Veja o Que Não Pode Faltar na Sua Planilha de Controle de TI

A segurança deve ser um dos primeiros aspectos a serem ponderados no tocante a uma planilha de controle de TI.

A TI (Tecnologia da Informação) é indispensável para qualquer empresa atualmente. Ela é essencial para otimizar os mais diversos processos corporativos, deixando-os mais ágeis e precisos. Com isso, na prática, especialmente por lidar (coletar, armazenar e organizar) com os mais diversos tipos de dados, a TI é uma das grandes responsáveis por fazer com que uma empresa se posicione adequadamente no mercado.Exatamente por isso, ter uma planilha de controle de TI eficiente é fundamental.

Graças a ela, a empresa obtém informações e insights que ajudarão a corrigir erros e adotar estratégias mais eficazes. Obviamente, informações básicas, como o nome da planilha e quem é o seu proprietário, são indispensáveis. Porém, existem outros pontos que são extremamente relevantes, inclusive no que se refere à segurança das informações ali contidas. Por isso, para auxiliar você no tocante a essa questão, mostraremos abaixo o que não pode faltar na sua planilha de controle de TI. Confira!

Requisitos de segurança

A segurança deve ser um dos primeiros aspectos a serem ponderados no tocante a uma planilha de controle de TI. Até porque, caso ela seja acessada e/ou modificada por pessoas indevidas, todo o trabalho do departamento pode ser comprometido.

Nesse sentido, para garantir sua segurança, a planilha deve ter três requisitos muito bem definidos. São eles:

  1. Confidencialidade: determina quais pessoas estão autorizadas a acessar o ativo (planilha);
  2. Integridade: determina quais pessoas estão autorizadas a modificar a planilha;
  3. Disponibilidade: determina para quem o ativo está disponível e em quais condições.

Tendo esses requisitos definidos de maneira adequada, a segurança da sua planilha de TI será bem maior. E isso é muito importante para evitar qualquer tipo de problema relativo a invasões ou uso inadequado de dados.

Potenciais ameaças

Todo ativo de informação está sujeito a potenciais ameaças. Sendo que a melhor maneira de evitar que elas se concretizem é listando-as e definindo o impacto que cada uma delas causaria, a probabilidade de uma eventual efetivação e o resultado disso.

Se uma das ameaças for à indisponibilidade da informação, por exemplo, os três aspectos apontados acima devem ser definido assim:

  • Impacto (alto, médio ou baixo);
  • Probabilidade (alta, média ou baixa);
  • Resultado (interrupção, divulgação, destruição…).

Componentes catalogados

É crucial que a planilha aponte quais são os componentes relacionados. Ou seja, os elementos que dão sustentação a esse ativo de dados. No caso de uma planilha de TI, isso se refere, por exemplo, aos hardwares e softwares dos quais as informações estão dispostas ali (mas também a quaisquer outros componentes).

O importante é que todos os elementos que compõem a planilha estejam devidamente catalogados. Sendo que eles devem estar acompanhados de todas as suas respectivas informações, como o tipo e o proprietário.

Custos operacionais

O aumento dos custos operacionais é um fator que, caso não seja percebido e corrigido rapidamente, pode prejudicar um negócio de maneira irreversível, levando inclusive à necessidade de realizar demissões e diminuir a produtividade.

Desse modo, é fundamental que a sua planilha de TI apresente todas as informações referentes aos custos operacionais. É com base nisso que se torna possível identificar, por exemplo, o crescimento desses custos.E isso é essencial para a devida correção do problema antes de ele causar maiores danos.

Produtividade do departamento

Ter informações precisas a respeito da produtividade de um determinado setor é essencial para que a empresa consiga identificar pontos/aspectos que podem ser ajustados e/ou potencializados.

Por isso, uma boa planilha de controle de TI deve apresentar, de maneira minuciosa, os dados a respeito da produtividade desse departamento. Exatamente em decorrência do que foi dito acima, essas informações são muito relevantes para o futuro da empresa.

Conclusão

Tendo uma planilha de controle de TI que contenha todos esses pontos, além de garantir a correta execução de todas as suas atividades, a sua empresa sempre terá à disposição (e de maneira organizada) uma série de dados que possibilitarão a identificação de eventuais falhas e também oportunidades de novos negócios. Isso deixa claro o quanto essa questão é relevante. Desse modo, se a sua empresa ainda não dá a devida atenção para a gestão de TI, altere isso rapidamente. A melhoria nos resultados será percebida em pouco tempo. Entre em contato conosco:

https://encontreumnerd.com.br/contato

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Faça um orçamento:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: