A TI (Tecnologia da Informação) é indispensável para qualquer empresa atualmente. Ela é essencial para otimizar os mais diversos processos corporativos, deixando-os mais ágeis e precisos. Com isso, na prática, especialmente por lidar (coletar, armazenar e organizar) com os mais diversos tipos de dados, a TI é uma das grandes responsáveis por fazer com que uma empresa se posicione adequadamente no mercado.Exatamente por isso, ter uma planilha de controle de TI eficiente é fundamental.

Graças a ela, a empresa obtém informações e insights que ajudarão a corrigir erros e adotar estratégias mais eficazes. Obviamente, informações básicas, como o nome da planilha e quem é o seu proprietário, são indispensáveis. Porém, existem outros pontos que são extremamente relevantes, inclusive no que se refere à segurança das informações ali contidas. Por isso, para auxiliar você no tocante a essa questão, mostraremos abaixo o que não pode faltar na sua planilha de controle de TI. Confira!

Requisitos de segurança

A segurança deve ser um dos primeiros aspectos a serem ponderados no tocante a uma planilha de controle de TI. Até porque, caso ela seja acessada e/ou modificada por pessoas indevidas, todo o trabalho do departamento pode ser comprometido.

Nesse sentido, para garantir sua segurança, a planilha deve ter três requisitos muito bem definidos. São eles:

  1. Confidencialidade: determina quais pessoas estão autorizadas a acessar o ativo (planilha);
  2. Integridade: determina quais pessoas estão autorizadas a modificar a planilha;
  3. Disponibilidade: determina para quem o ativo está disponível e em quais condições.

Tendo esses requisitos definidos de maneira adequada, a segurança da sua planilha de TI será bem maior. E isso é muito importante para evitar qualquer tipo de problema relativo a invasões ou uso inadequado de dados.

Potenciais ameaças

Todo ativo de informação está sujeito a potenciais ameaças. Sendo que a melhor maneira de evitar que elas se concretizem é listando-as e definindo o impacto que cada uma delas causaria, a probabilidade de uma eventual efetivação e o resultado disso.

Se uma das ameaças for à indisponibilidade da informação, por exemplo, os três aspectos apontados acima devem ser definido assim:

  • Impacto (alto, médio ou baixo);
  • Probabilidade (alta, média ou baixa);
  • Resultado (interrupção, divulgação, destruição…).

Componentes catalogados

É crucial que a planilha aponte quais são os componentes relacionados. Ou seja, os elementos que dão sustentação a esse ativo de dados. No caso de uma planilha de TI, isso se refere, por exemplo, aos hardwares e softwares dos quais as informações estão dispostas ali (mas também a quaisquer outros componentes).

O importante é que todos os elementos que compõem a planilha estejam devidamente catalogados. Sendo que eles devem estar acompanhados de todas as suas respectivas informações, como o tipo e o proprietário.

Custos operacionais

O aumento dos custos operacionais é um fator que, caso não seja percebido e corrigido rapidamente, pode prejudicar um negócio de maneira irreversível, levando inclusive à necessidade de realizar demissões e diminuir a produtividade.

Desse modo, é fundamental que a sua planilha de TI apresente todas as informações referentes aos custos operacionais. É com base nisso que se torna possível identificar, por exemplo, o crescimento desses custos.E isso é essencial para a devida correção do problema antes de ele causar maiores danos.

Produtividade do departamento

Ter informações precisas a respeito da produtividade de um determinado setor é essencial para que a empresa consiga identificar pontos/aspectos que podem ser ajustados e/ou potencializados.

Por isso, uma boa planilha de controle de TI deve apresentar, de maneira minuciosa, os dados a respeito da produtividade desse departamento. Exatamente em decorrência do que foi dito acima, essas informações são muito relevantes para o futuro da empresa.

Conclusão

Tendo uma planilha de controle de TI que contenha todos esses pontos, além de garantir a correta execução de todas as suas atividades, a sua empresa sempre terá à disposição (e de maneira organizada) uma série de dados que possibilitarão a identificação de eventuais falhas e também oportunidades de novos negócios. Isso deixa claro o quanto essa questão é relevante. Desse modo, se a sua empresa ainda não dá a devida atenção para a gestão de TI, altere isso rapidamente. A melhoria nos resultados será percebida em pouco tempo. Entre em contato conosco:

https://encontreumnerd.com.br/contato

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória