Perfil do gerente de TI: como ser um bom gestor e técnico

Gerenciamento de pessoas, comunicação, metas e outras características do perfil de gerente de TI que todo profissional deve ter.

A tecnologia da informação é uma área extremamente técnica, mas o perfil do gerente de TI precisa de mais uma característica: a aptidão para as tarefas de gestão.


Para encarar o desafio de ser o gestor, um profissional de TI precisa se desenvolver em outras áreas, principalmente, as que dizem respeito ao gerenciamento de pessoas, cumprimento de metas de trabalhos, organização de projetos, motivação e comunicação eficiente.


O lado humano do trabalho como gestor é um desafio, pois é algo que nem sempre os profissionais da área priorizam em sua formação.


Porém, se você almeja um cargo de gestão na empresa onde trabalha, precisa se desafiar e desenvolver qualidades que vão destacar seu perfil profissional.


Para te ajudar a construir melhor seu currículo, veja como cada um dos pontos que mencionamos acima podem ajudá-lo construir um perfil de gerente de TI melhor. Confira!

Como é o perfil de um gestor de TI: principais características

O gerente de TI pode trabalhar em uma empresa especializada que presta serviços de outsourcing de TI ou dentro do departamento interno de uma empresa.


Nas duas posições, o perfil do gerente de TI precisa seguir uma postura colaborativa, mas também rica em domínio técnico, além de estar atualizado em relação às novas tecnologias.


A seguir vamos destacar algumas características que fazem parte do perfil profissional de quem está na gerência desta área.

1. Gerenciamento de pessoas

A gestão de pessoas em um departamento é função do gestor e envolve diversas atribuições para manter a equipe ativa e produtiva.


O profissional que tem o perfil do gerente de TI sabe organizar a equipe do departamento para dividir as tarefas de trabalho e acompanhar o cumprimento dos prazos.


Além disso, é importante conhecer cada membro para que consiga distribuir os trabalhos de acordo com a aptidão de cada um, sempre que possível.


Seja para atender demandas internas ou externas dos clientes, a equipe de TI precisa caminhar coesa e orientada pelas metas departamentais e da empresa.


Assim, o gerente garante não só a prestação efetiva do trabalho para o cliente quanto mantém a estrutura de TI interna funcionando também.

2. Cumprimento de metas de trabalho

No início do texto destacamos que no perfil do gestor de TI também está o conhecimento em gestão que se liga muito ao cumprimento de metas.


Todos os processos do departamento devem estar organizados e voltados para o alcance dos objetivos principais da instituição.


Ter metas estabelecidas é um fator importante para a motivação dos funcionários. O gerente de TI será a ponte para tornar esses objetivos palpáveis para sua equipe.


Coletar dados e mensurar os indicadores de TI é parte da rotina de trabalho do gestor para garantir seu cumprimento e também implementar melhorias.

3. Gestão de projetos

Nesta parte do trabalho, o perfil do gerente de TI técnico se alia ao lado como gestor para organizar como será o dia a dia da equipe.


Os projetos desenvolvidos precisam ter um onde, como e por que bem definidos para que as equipes entendam e executem com eficiência cada trabalho. 


O gerente de TI tem a missão de acompanhar individualmente cada projeto em desenvolvimento no setor.


A tecnologia é uma grande aliada nesse setor, pois os softwares para gerenciamento de projetos de TI ajudam a acompanhar o andamento do trabalho, os prazos e alterações durante sua execução.


Softwares como o Trello e o RunRun.it são algumas soluções simples e eficientes de acompanhar prazos, desenvolvimento e outros repasses importantes da rotina de trabalho.

4. Motivação das pessoas

Estar a frente de um departamento não se resume a cumprir metas e seguir processos. Outra característica do perfil do gerente de TI é saber motivar a equipe.


Comunicar as metas, usar plataformas para acompanhar o trabalho e dividir o trabalho são formas de observar como cada pessoa da equipe performa.


O desempenho individual se reflete no coletivo, por isso é importante perceber uma onda de insatisfação de alguns membros para contorná-la cedo. 


Além disso, essa função envolve também criar ações para que a equipe interaja e dê seus próprios feedbacks sobre o desenvolvimento dos projetos.


Fazer com que cada membro tenha voz dentro da equipe é uma percepção importante que o gestor de TI deve ter e oferecer para sua equipe.


Leia também o post ‘Como liderar uma equipe desmotivada e gerar alta performance’ e saiba mais sobre este assunto. 

5. Comunicação da equipe

Todos os itens acima devem estar baseados em uma comunicação eficiente. Afinal, a comunicação é um traço essencial das relações interpessoais.


Da distribuição de tarefas até as estratégias de motivação, a capacidade de se comunicar é essencial para o perfil de um gerente de TI de sucesso.


Com domínio técnico das ferramentas mais eficientes, o gestor pode definir a implementação de softwares para as equipes interagirem como o Skype ou Slack, por exemplo.


A comunicação direta também é importante para lidar com os clientes e entender suas expectativas para oferecer um bom trabalho e garantir a satisfação.

6. Conhecimento técnico apurado

O domínio técnico dentro da área de tecnologia da informação é outro traço fundamental do perfil do gestor de TI.


Os serviços técnicos oferecidos pelo setor tanto internamente quanto externamente é que colocam a empresa em destaque como provedora de boas soluções.


Assim, é importante desenvolver um olhar estratégico junto com o conhecimento técnico para pensar em soluções realmente eficiente.


Banco de dados, sistemas de segurança, comunicação interna, soluções de backup, manutenção preventiva de máquinas devem fazer parte de um plano alinhado ao perfil da organização. 


Além disso, o plano B para proteção contra invasões e protocolos de segurança da informação na rede também estão na responsabilidade do gestor de TI.


Essas são algumas características do perfil do gerente de TI que são essenciais para o seu trabalho. Todo aspirante a essa posição deve focar em desenvolvê-las.

Precisa de um profissional com perfil de gerente de TI na sua empresa?

Todo negócio precisa de atendimento especializado na área de tecnologia da informação e nem sempre é fácil ter atendimento rápido e de qualidade. 


Mas é possível driblar esse problema fazendo a terceirização desse serviço. Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form