A preocupação com o planejamento financeiro em empresa de pequeno porte é tão importante como em qualquer outra grande empresa.
É ao aprender como fazer planejamento financeiro que uma empresa consegue se manter no mercado. Ele é a base de qualquer estrutura organizacional, seja ela uma empresa ou até mesmo em sua própria casa.
Sem um planejamento financeiro, a tendência é que você se enrole com seus gastos e contraia dívidas.
O planejamento financeiro em empresa de pequeno porte é ainda mais importante por vários fatores como a capacidade reduzida de capital para investimento e até mesmo pela errada mas comum mistura dos gastos pessoais dos proprietários com os gastos da empresa.
Portanto, vamos aprender algumas dicas financeiras para pequenas empresas e todos os cuidados que você deve ter e como realizar um planejamento financeiro em empresa de pequeno porte.
Seguindo nossas dicas você irá tomar um passo importante no desenvolvimento do futuro de sua organização.
Planejamento financeiro em empresa de pequeno porte: 5 dicas + 3 cuidados importantes
Para que o planejamento financeiro em empresa de pequeno porte seja feito corretamente, é importante que você siga alguns passos imprescindíveis.
Para isso selecionamos os principais cuidados que você precisa ter para administrar uma pequena empresa e realizar um planejamento financeiro corretamente.
Empresas de pequeno porte são um caso à parte no planejamento pois possuem diversas particularidades. Atento a cada uma delas, vamos mostrar a você como cuidar do planejamento financeiro de forma prática e com o seguinte passo a passo:
- conhecer a situação financeira de sua empresa;
- organizar as informações coletadas;
- atenção ao capital de giro;
- avaliar a viabilidade financeira dela;
- definir objetivos futuros;
Além disso, veremos também alguns cuidados importantes como:
- Estar sempre atento ao planejamento financeiro;
- não misturar finanças pessoais com empresariais;
- manter a empresa organizada;
1. Conhecer a situação financeira de sua empresa
O primeiro passo que você deve dar é conhecer a situação financeira ATUAL da sua empresa.
Informação é sempre algo precioso e é aqui que começam os primeiros problemas na maioria das empresas de pequeno porte.
As informações vão ficando confusas e desorganizadas e quando você menos percebe, você já não sabe nem quanto está recebendo de lucro.
Portanto, para que você consiga organizar sua situação financeira, é importante que você anote tudo o que entra e sai na sua empresa e faça uma acompanhamento meticuloso de seu fluxo de caixa.
E é aí, com todas estas informações, que vem o próximo passo: organizar as informações coletadas.
2. Organizar as informações coletadas
Para organizar as informações coletadas, nada de papel e caneta.
Qualquer empresa hoje precisa de um computador para que tenha uma gestão minimamente organizada.
Planilhas como o Excel ou aplicativos específicos são fundamentais.
Comece anotando o dinheiro que você tem em caixa, as contas que vão vencer e os valores que você ainda tem para receber.
Separe os seus custos fixos, como água e energia dos seus custos variáveis como compras de reposição de estoque. Separe tudo por mês.
Tudo isso deve ser bem organizado para que você possa controlar os gastos da sua pequena empresa.
3. Atenção ao capital de giro
A partir do momento que você tem anotado toda a finança de sua empresa, é hora de se concentrar no capital de giro dela.
Capital de giro é o recurso em dinheiro reservado para que sua empresa funcione. Este é o dinheiro que sua empresa precisa para:
- pagar suas contas;
- repor estoque;
- comprar matérias primas.
Este é o valor que sua empresa precisa para funcionar.
Para que sua empresa tenha uma boa saúde financeira, você deve ter total atenção a este valor e nunca deixar que ele fique no vermelho. Ele é um dos principais pontos de atenção para saúde de sua empresa.
Caso sua empresa tenha algum problema e fique com capital de giro negativo, você pode buscar linhas de créditos específicas para conseguir capital de giro e te ajudar a reparar o problema sem maiores complicações.
4. Avaliar a viabilidade financeira da empresa
A partir do momento que você tiver todas as informações da sua empresa organizadas você vai conseguir observar, de forma clara, a viabilidade financeira dela.
A viabilidade financeira envolve a resposta de algumas dessas perguntas:
- Ela está dando lucro?
- Sobra dinheiro ao final do mês?
- A quantidade de estoque está alta demais? Dá para reduzir algumas compras e gerar maior fluxo no caixa?
- Sobra dinheiro para investimentos?
- Os custos estão mais altos que deveriam?
Com perguntas como estas você verá a viabilidade financeira de sua empresa e poderá tomar as decisões necessárias para que o balanço de seu planejamento financeiro empresa de pequeno porte esteja sempre positivo ao final do mês.
5. Definir objetivos futuros
Por mais difícil que esta realidade possa ser, uma empresa deve sempre ter dinheiro “sobrando” em caixa.
Estes valores devem ser separados para que você faça investimentos no futuro. E para isso é preciso que você trace os objetivos futuros que almeja para sua empresa.
Seja uma reforma, ou mesmo uma filial. Esteja sempre pensando em reinvestir parte dos lucros de sua empresa.
Cuidados importantes dentro do planejamento em empresas de pequeno porte
Alguns cuidados importantes devem ser observados.
Alguns erros são muito comuns e são os principais responsáveis pela desestabilização das contas nas empresas de pequeno porte.
1. Estar sempre atento ao planejamento financeiro
Assim como você viu, o planejamento financeiro é um ponto fundamental para administrar o dinheiro de uma pequena empresa. Esse é um ponto imprescindível na administração de uma empresa.
É com o planejamento que você consegue observar os pontos deficientes na gestão dos recursos de sua organização.
Portanto, ele deve fazer parte do seu dia a dia como administrador. Estar atento ao planejamento financeiro é cuidar do futuro de sua empresa.
2. Não misturar finanças pessoais com empresariais
Outro ponto muito comum na administração de pequenas empresas. Misturar as finanças pessoais com as empresariais é a receita para desorganização.
Contas pessoais não podem se misturar com o planejamento financeiro de uma empresa de pequeno porte ou grande porte.
Para que você não cometa este erro é preciso definir um salário para você.
Nunca tire mais de sua empresa, do que você recebe. Suas retiradas precisam ser:
- registradas;
- contabilizadas;
- descontadas em seu salário.
Dessa forma o planejamento financeiro da empresa de pequeno porte pode seguir firme e organizado.
3. Manter a empresa organizada
Mantenha sua empresa organizada em todos os aspectos. Não só realizando o planejamento financeiro mas também sua parte física. Isso vai ajudar você e sua equipe a ter um ambiente de trabalho mais fluido, além de evitar desperdícios que a falta de organização possa trazer.
Para fechar com chave de ouro este guia, separamos o vídeo abaixo que vai fazer um apanhado geral sobre como fazer uma gestão de pequenas empresas eficiente que vai alavancar sua empresa. Confira!
Pronto para organizar a sua empresa?
Agora que você aprendeu como realizar o planejamento financeiro em empresa de pequeno porte, é hora de aplicar! Não deixe para depois. Comece o quanto antes a organizar o futuro de sua empresa.
Empresas que se preocupam com o planejamento financeiro, têm muito mais chances de continuarem no mercado. Principalmente hoje com a concorrência cada vez maior e mais profissional.
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