começar visitando este link do site do WooCommerce: WooCommerce Subscriptions

Ali existe uma extensão paga para habilitar a cobrança recorrente WooCommerce.

Você pode procurar outros plugins interessantes para que você os instale em seu e-commerce, oferecendo mais funcionalidades.

Lembre-se de procurar uma cobrança recorrente do WooCommerce que seja compatível ou especialmente desenvolvido para sua loja virtual.

Em alguns casos, os meios de pagamento online mais usados e algumas plataformas de lojas virtuais desenvolvem esses plugins e disponibilizam para você gratuitamente.

Por isso, verifique com esses parceiros de seu negócio se eles contam com esses plugins prontos.

Mas, possivelmente, será preciso fazer algum trabalho de integração, com ajuda de um programador ou desenvolvedor.

Quais as vantagens de usar a cobrança recorrente WooCommerce?

Além dos benefícios citados acima, a cobrança recorrente WooCommerce conta com algumas outras funcionalidades que podem ser bastante interessantes para o seu negócio online e para seus clientes.

Veja algumas delas:

  • Você pode definir diferentes datas de agendamento de cobrança. Assim, cada cliente escolher a melhor época do mês para arcar com essa despesa fixa.
  • Já conta com mais de 25 integrações prontas para usar com os mais populares gateways de pagamento que disponibilizam cobrança recorrente.
  • O pagamento recorrente do WooCommerce permite fazer assinaturas gratuita por período de experiência, o chamado “free trial”. Você define o período e, com isso pode atrair mais clientes.
  • Auxilia no pagamento manual de renovações realizadas por meio de qualquer gateway de pagamento do WooCommerce, incluindo envio de boletos e notas fiscais automaticamente por e-mail.
  • Cupons de desconto. A ferramenta já conta com a possibilidade de fazer campanhas promocionais oferecendo cupons de desconto para renovação ou após o período de “free trial”, por exemplo.
  • Faz o reenvio automático de cobranças de assinatura que falharam. Assim, caso seja pago na segunda tentativa, seu negócio não perderá estes recebimento.
  • É possível definir diversos planos, com preços e funcionalidades diferentes. Desse modo, seus assinantes podem definir que plano que escolher, incluindo fazer atualizações, upgrades ou downgrades, sem precisar entrar em contato com algum atendente.
  • Envia automaticamente notificações de renovação de assinaturas por e e-mails. Isso faz com que todos fiquem sabendo se suas planos estão ativos e quanto foi pago naquele mês.
  • Relatórios detalhados permitem que você acompanhe receitas recorrentes, número de inscritos ativos e muito mais

Como você viu, a cobrança recorrente WooCommerce pode ser uma boa alternativa para lojas virtuais. Ela tem tudo que um empreendedor virtual pode desejar.

A dica é contar com ajuda de um bom programador ou desenvolvedor na hora de fazer os ajustes desse plugin para as especificações de sua loja.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Onde encontrar o plugin de cobrança recorrente WooCommerce?