Muitos empreendedores não têm um planejamento estratégico para pequenas empresas, normalmente por uma das 2 razões: ou porque eles acham que o planejamento estratégico é apenas para empresas maiores ou porque simplesmente não fizeram disso uma prioridade em face de um dia a dia cheio de urgências e preocupações.

No entanto, sem um planejamento estratégico para pequenas empresas, um negócio não tem a direção que precisa para ter sucesso.

Se você quiser trabalhar de maneira mais inteligente, em vez da maneira mais difícil, e aprender como fazer sua pequena empresa crescer, o planejamento estratégico é uma necessidade.

Quando você se encontra no modo de crescimento, precisa garantir que não irá desperdiçar recursos em busca de oportunidades que não estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo.

Um plano estratégico pode fornecer a orientação que você precisa para permanecer no caminho certo e atingir seus objetivos em um mercado em constante mudança.

O planejamento estratégico para pequenas empresas não precisa ser tão demorado ou detalhado quanto o planejamento de uma grande empresa, mas seu plano precisa identificar:

  1. o que você deseja realizar;
  2. como pretende atingir essas metas.

Se você estiver pronto para enfrentar o processo de planejamento estratégico nas pequenas empresas, considere estas 9 dicas para montar um documento realmente efetivo e que será usado para guiar todas as decisões do negócio.

9 etapas para montar um planejamento estratégico para pequenas empresas

1. Elimine distrações

O planejamento estratégico para pequenas empresas é frequentemente deixado de lado, devido às pressões do dia a dia do negócio. Para garantir que o processo de planejamento receba a atenção que merece, saia do escritório.

Isso eliminará as interrupções e melhorará seu foco.

Caso não possa passar dias fora, tente reservar períodos do dia, como manhã ou tarde para criar seu plano.

2. Envolva os membros de sua equipe

Seu plano estratégico será mais forte se incluir múltiplos pontos de vista e envolver os membros da equipe logo no início. Isso resultará em maior suporte para a fase mais importante: a execução.

Incentive a discussão aberta e livre durante o processo de planejamento e certifique-se de que todas as pessoas-chave estejam envolvidas com o resultado final.

Faça algumas reuniões, durante o período de criação do plano, dedicadas a esse tópico, com as pessoas que você julga estratégicas. Não esqueça de que quem lida diretamente com o cliente é um membro importante dessa equipe.

3. Saiba quem você é

A missão, a visão e os valores da sua empresa definirão a direção do seu plano estratégico. Se você ainda não o fez, precisará articular com clareza:

  • por que sua empresa existe como uma organização;
  • pelo que você quer ser conhecido;
  • suas principais crenças e princípios orientadores

4. Entenda sua situação atual

Para saber como chegar onde você quer, você precisa entender o seu ponto de partida.

Uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças) é um bom exercício para ajudá-lo a esclarecer sua situação atual e os fatores internos e externos que provavelmente vão te ajudar ou atrapalhar à medida que você busca seus objetivos.

Fonte: Movimento Impacto Global

5. Defina metas de longo e curto prazo

Você vai querer identificar objetivos estratégicos de longo prazo (três ou cinco anos é um período de tempo típico), bem como metas de curto prazo(o que você pretende alcançar no próximo ano ou mais).

Essas metas podem estar relacionadas a:

  • lançar novos produtos ou serviços;
  • adquirir novos clientes;
  • expandir para novos mercados;
  • aumentar a lucratividade;
  • aumentar a visibilidade de sua empresa ou qualquer outra coisa importante para sua empresa.

Seus objetivos devem ser ambiciosos o suficiente para serem desafiadores e inspiradores, mas não inatingíveis. Uma das maneiras mais simples de criar e listar seus objetivos, dentro de um planejamento estratégico para pequenas empresas, é usando a técnica de Objetivos SMART.

Dentro dessa metodologia, você deve definir objetivos que sejam, ao mesmo tempo:

  • específicos;
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • relevantes;
  • temporais.

O infográfico a seguir, mostra o conceito de cada uma das características que seu objetivo deve apresentar:

6. Crie um plano para atingir seus objetivos

Depois de definir seus objetivos, descreva as estratégias e as táticas que você usará para alcançá-los.

Você também precisará identificar os recursos necessários para implementar as estratégias, como:

  • equipe;
  • fornecedores;
  • instalações;
  • equipamentos;
  • estoque e assim por diante.

Também é preciso realizar um levantamento dos custos envolvidos e o impacto nas receitas. Se você precisar de financiamento adicional, também identifique as fontes de crédito.

7. Concentre-se na execução

Um plano bem elaborado que acaba sendo arquivado em algum lugar faz muito mal à sua empresa. Para evitar problemas com a execução do planejamento estratégico nas pequenas empresas, seu plano estratégico deve incluir um plano de ação com:

  • tarefas;
  • responsabilidades;
  • cronogramas específicos.

Os membros de sua equipe precisarão se responsabilizar mutuamente pela obtenção de resultados.

8. Mantenha seu plano flexível

Não se torne tão envolvido com os detalhes do seu plano que você seja incapaz de responder às mudanças nas condições do mercado.

A agilidade é uma das principais vantagens que uma pequena empresa tem em competir com empresas maiores, então esteja pronto para ajustar sua estratégia e buscar novas oportunidades, desde que elas se ajustem bem aos seus objetivos de longo prazo.

9. Inclua e acompanhe os indicadores de desempenho

Os Key Performance Indicators (KPIs) são valores quantificáveis. Uma empresa utiliza KPIs para definir seu desempenho em relação aos objetivos estabelecidos.

Um indicador de desempenho deve ter informações verificadas. Eles devem ser capazes de colocar os objetivos da empresa no contexto.

Acompanhe periodicamente os resultados que seu negócio alcançou e, por meio desses resultados, analise se seu planejamento e as ações executadas estão sendo realmente eficazes.

Medir e analisar os resultados é fundamental para sua estratégia.

Seja qual for o tamanho e o setor de sua empresa, um plano estratégico pode fornecer orientação para auxiliar suas decisões, mantendo você no caminho certo para alcançar seus objetivos de longo prazo e garantindo que sua empresa sempre funcione de maneira consistente com a missão, visão e valores da empresa.

Se você quer ampliar a competitividade da sua empresa, também é interessante que leia o artigo; Como administrar uma pequena empresacom 11 passos práticos”.

Organizar e gerenciar sua empresa, objetivos, métricas e resultados, se torna um processo muito mais simples, com o uso de tecnologias simples e específicas. Para isso aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

Planejamento estratégico para pequenas empresas em 9 passos